16 receitas com bacon que são pura perdição para experimentar em casa
Ô carne dos deuses! Vem aprender umas receitinhas bem impossíveis de resistir.
Foto: Shutterstock
O bacon poderia ser fácil a 8ª maravilha do universo, não é? Não importa qual seja a comida, parece que uma fatia da carne já deixa o tempero vivo e diferente, com um tanto a mais de sabor! Um clássico de hambúrgueres, o bacon é tão versátil que vai além e se torna ingrediente indispensável - ou destaque de vários pratos, inclusive alguns doces.
É um 'baconmaníaco'assumido ou conhece alguém que é? Então, aprenda 16 receitas irresistíveis com bacon para experimentar em casa:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Medalhão de Mignon com Bacon
Ingredientes
8 medalhões de filé mignon
8 fatias de bacon
2 dentes de alho triturados
Pimenta do Reino a gosto
Sal a gosto
Azeite
Molho
½ xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela
Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo
Primeiro, tempere os medalhões com pimenta do reino e alho dos dois lados. Pegue cada medalhão, e com a ajuda de um barbante, enrole cada fatia de bacon em volta (na lateral) de cada carne. Regue com azeite ambos os lados. Em uma frigideira bem quente untada com azeite, sele os medalhões de um lado, salpique sal, deixe até dourar, vire do outro lado e repita o processo. Em um refratário untado, disponha os medalhões lado a lado e leve ao forno pré- aquecido a 200°. Deixe no forno por aproximadamente 10/15 minutos. Retire do forno e deixe embrulhado em papel alumínio até o momento de servir.
Molho
Utilize a mesma frigideira que selamos os medalhões (ficou o sabor e algum fundinho de carne), e se tiver algum caldinho na travessa do forno acrescente também a frigideira. Coloque em fogo médio e acrescente o vinho, misture até incorporar, acrescente os demais ingredientes e deixe o molho reduzindo em fogo baixo. Finalize regando os medalhões com esse molho no momento de servir.
Primeiro, cozinhe as batatas com casca em água fervente por cerca de 20 minutos. Depois, faça cortes de até 1cm da base da batata até a superfície para em seguida preencher as fendas com bacon e queijo. Regue com azeite de oliva, tempere com sal e pimenta. Leve ao forno até dourar a batata e o queijo derreter.
Aqui a quantidade de cada ingrediente vai de acordo com o número de sanduíches que você pretende fazer.
Primeiro, coloque 5 fatias de bacon uma do lado da outra. Posicione o pão em cima e monte o lanche colocando o queijo dentro. Feche com a outra fatia de pão e cubra com as bordas do bacon. Em uma frigideira, asse cada lado da carne até dourar. Pronto!
Veja o vídeo abaixo do Tudo Gostoso para o passo a passo da receita
Espetinhos de Queijo com Bacon
Ingredientes
Queijo coalho
Fatias de bacon
Espetinhos de churrasco
Modo de preparo
Corte o queijo coalho em quadrados, como se fosse carne. Enrole cada pedaço com bacon e enfie um palito de modo que segure ambos juntos. Depois, só levar para a churrasqueira ou ao forno até dourar. Cuidado para o queijo não derreter!
Quiche com Pão de Forma e Bacon
Ingredientes
1 colher de chá de óleo
50 g de bacon fatiado
Óleo em spray
¼ de cebola descascada e picada
6 fatias de pão branco
2 colheres de chá de salsa
1/3 de queijo
2/3 de xícara de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Primeiro, com uma lata pequena (pode ser a boca de uma de leite condensado), corte as fatias do pão de forma em rodelas. Passe um rolo de macarrão por cima para elas ficarem bem lisinhas. Encaixe cada pão dentro de uma assadeira de muffin ou empada. Escolhe o recheio e leve para assar. Espere dourar.
Misture o cream cheese com o cheddar, o alho, páprica, sal e pimenta e forme bolinhas. Leve para gelar por cerca de 1 hora. Em um recipiente, coloque o bacon, a cebolinha e a noz. Retire as bolinhas da geladeira e passe cada uma na mistura de farelos. Finalize colocando um palitinho de pretzel em cada uma.
Primeiro, disponha as fatias de bacon de 2 em 2 formando uma cruz. Coloque o filé de frango por cima e tempere com sal e pimenta. Inclua o cream cheese e o queijo mussarela no meio da carne. Junte as quatro pontas do bacon e leve ao forno 180ºC por 45 minutos.
Bata os 4 ovos, acrescentando o queijo, a pimenta e o sal em seguida. Em uma frigideira, acrescente o azeite e jogue o dente de alho para pegar o sabor. Adicione a panceta. Coloque a água para ferver, cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e escorra. Volte com a massa para a panela e acrescente o molho preparado no início. Misture bem e acrescente a panceta à massa. Obs: o grande segredo do carbonara é não deixar que o molho vire um ovo mexido. A textura deve ser um creme amarelinho que se apegue bem à massa. Para ajudar, ao escorrer o macarrão, reserve um pouco da água quente (aproximadamente 1/2 xícara) e utilize na finalização.
Em uma frigideira derreter a manteiga com o azeite de oliva, adicionar a cebola. Refogar a cebola até ficar bem marrom, quase queimadinha. Reservar. Adicionar o bacon até dourar, juntar a vagem e refogar mais alguns minutos. Colocar a farofa de milho, temperar com sal e pimenta preta. Finalizar com salsinha picada.
2 xícaras de chá bem cheias de arroz arbóreo (receita para 4 pessoas)
1 xícara de chá de shitakes frescos fatiados
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal + 1/2 colher para finalizar
1 1/2 de caldo de carne (1 1/2 de água quente + 2 tabletes ou 3 sachês de caldo de legumes)
1 cebola pequena picadinha
1/2 taça de vinho branco
1 peça pequena de bacon fatiada em cubinhos
Modo de preparo
Frite o bacon em cubinhos, deixe secar e reserve. Em uma panela grande, aqueça a manteiga e a cebola picadinha e deixa fritar. Aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos, diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Acrescente o shitake picado em pedaços e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto 'papa' mesmo, não é soltinho como o arroz comum. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Desligue o fogo e adicione a 1/2 colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Sirva imediatamente com o bacon em cubos.
Dobre as fatias de bacon, fure cada uma com um palito de churrasco e arrume ao longo do palito. Coloque as fatias para fritar dos dois lados até que o bacon fique bem crocante. Misture o leite, o iogurte e os ovos. Acrescente a farinha, o açúcar e a manteiga derretida e misture. Junte o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio e misture tudo. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e duas colheradas da massa formando uma listra grossa. Coloque o bacon por cima da massa e cubra-o com mais massa. Deixe assar de um lado, vire e deixe assar do outro. Sirva ainda quente.