Pra sair do clássico: 9 tipos de cachorro-quente que você precisa experimentar
Jeitos diferentões de comer aquela misturinha maravilhosa do hot dog.
Foto: Shutterstock
Pra sair do clássico pão com salsicha que vai bem a qualquer hora, o famoso hot dog, existem receitas de cachorro-quente diferentes e deliciosas para experimentar em casa! Há criações que substituem a salsicha por criação artesanal feita com carne, opção pra fazer a maravilha em forma de torta e até salsicha no palito, bem prático e gostoso.
Se só de ler já deu água na boca? Então, não perca a chance de degustar essas receitas incrivelmente saborosas e diferentes de cachorro-quente:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Cachorro-Quente no Palito
Ingredientes
10 salsichas
20 palitos de madeira (usei os de fazer espetinho)
Massa
1/2 colher (de sopa) de fermento biológico seco (1/2 pacotinho de 10 gramas)
1/2 xícara (de chá) de leite morno
1 colher (de sopa) rasa de açúcar
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 ovo
4 xícaras (de chá) de farinha de trigo (pode ser mais ou menos)
1 colher (de chá) de sal
Para pincelar
1 gema
Gotas de óleo
Modo de Preparo
Coloque o leite morno em uma tigela e junte o fermento de pão, o açúcar e a manteiga. Misture bem. Junte o ovo e vá agregando a farinha de trigo. Coloque a farinha de trigo aos poucos, junto com o sal. Vá agregando a farinha de trigo aos poucos até o ponto onde a massa desgruda das mãos. Agora, trabalhe bastante com a massa, sovando. Bata na massa, estique, enrole, faça como achar melhor. Faça isso por uns 10 minutos. Depois cubra a massa e deixe descansar por uns 30 minutos. Depois pegue pequenas porções de massa e enrole formando rolinhos (como as crianças fazem com massa de modelar).
Corte as salsichas na metade e enrole os rolinhos de massa ao redor dela. Veja na foto 05 que prendo a parte de cima da massa por baixo para ela não se soltar, faça isso na parte de cima e na parte de baixo também procuro prender a massa por baixo da camada final. Depois espete um palito de madeira em cada salsicha. Arrume todos os hot dogs em uma forma untada com óleo, deixando espaço entre eles.
Em um potinho misture a gema com algumas gotinhas de óleo. Com a ajuda de um pincel, pincele a gema com o óleo por todos os hot dogs. Deixe em local sem vento e bem quietinho por cerca de uma hora, ou até fermentar. Coloque no forno médio (180 graus) preaquecido até dourar. Assim que começar a dourar, pode tirar do forno.
10 espetinhos de madeira (daqueles que você também usa para churrasco)
Modo de preparo
Corte as salsichas ao meio e espete as metades no palito. Agora é onde a coisa complica um pouco: coloque a faca na diagonal e faça um corte na salsicha até a faca tocar o espetinho. Vá girando o espetinho, mantendo a faca no local. Isso vai formar uma espiral, que quando estiver completa, você vai esticá-la com cuidado. Abra a massa de pizza e corte-a em tiras finas. Enrole cada tira, tipo uma corda. Coloque as "cordas" no vão da espiral de cada salsicha. Pressione o final da corda bem firme no palito para que não se solte. Agora coloque as salsichas alinhadas em um tabuleiro com papel manteiga e leve ao forno por 15 minutos a 180ºC.
Queijo mussarela fatiado (ou outro de sua preferência)
Catchup
Azeite e orégano para finalizar
Modo de preparo
Passe o rolo de macarrão sobre as fatias de pão até ficarem bem fininhas (se não tiver rolo de macarrão pode usar uma garrafa ou copo de requeijão). Faça uma camada de catchup e espalhe bem. Coloque a fatia de queijo. Posicione a salsicha no sentido transversal. Puxe as pontinhas do pão e prenda com o palito de dente. Regue com um fio de azeite, polvilhe um pouco de orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos ou até que o queijo esteja derretido e o pão esteja crocante
No liquidificador bata o leite, os ovos, o óleo e o sal. Acrescente o amido de milho, a farinha de trigo e bata novamente. Por último, acrescente o orégano e o fermento, misture e reserve. Em um recipiente a parte misture o queijo parmesão ralado, a mussarela e os tomates picados. Em um prato refratário retangular médio untado, coloque a massa reservada. Em seguida cubra com as salsichas fatiadas. Finalize com a cobertura.
Asse em um forno, pré-aquecido a 200°C, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva com ketchup e mostarda a gosto.
02 colheres de queijo parmesão ralado (opcional, mas fica uma maravilha)
01 colher de chá de fermento químico em pó
Sal, pimenta do reino ou algum outro tempero a gosto
Demais ingredientes
Salsichas ( usei 05 unidades)
Farinha de trigo para polvilhar
Batata frita congelada cortada em cubinhos
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela. Você obterá uma mistura bem espessa. Deixe descansar por 15 minutos na geladeira. Enquanto isso, lave e seque as salsichas e corte-as ao meio, assim você obterá 10 partes de salsicha, se quiser fazer inteira também pode, mas terá que usar mais óleo na fritura. Polvilhe farinha de trigo nas salsichas, enfie-as nos palitinhos, mergulhe na massa e em seguida envolva-as com as batatas. Para facilitar, você pode colocar um punhado de batatas na mão, coloca a salsicha e vai dando umas apertadinhas. Frite em óleo quente e abundante. Importante: as salsichas devem ficar submersas no óleo, assim elas fritam de forma uniforme.
Experimente esse jeito diferente de incrementar o dogzão, vai dar um sabor a mais e não tem segredo. Para fazer, primeiro cozinhe a salsicha, depois que ela esfriar, enrole no bacon e coloque na frigideira. A dica é espetar o começo e o final da fatia para ela não soltar. Depois, prepare o cachorro-quente normalmente.
Enroladinho de Salsicha
Ingredientes
3 xícaras (chá) de água
2 cubos de caldo de carne
2 colheres (sopa) de óleo
Óleo para untar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 salsichas
Farinha de trigo para empanar
2 ovos batidos para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo
Em uma panela grande, misture a água, o caldo de carne e o óleo. Deixe levantar fervura e despeje a farinha de uma só vez mexendo vigorosamente até soltar do fundo da panela. Despeje em uma superfície untada e mexa com a ajuda de uma espátula até amornar. Sove até obter uma massa lisa e macia. Deixe esfriar. Corte a salsicha ao meio pelo sentido do comprimento depois em 3 partes obtendo 6 pedaços. Abra uma pequena porção da massa na palma da mão e coloque a salsicha e enrole formando um enroladinho. Passe na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva.
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até dourar. Adicione a salsicha, o tomate e refogue por 3 minutos. Junte o molho, sal, pimenta e cozinhe por 5 minutos. Desligue e reserve. Em uma tigela, misture a batata amassada, a maisena, a manteiga e os ovos até formar uma massa. Tempere com sal, noz-moscada e misture até ficar homogêneo. Em potinhos refratários individuais untados, faça uma camada com metade da mistura de batata, uma com o refogado de salsicha e cubra com o restante da mistura de batata. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire, decore com batata palha e sirva.
300 gr de queijo muçarela (ou qualquer outro queijo de sua preferência)
pão de cachorro quente, ou pão francês
molhos (ketchup, mostarda, barbecue) para servir
Para a cobertura cremosa de queijo
2 colheres (sopa) de requeijão
50gr de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Corte o queijo em bastões e reserve. Misture a carne moída com o bacon (se você não tiver moído os dois juntos) e tempere com sal e pimenta. Lembre-se que o bacon já é um pouco salgado, então não exagere no sal. Sobre uma tábua, coloque um pedaço de papel filme. Pegue uma porção de carne (+- 100 gr) e abra sobre o papel filme, apertando com as mãos até formar uma espécie de quadrado. Coloque um bastão de queijo no centro e enrole bem. Repita até finalizar a carne. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e frite, virando de todos os lados até o ponto desejado.