13 receitas para preparar um jantar japonês em casa e economizar horrores com o rodízio
Para comer MUITO, gastando bem menos do que o preço de qualquer rodízio japonês!.
Comida japonesa
Fotos: Shutterstock
Só quem ama comida japonesa sabe como esse vício pode ser caro! Por ser uma culinária que envolve muitos ingredientes nobres, nem sempre é possível matar as vontades de japa sem torrar o salário do mês em uma só noite. Se você está procurando uma maneira mais econômica de alimentar essa vontade, preparar um jantar japonês em casa pode ser a solução!
Confira 13 receitas para preparar um jantar japonês em casa e desfrute de um custo-benefício que vale muito mais a pena:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
Arroz japonês
Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz japonês (grão curto)
3 xícaras de chá de água
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de chá de vinagre de arroz
Modo de preparo:
Lave o arroz em uma peneira até que a água passe pelo arroz e escorra límpida. Deixe o arroz descansar por aproximadamente 25 minutos. Enquanto isso, em uma outra panela pequena, leve o vinagre e o açúcar ao fogo e, assim que o açúcar dissolver, desligue e deixe o tempero esfriar na geladeira. Junte a água e o arroz em uma panela em fogo alto, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e deixe a panela tampada, com o arroz descansando por cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz em uma travessa, regue com a calda de vinagre e açúcar fria, misturando bem e com cuidado para não amassar os grãos. Assim que o arroz estiver na temperatura ambiente ele estará pronto para ser usado.
O rendimento do arroz será de 1 xícara = 1 pessoa.
Ingredientes:
70g de salmão
90g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
20g de cream cheese
10g de cebolinha verde
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
Molho shoyu para servir
Modo de preparo:
Pique a cebolinha e o salmão (em cubos ou batido, de acordo com a sua preferência), para depois misturar com o cream cheese. Reserve. Pegue uma folha de alga japonesa, vendida em supermercados, e corte na metade. Coloque a alga na mão no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima. Espalhe o arroz por cima da alga até mais ou menos sua metade. Coloque o recheio de salmão com cream cheese e cebolinha em cima do arroz e, segurando a ponta inferior no lado esquerdo da alga, comece enrolar o seu temaki, levando a ponta até o canto superior oposto para formar um cone. Continue enrolando nesse sentido e fechando o temaki. Tudo bem se você não acertar o formato na primeira vez!
O rendimento dessa receita é de 1 temaki, multiplique de acordo com a quantidade desejada.
Ingredientes:
50g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
30g de salmão em tiras
1 pitada de wasabe (opcional)
Molho de shoyu para servir
Modo de preparo:
Em uma esteira de bambu, espalhe o arroz em cima da alga, formando um tapete. Acrescente a pitada de wasabe a gosto e as tiras de salmão, em uma linha única. Enrole a esteira com o formato de um rocambole. Corte o sushi em 8 pedaços e sirva com molho de shoyu.
Ingredientes:
300g de salmão cortado em tiras
50 g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
Cream cheese a gosto
Gergelim preto e branco
Molho shoyu para servir
Modo de preparo:
Em uma esteira de bambu, espalhe o arroz em cima da alga, formando um tapete. Polvilhe com o gergelim. Vire a alga ao contrário e adicione as tiras de salmão, formando uma única linha, e o cream cheese. Enrole com firmeza, apertando até tomar uma forma retangular. Corte em 8 pedaços e sirva com molho shoyu.
Essa receita rende 8 porções do sushi uramaki.
Shimeji
Ingredientes:
200g de cogumelo tipo shimeji
3 colheres (sopa) de molho shoyu
1 colher (sopa) de manteiga
Cebolinha (a gosto)
Modo de preparo:
Depois de lavado, separe o shimeji com as mãos em pedaços menores, cortando os talos se necessário. Em uma panela quente derreta a manteiga, adicione o shimeji e frite misturando sempre por 2 minutos ou até dar uma leve murchada. Junte o shoyu e cozinhe misturando sempre por mais 2 minutos ou até reduzir bem o molho. Finalize com cebolinha picada e sirva ainda quente.
Ingredientes:
100g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
400g de de salmão cortado em tira
200g de cream cheese
500g de farinha de trigo
1 pacote de farinha panko
Molho tarê para servir
Molho shoyu para servir
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Em uma esteira de bambu, coloque uma folha de nori. Preencha com uma fina camada de arroz, por cima as tiras de o salmão e o cream cheese (se você tiver uma bisnaga para aplicar, facilita). Enrole e aperte na esteira para dar firmeza ao sushi. Reserve. Misture a farinha de trigo com água até formar uma massa homogênea. Passe o sushi na farinha de trigo seca e depois nessa mistura. Finalize na farinha panko. Frite em temperatura média, até ficar dourado. Corte o hot roll em 8 porções e sirva em seguida.
Ingredientes:
40g de salmão
50g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
10g cream cheese
10g de cebolinha verde
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
20g de farinha panko
20g de farinha de trigo
20g de massa de tempura
Molho tarê para servir
Molho shoyu para servir
Modo de preparo:
Pique a cebolinha e o salmão (em cubos ou batido, de acordo com a sua preferência), para depois misturar com o cream cheese. Reserve. Pegue uma folha de alga japonesa, vendida em supermercados, e corte na metade. Coloque a alga na mão no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima. Espalhe o arroz por cima da alga até mais ou menos sua metade. Coloque o recheio de salmão com cream cheese e cebolinha em cima do arroz e, segurando a ponta inferior no lado esquerdo da alga, comece enrolar o seu temaki, levando a ponta até o canto superior oposto para formar um cone. Continue enrolando nesse sentido e fechando o temaki. Depois disso, é só passar o temaki inteiro na farinha de trigo, em seguida na massa de tempurá e finalize na farinha panko. Coloque para fritar por três minutos e sirva logo a seguir.
O rendimento dessa receita é de 1 temaki, multiplique de acordo com a quantidade desejada.
Ingredientes:
2 postas de salmão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de 2 limões
2 dentes de alho picados
50 ml de azeite
Molho shoyu para servir
Gergelim (opcional)
Modo de preparo:
Tempere as postas de salmão com alho, sal, limão e pimenta. Deixe marinar por meia hora. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente. Deixe a frigideira bem quente. Grelhe as postas de salmão até dourarem, por aproximadamente 3 minutos de cada lado. Sirva a seguir, com molho shoyu e gergelim.
Ingredientes:
Uma peça de atum grande e fresca (cerca de 200 g)
Azeite para untar
Pimenta-do-reino em grãos
Sal grosso ou flor de sal
50 g de gergelim preto e branco torrados
Modo de preparo:
Unte o atum com o azeite. Em um superfície limpa, misture o sal, o gergelim e a pimenta-do-reino macerada. Enrole o atum untado na mistura até que ele fique todo coberto. Esquente bem uma frigideira grande e coloque um pouco de azeite. Doure o atum por 3 ou 4 minutos de cada lado, ele deve ficar com o centro ainda cru. Sirva em seguida.
Temaki Califórnia
Ingredientes:
55g de arroz japonês (veja como fazer no primeiro item dessa matéria)
Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
1 colher de café de gergelim
12g de manga
6g de pepino
20g de kani
Molho shoyu para servir
Modo de preparo:
Desfie o kani com as mãos, para separar as tiras. Reserve. Corte o pepino em tirinhas bem finas e reserve. Corte a manga em fatias mais grossas e reserve também. Pegue uma folha de alga japonesa, vendida em supermercados, e corte na metade. Coloque a alga na mão no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima. Espalhe o arroz por cima da alga até mais ou menos sua metade. Salpique o gergelim no arroz. Adicione o recheio de pepino, kani e manga e enrole em forma de um cone, começando pela pontinha esquerda da alga. Sirva com shoyu.
O rendimento dessa receita é de 1 temaki, multiplique de acordo com a quantidade desejada.
Ingredientes:
1 pepino japonês
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de gergelim branco e preto
Modo de preparo:
Lave bem o pepino e corte-o em fatias bem fininhas. Em seguida, em um prato fundo, tempere-os com o sal, misturando bem. Os pepinos vão desidratar, liberando muita água, então transfira as fatias para um escorredor com um prato embaixo, deixando assim por 15 minutos. Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre e ligue em fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta e se misture ao vinagre, mas não deixe ferver. Reserve e deixe esfriar. Enxágue os pepinos em água corrente para tirar o excesso de sal. Depois, esprema bem com as mãos para tirar o excesso de água. Após secar com um papel toalha, tempere os pepinos com o molho de vinagre e açúcar. Sirva com gergelim por cima.
Ingredientes:
40g de carne bovina moída
25g de repolho
5g de nirá
5g de missô (pasta de soja)
10g de cebola picada
1 colher (café) de gengibre ralado
1 colher (café) de alho picado
1 colher (café) de shoyu
1 colher (café) de óleo de gergelim
Massa de gyoza (facilmente encontrada em lojas especializadas)
Modo de preparo:
Em uma bacia, misturar bem todos os ingredientes. Com um pano, torça bem a mistura para retirar o máximo de líquido. Com a massa aberta sobre uma das mãos, acrescente o equivalente a uma colher (sopa) da mistura, e feche a massa em meia lua, dobrando uma das bordas em forma de ondas e juntando as borda com o auxílio de água. Ou seja, molhe com a água as bordas da massa conforme for fechando. Agora é a hora de fritar os pasteizinhos: esquente uma frigideira em fogo alto, coloque a guioza e, em seguida, acrescente um terço de copo de água. Feche a frigideira com uma tampa. Um pouco antes de secar a água, acrescente o óleo de gergilim e deixe tostar levemente. Retire a frigideira do fogo e com uma espátula retire as guiozas. Sirva com molho shoyu e óleo de gergilim.
Yakisoba
Ingredientes:
1 pacote 500g de macarrão para yakisoba
½ couve-flor média
½ brócolis japonês
1 cebola grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 bandeja de cogumelo paris
½ kg de filé ou alcatra
½ kg de peito de frango
1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji)
Molho pronto para yakisoba
Óleo de soja
Óleo de gergelim
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão e escorra. Refogue a carne bovina cortada em tiras com o peito de frango em cubos. Acrescente às carnes o molho pronto para yakisoba, conforme as instruções do fabricante. Reserve. Coloque o macarrão que já está cozido em uma panela wok (pode ser uma frigideira grande) com um fio de óleo. Deixe o macarrão fritar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fique crocante e corado e depois coloque-o na travessa em que será servido. Regue o macarrão com um pouco de óleo de gergelim. Vá refogando os legumes já cortados, um tipo de cada vez. Frite-os rapidamente, apenas o suficiente para que murchem um pouco, mas ainda estejam crocantes. Retire os legumes e coloque-os sobre o macarrão, uns sobre os outros, espalhando de forma a ficar com aspecto bonito. Por fim, despeje o molho que já está com as carnes por cima de tudo e sirva bem quente.
Agora é só comprar os ingredientes e colocar a mão na massa!
Confira mais receitas em nosso canal de comes & bebes.
De temaki gigante a hambúrguer de sushi: 7 pratos diferentões da culinária japonesa para provar em SP
Se você já é PhD no basicão do japonês, te convidamos a experimentar um novo mundo de sabores!
10 rodízios de comida japonesa até R$ 60 para se esbaldar em São Paulo
De caros já bastam os boletinhos da vida, não é? Vem saber onde se deliciar com um japa a preço justo
9 lugares em São Paulo para ter um jantar romântico sem falir
Para vocês terem o jantar perfeito a dois sem torrar todo o salário numa noite só!
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!