9 receitas com Leite Ninho que é impossível não querer experimentar
Bolos, cremes, mousses e criações especiais com esse ingrediente maravilhoso.
Foto: Shutterstock
O leite em pó é praticamente o outro lado do clássico chocolate em pó, que também é de dar água na boca. Isso porque várias receitas incríveis com Leite Ninho têm o poder de conquistar o paladar de quem adora um docinho. Não importa se a sobremesa é mais cremosa ou consistente, a verdade é que o ingrediente é irresistível de qualquer jeito.
Para quem gosta de boas combinações, como leite em pó com Nutella e outras delícias açucaradas, nós reunimos 9 receitas com Leite Ninho para experimentar em casa:
Brigadeiro de Leite Ninho com Recheio de Nutella
Ingredientes
1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa bem cheias de leite ninho
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal
70 gramas de chocolate branco em gotas (ou picados)
100 gramas de Nutella
1 pitada de sal
1 colher de sopa de glucose ou mel
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes (menos a Nutella) na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até dar o ponto de brigadeiro. Leve para gelar.
Passe um pouco de manteiga na mão e abra bolinhas achatadas no centro da palma da sua mão e coloque meia colher de chá de Nutella no centro desta bolinha e feche dobrando as bordas. Dica: se você deixar a Nutella na geladeira por uma hora, ela fica mais durinha e é mais fácil para pegar e enrolar as bolinhas. Enrole a bolinhas e passe no confeito. Coloque em forminhas e sirva!
Bata os ingredientes do picolé no liquidificador e em seguida preencha forminhas de picolé com esse creme. Leve as forminhas ao congelador por 1 hora. Em seguida, insira um palito de sorvete no centro de cada picolé e volte ao congelador por mais 3 horas.
Casquinha de chocolate
Derreta o chocolate com o óleo de coco em banho-maria e despeje em um copo alto e mais largo do que o picolé. Desenforme os picolés com água quente e logo em seguida mergulhe-os no chocolate. Você pode apoiá-los em uma forma com papel manteiga para não grudar.
200g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1/2 colher (de sopa) de emulsificante para sorvete (15g)
1 caixinha de creme de leite (200g)
130g de leite em pó (de preferência ninho) (aproximadamente 1 xícara e meia)
Modo de preparo
Numa batedeira bata bem o leite condensado e a manteiga até ficar esbranquiçado. Continue batendo sempre até adicionar todos os ingredientes. Adicione o emulsificante, depois o creme de leite e por último vá adicionando o leite em pó aos poucos. depois de misturar o leite pare de bater.
Observação: Depois que a mistura da manteiga e leite condensado ficar esbranquiçada já adicione logo os ingredientes para terminar de bater logo, pois se bater muito tempo pode talhar a manteiga e o recheio não fica lisinho.
Use no bolo logo depois de bater, só coloque na geladeira depois de já ter colocado no bolo, pois depois de ir para geladeira ele ficará com uma consistência diferente e não ficará mais lisinho para decorar o bolo.
Leve ao liquidificador o biscoito Maizena e bata bem até formar uma “farofa”. Misture bem o biscoito maizena triturado com a manteiga derretida. Em uma forma de fundo removível (20cm), adicione todo a massa de biscoito com manteiga e forre a forma por inteiro. Leve ao forno 200 graus por 10 minutos. Reserve.
Em um liquidificador adicione o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e a gelatina dissolvida.
Bata por 5 minutos. Agora é só montar a nossa torta.
Na massa da torta, adicione a Nutella e em seguida adicione o mousse de leite em pó. Leve a geladeira por aproximadamente 3 horas! Sirva com leite em pó em cima da torta e prontinho.
Comece caramelizando a forma: coloque o açúcar e leve ao fogo, assim que o açúcar começar a derreter vá virando a forma até ficar da cor de guaraná. Espalhe essa calda por toda a forma e reserve.
Coloque o leite em pó Ninho, o açúcar, o leite e os ovos no liquidificador. Bata bem. Despeje esse líquido na forma caramelizada, cubra com palel alúminio. Em outra forma coloque água fervendo e a forma do pudim, leve ao forno as duas formas para assar o pudim em banho-maria. Espere assar uns 50 minutos, depois espete um palito, se sair limpo, está bom. Deixe esfriar, leve para gelar. Depois é só desenformar e servir.
Misture os ingredientes, vá adicionando leite ninho e misturando até a massa desgrudar das mãos e ficar homogênea. Abra a massa com um rolo, corte círculos, recheie com nutella e feche o pastel, apertando as bordas com a ajuda de um garfo. Polvilhe com leite ninho e sirva.
Coloque a manteiga na batedeira e bata junto com o leite condensado. Quando virar um creme va acrescentando o leite ninho sem parar de bater; depois acrescente cuidadosamente o creme de leite. Pronto, reserve.
Mousse de chocolate
Coloque em uma panela o Creme de Leite com o Chocolate picado. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até obter um creme liso. Retire do fogo e reserve. Acrescente à gelatina cinco colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até que dissolva. Acrescente a gelatina ao creme de chocolate, misturando bem. Reserve. Bata na batedeira as claras em ponto de neve, adicione o açúcar e deixe bater até formar um merengue. Misture delicadamente as claras ao creme de chocolate.
Montagem
Coloque num refratário o creme de leite ninho, disponha sobre ele bolachas de maizena, cubra com o mousse, mais uma camada de bolachas, e por fim uma de creme de leite ninho... Finalize com a cobertura que quiser, por exemplo, raspas de chocolate.
Misture todos os ingredientes até formar uma massinha que não grude nas mãos, faça bolinhas grandes e reserve. Unte uma forma grande com manteiga e coloque as bolinhas, asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 15 minutos (é bem rápido, bom ficar de olho). Quando sair do forno, polvilhe leite em pó neles.
Você pode rechear com o sabor que quiser, pode ser creme de avelã, doce de leite ou o que preferir.
Em uma tigela, coloque o leite em pó, o açúcar impalpável e misture. Adicione o leite condensado ao poucos misturando com uma colher. Quando formar uma massa mais pesada e grudenta, coloque na bancada polvilhada com um pouco de leite em pó e sove rapidamente para formar uma massa uniforme. Se houver necessidade polvilhe mais um pouco de leite em pó, lembrando que a massa não pode ficar dura, senão racha na hora de enrolar. Deve ficar um pouco grudenta.
Abra a massa com a ajuda de dois sacos plásticos, com espessura aproximada de meio centímetro. Eu dividi a massa ao meio e abri em 2 vezes para não ficar muito grande. Remova o plástico de cima e espalhe a Nutella sobre a massa com o auxilio de uma colher, deixando uma borda de 1 centímetro livre. Enrole com a ajuda do plástico de baixo, cubra com o mesmo plástico e leve ao freezer por 30 minutos, para ficar mais firme. Retire do freezer e corte fatias de mais ou menos 1 centímetro.