11 receitas deliciosas para fazer um autêntico jantar árabe em casa
Vem aprender a fazer kibe frito, kibe cru, homus, tabule, coalhada e outras delícias dessa culinária.
Receitas
Fotos: Shutterstock
Pensou em culinária árabe, pensou em comidinhas deliciosas como kibe frito, kibe cru, homus, tabule, coalhada... Só de pensar já dá aquela fome! Se você não está afim de gastar horrores em um restaurante típico, que tal preparar um autêntico rodízio árabe na sua casa? É mais simples do que você imagina!
Confira 11 receitas para fazer um jantar árabeem casa e prepare-se para se deliciar com esses quitutes típicos.
Kibe frito recheado com catupiry
Ingredientes:
300g de trigo para quibe
500g de carne moída tipo patinho, peixinho ou músculo
1 cebola média ralada
⅓ xícara (chá) de folhas de hortelã picadas
Sal e pimenta do reino a gosto
250g de requeijão cremoso tipo Catupiry
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Em uma tigela, lave o trigo e deixe de molho em água por 1 hora. Escorra e esprema bem com as mãos para sair toda a água. Adicione a carne, a cebola, a hortelã, sal, pimenta e amasse bem com as mãos. Forme pequenas bolas com as mãos úmidas. Recheie com porções de catupiry e modele. Em uma frigideira, em fogo alto, frite os quibes, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva a seguir.
Ingredientes:
½ xícara de chá de trigo para kibe
½ xícara de chá de água
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 tomate picado em cubos
½ xícara de chá de hortelã picada
½ xícara de chá de salsinha picada
cebolinha verde picada a gosto
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela adicione a água e o trigo pra kibe e deixe descansar por 15 minutos. Então esprema até que fique uma farofa úmida, solta. Se precisar, seque com um pano seco. Em uma vasilha à parte, misture suco de limão, azeite, sal, pimenta e incorpore hortelã, tomate e temperos verdes. Misture tudo e incorpore na farinha de kibe. Sirva enfeitado com hortelã.
Ingredientes:
12g de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de água morna
50ml de azeite de oliva
400g de farinha de trigo
Sal a gosto
500g de carne moída
1 cebola picada
3 tomates sem pele e sem semente picados
2 colheres de sopa de hortelã picada
1 limão
Pimenta a gosto
¾ xícara de fubá
Modo de preparo:
Misturar o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos. Juntar o azeite e a farinha aos poucos misturando com uma colher. Temperar com sal a gosto. Sovar até que a massa fique elástica. Deixar crescer por 45 minutos. Em uma tigela, misturar a carne, a cebola, o tomate e a hortelã. Juntar o suco de limão, temperar com sal e pimenta do reino e reservar na geladeira. Abrir porções da massa em uma superfície polvilhada com fubá e apertar as bordas com os dedos de maneira que fique mais alta que o centro. Dispor a massa em uma assadeira untada e dispor o recheio no centro apertando bem com a colher. Assar em forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos. Servir com limão.
Ingredientes:
12g de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de água morna
50ml de azeite de oliva
400g de farinha de trigo
Sal a gosto
200g de creme de ricota
150g de queijo muçarela ralado
2 talos de cebolinha picados
Modo de preparo:
Misturar o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos. Juntar o azeite e a farinha aos poucos misturando com uma colher. Temperar com sal a gosto. Sovar até que a massa fique elástica. Deixar crescer por 45 minutos. Em uma tigela, misturar o creme de ricota, o queijo muçarela e a cebolinha. Abrir porções da massa em uma superfície enfarinhada e apertar as bordas com os dedos da maneira que fique mais alta que o centro. Dispor a massa em uma assadeira untada e dispor o recheio no centro. Assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos.
Ingredientes:
500g de patinho moído fresco sem gordura
1 xícara e meia de trigo para quibe
Sal a gosto
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de salsinha fresca
2 colheres de sopa de hortelã fresca
2 colheres de sopa de cebolinha fresca
2 colheres de sopa de azeite
1 forma de gelo
Modo de preparo:
Antes de tudo coloque um litro de água pra ferver. Enquanto isso lave o trigo, tipo arroz. Passe várias águas até a água sair transparente. A última água deve ser a que estiver fervendo. Escorra. Use um pano de prato limpo pra colocar esse trigo, enrole e esprema até tirar toda a água possível. Reserve esse trigo na geladeira. Enquanto isso, bata no liquidificador ou no processador a cebola com a cebolinha, hortelã e salsinha. Em uma vasilha coloque metade da forma de gelo, a carne, a mistura de temperos batidos, sal, azeite e o restante da forma de gelo. Misture. Coloque o trigo e volte a misturar, junto com o gelo mesmo. O gelo não deixa o calor da nossa mão cozinhar a carne e dar aquele aspecto cinza para o quibe cru. É importante você deixar todos os ingredientes à mão, que nesse processo de misturar tudo com o gelo, não leva mais que cinco minutos, tempo que não deixa o gelo derreter. Misture até ficar bem homogêneo. Descarte o gelo, monte o quibe em um prato ou travessa e sirva.
Deixe hortelã e cebola a vontade para os convidados, assim como o azeite.
Ingredientes:
1 kg de carne moída duas vezes (coxão mole ou duro)
3 colheres de sopa bem cheias de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá rasa de sal ou a gosto
1 pitada de pimenta do reino em pó (opcional)
3 colheres de sopa de cheiro verde picado
Farinha de trigo, se for necessário, para dar liga
Palitos para churrasco
Modo de preparo:
Tempere a carne moída com todos os ingredientes. Se houver necessidade, isto é, se a massa ficar muito molhada, adicione um pouco de farinha de trigo. Divida a carne em 12 ou 15 porções. Pegue cada porção e espalhe pelo espeto, comprimindo para aderir bem (deve parecer uma salsicha). Asse as kaftas em chapa ou churrasqueira e sirva com rodelas de limão.
Ingredientes:
2 litros de leite fervido
1 copo de iogurte natural
Sal a gosto
Modo de preparo:
Após ferver o leite, deixe-o amornar e quando estiver a uma temperatura em que você puder colocar o dedo nele por 10 segundos, é sinal que está na temperatura correta. Coloque então todo o copo do iogurte natural e mexa. Reserve em uma vasilha com tampa, enrolando em uma toalha ou pano para abafar. Deixe de um dia para o outro. Neste estágio temos a coalhada molhada, que já pode ser consumida como iogurte.
Para chegar no ponto da coalhada seca, é preciso forrar um escorredor de macarrão com um pano de algodão e passar a mistura por isso. Coloque o escorredor dentro de outro pote, pois escorrerá muito líquido. Despeje a coalhada por cima do pano, tampe de alguma forma e coloque na geladeira mais uma vez, de um dia para o outro, ou até que esteja com a consistência desejada. Quando for servir, acrescente o sal e mexa bem, até atingir o sabor que você desejar. Adicione outros temperos de sua preferência e sirva!
Ingredientes:
600 gramas de grão-de-bico
4 colheres (sopa) de tahine (molho de gergelim)
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Alho a gosto
Sal a gosto
Hortelã para decorar
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva com pão sírio.
Ingredientes:
2 berinjelas médias (700 g)
5 colheres (sopa) de molho de tahine
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de sal
2 dentes de alho amassados
⅓ de xícara de água
Azeite e salsinha a gosto
Modo de preparo:
Coloque as berinjelas com casca sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada). Deixe esfriar. Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido. Amasse a polpa com um garfo até formar um purê. Acrescente o molho de tahine, o limão, o sal e o alho e misture. Coloque em um prato ou travessa, regue com o azeite e polvilhe com a salsinha.
Charuto
350 g de folha de uva
½ kg de carne moída
1 ½ copos (americano) de arroz
1 cebola média (bem picada)
Alho a gosto
Limão a gosto (suco)
Sal a gosto
Pimenta Síria a gosto
Molho
Água (até cobrir eles por completo, quando estiverem prontos e montados na panela)
1 colher de manteiga
Um punhado pequeno de sal
2 limões
Pimenta Síria gosto
6 alhos cortados ao meio
Modo de preparo:
Comece tirando o cabinho da parte de cima da folha. Passe água quente só para escaldar, dando uma amolecida nelas. Reserve. À parte, misture o arroz (cru) com a carne moída (crua). Junte a cebola, o alho amassado, sal, limão e pimenta Síria. Mexa tudo com as mãos. Em seguida, pegue uma folha de uva e coloque no centro dela uma tira comprida do recheio. Enrole em forma de charuto e faça o mesmo com todas as folhas. Assim que terminar, arrumar em camadas numa panela grande, tomando cuidado para não desmanchar.
Para o caldo, derreta a manteiga em uma panela e desligue o fogo em seguida. Junte o sal, o limão e a pimenta Síria. Jogue a mistura por cima do charuto já montado em camadas e complete com água, até cobrir por completo. Coloque os dentes de alho cortados ao meio na panela e leve ao fogo. Deixe ferver, até que o arroz de dentro do charuto esteja cozido. Servir ainda quente e sem o caldo.
Ingredientes:
1 copo de grão-de-bico seco
2 dentes de alho picados
½ cebola média picada
1 colher (sopa) de cominho
1 copo de salsinha fresca picada
1 a 2 colheres (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho durante a noite, cerca de oito horas em temperatura ambiente. Escorra a água. Bata o grão de bico com sal no processador para pegar sabor e depois, acrescente os demais ingredientes. Para o bolinho não desmanchar, acrescente a farinha de trigo (para fazer bolinhos assados a farinha não é necessária). Monte os bolinhos e frite em óleo quente. Esta receita rende 12 bolinhos.