16 receitas fáceis e saborosas para você preparar no almoço de Dia das Mães
Combinações gostosas para agradar a mulher da sua vida de um jeitinho especial.
Foto: Shutterstock
É impossível contar o número de vezes que a sua mãe caprichou no banquete para te agradar, não é mesmo? Sendo assim, vale um esforço para presentear esse mulherão de um jeito delicioso no Dia das Mães. Se inspire nos pratos e sobremesas que ela ama para a refeição ficar personalizada – e bom, amor a gente sabe que não vai faltar durante o preparo!
Veja 16 receitas práticas e gostosas para fazer no almoço de Dia das Mães e conquiste ainda mais a sua rainha:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Arroz de Couve-flor Cremoso
Ingredientes
1 couve-flor média
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
meio pimentão vermelho em cubos pequenos
1 cenoura em cubos pequenos
meia xícara (chá) de vagem picada
1 pitada de pimenta-do-reino
meia colher (sopa) de sal
1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite Zero Lactose
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de preparo
Em uma panela, cozinhe a couve-flor em água fervente até que esteja macia, sem amolecer demais. Escorra, passe na água gelada, para interromper o cozimento e pique a couve-flor em pedaços bem pequenos, como se fossem grãos de arroz. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente a cenoura e a vagem e refogue rapidamente. Junte a pimenta-do-reino, o sal e a couve-flor e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 5 minutos ou até os legumes estarem macios. Coloque o NESTLÉ Creme de Leite e o cheiro-verde e misture bem. Sirva a seguir.
Corte as abobrinhas na metade no sentido do comprimento e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Corte a polpa em pedaços pequenos e reserve. Em uma assadeira untada com 1 fio de azeite, coloque as metades das abobrinhas, polvilhe o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.
Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne, e mexa bem até dourar. Coloque o MAGGI Caldo, meia xícara (chá) de água fervente, a polpa da abobrinha reservada, as ervilhas, os champignons, a polpa de tomate e cozinhe por cerca de 15 minutos. Acrescente a farinha de trigo e cozinhe até formar uma preparação cremosa. Finalize com a cebolinha verde e recheie as abobrinhas reservadas. Cubra com papel-alumínio e leve para assar, em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por 15 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos ou até as abobrinhas estarem cozidas e o recheio dourado. Sirva.
Em uma panela, dissolva o MAGGI Caldo em 3 xícaras (chá) de água fervente, e mantenha em fogo baixo. Em outra panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga, acrescente a carne, o sal e a pimenta. Doure por cerca de 5 minutos. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho-poró. Adicione o arroz arbóreo e o vinho branco e mexa até evaporar. Acrescente, pouco a pouco, o Caldo quente, mexendo sempre, até que o arroz fique úmido e al dente. Misture a carne reservada, desligue o fogo e acrescente delicadamente a manteiga restante. Sirva imediatamente polvilhado com o queijo parmesão.
Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
Pudim:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada. Leve ao forno médio (180°C), em banho-maria com água quente, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.
2 sachês de MAGGI® Natusabor® Tomates Suculentos com Ervas
1 pitada de pimenta-do-reino
suco de 1 limão
Modo de preparo
Recheio:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a cenoura e o tomate e refogue rapidamente até murcharem. Misture a farinha de milho, a salsinha e o sal, até formar uma farofa bem úmida. Reserve.
Frango:
Corte os peitos de frango, formando 4 filés grossos. Faça um corte na horizontal em cada filé, abrindo um espaço para colocar o recheio. Em um recipiente, tempere os filés com o alho, o MAGGI Natusabor, a pimenta do reino e o suco de limão. Cubra com plástico-filme e deixe tomar gosto em geladeira, por 10 minutos. Distribua o recheio reservado em cada um dos filés e feche com palitos. Em uma assadeira untada com manteiga, distribua os filés recheados, pincele com um pouco de manteiga e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que esteja cozido e dourado, virando na metade do tempo e sirva.
DICA:
Se desejar além de fechar o frango com palitos, enrole cada um dos filés com barbante de uso culinário para que fique com um formato bonito.
1 sachê de MAGGI® Natusabor® Tomates Suculentos com Ervas
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de sal
1 Creme de Leite NESTLÉ® Caixinha
Modo de preparo
Batata:
Besunte as batatas com o azeite, polvilhe o sal e a pimenta e passe por toda a casca. Embrulhe cada batata com papel-alumínio e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até ficarem macias e cozidas. Reserve.
Recheio:
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga, e doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates e refogue até murchar. Coloque o frango, o brócolis, o MAGGI Natusabor, a pimenta e o sal e refogue rapidamente. Desligue o fogo e incorpore delicadamente o NESTLÉ Creme de Leite. Reserve.
Montagem:
Abra as batatas formando uma cavidade e coloque o recheio reservado. Sirva.
Em uma assadeira antiaderente coloque a abóbora, tempere com o MAGGI Meu Segredo, cubra com papel-alumínio e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a abóbora esteja macia. Em um recipiente, amasse a abóbora, adicione a manteiga e mexa até amornar. Coloque as gemas e a farinha de trigo, e misture até formar uma massa, que grude levemente nas mãos. Modele bolinhas de nhoque, polvilhando um pouco mais de farinha de trigo para que não grudem. Em uma panela grande com água fervente, cozinhe as bolinhas aos poucos até que subam à superfície e vá colocando em um recipiente refratário, untado com azeite e espalhe as folhas de espinafre. Reserve aquecido.
Molho:
Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o alho para dourar levemente. Desligue o fogo, espere amornar, junte o Creme de Leite NESTLÉ, o Leite MOLICO, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e misture. Distribua o molho sobre os nhoques e as folhas de espinafre reservados, sem cobri-los completamente. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, para gratinar. Sirva a seguir.
DICAS:
- Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado grosso e tomilho antes de gratinar.
- Você pode substituir o espinafre por escarola e acrescentar toques de molho vermelho.
2 colheres (sopa) de cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
Purê com Creme de Milho:
600 g de batata picadas (batata comum, batata-doce ou mandioquinha)
1 lata de milho-verde escorrido
1 Creme de Leite NESTLÉ® Caixinha
2 colheres (sopa) de mozarela opcional
Modo de preparo
Frango:
Em uma panela de pressão, coloque o peito de frango e cubra-o com 2 litros de água. Adicione 1 tablete de MAGGI Caldo e cozinhe por cerca de 20 minutos, após pegar pressão. Retire o frango, espere esfriar, desfie o peito e reserve. Reserve também a água do cozimento. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, depois acrescente o pimentão. Coloque o frango desfiado reservado, a polpa de tomate, meio tablete do MAGGI Caldo, 1 xícara (chá) da água do cozimento do frango e a pimenta-do-reino, misture até dourar. Finalize com o cheiro-verde e transfira o frango para um recipiente refratário pequeno (18 x 18 cm) e reserve aquecido.
Purê com Creme de Milho:
No restante da água do cozimento do frango, cozinhe as batatas, sem pressão, por cerca de 30 minutos, ou até que estejam macias. Retire as batatas da água, esprema e reserve. Em um liquidificador, bata meia lata de milho verde com o Creme de Leite NESTLÉ e a metade restante do tablete de MAGGI Caldo. Em uma panela, acrescente o que foi batido no liquidificador, o milho verde restante e as batatas amassadas, mexendo bem até formar um creme homogêneo. Despeje esse creme sobre o frango reservado, salpique o queijo mozarela e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva.
Em uma frigideira média, coloque o azeite, frite o bacon, junte a cebola e deixe refogar. Acrescente a manteiga ou margarina, deixe derreter e reserve. Em uma tigela funda, junte o creme de leite fresco, as gemas e mexa até envolver bem. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada e reserve.
Prepare a Massa:
Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
Montagem:
Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o refogado de bacon e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes. Regue por cima o creme de leite fresco com as gemas, polvilhe queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180 ºC) por 10 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.
Limpe a parte de dentro do cogumelo, retirando o pé e deixando espaco para o recheio. Pique em pequenos pedacos esse excesso do cogumelo. Coloque em uma frigideira ,o queijo gorgonzola, azeitona, os pedacos de cogumelo , a cebola e mexa bem até derreter, reserve. Em outra frigideira coloque 1 fio de óleo e coloque os cogumelos inteiros para dourar. Em uma assadeira coloque os cogumelos inteiros e com uma colher coloque cuidadosamente o recheio reservado anteriormente, coloque os tomates picados por cima e salpique com orégano. Coloque no forno por 10 min a 200º e sirva sobre folhas de agrião
1 colher (sopa) Açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR (15g)
MONTAGEM
2 xícaras (chá) Leite (400ml)
1 colher (chá) essência de baunilha (5ml)
2 pacotes biscoitos champanhe (300g)
frutas vermelhas para decorar
Folhas de Hortelã para decorar
Modo de preparo
GELEIA DE FRUTAS VERMELHAS
Em uma panela, em fogo médio adicione as frutas vermelhas e CRISTALÇÚCAR UNIÃO e cozinhe até engrossar levemente. Desligue o fogo e reserve até esfriar.
CREME
Em outa panela, em fogo médio coloque o leite com CRISTALÇÚCAR UNIÃO e leve ao fogo médio até aquecer. Reserve. Em um bowl misture as gemas com o amido. Adicione delicadamente metade do leite aquecido nas gemas com o amido, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, adicione o chocolate e o creme de leite e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve até esfriar.
COBERTURA
Em uma batedeira, bata o creme de leite com o GLAÇÚCAR UNIÃO até formar picos firmes. Reserve.
MONTAGEM
Misture o leite com a essência de baunilha e reserve. Umedeça as bolachas no leite e em um refratário, faça camadas intercaladas de bolacha, creme branco e de geleia de frutas vermelhas, finalizando com o creme. Cubra o pavê com a cobertura reservada e decore com as frutas vermelhas e as folhas de hortelã. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.
Preaqueça o forno a 200°C e unte e enfarinhe uma assadeira pequena retangular (19,5x29,5 cm) e reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou micro-ondas e reserve. Em uma tigela, misture o adoçante culinário UNIÃO Sucralose, a farinha, o sal e o cacau e acrescente o chocolate derretido com a manteiga reservado, mexendo bem. Bata ligeiramente os ovos e adicione aos poucos, misturando bem até obter uma massa lisa e homogênea. Junte as nozes picadas e distribua a massa na assadeira reservada. Asse em forno preaquecido por 15 a 20 minutos. Espere amornar para cortar e sirva em seguida.
Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Separe uma grade onde o bolo irá esfriar. Corte um disco de papel manteiga no diâmetro da forma a ser utilizada (uma forma de 15 cm de diâmetro), coloque o disco de papel manteiga no fundo da fôrma, não é necessário untar. Reserve. Em uma tigela coloque o adoçante culinário UNIÃO Sucralose , a farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio e o sal .Misture todos os ingredientes com o auxílio de um batedor de arame. Acrescente o leite, o ovo levemente batido, óleo, vinagre branco, iogurte natural desnatado, extrato de baunilha e o corante vermelho. Misture lentamente até homogeneizar. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 20 minutos. Espete um palito na massa, se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno. Caso contrário, asse por mais alguns minutos (mas cuidado para não assar por muito tempo e ressecar a massa). Retire o bolo do forno, aguarde 5 minutos e desenforme sobre uma grade. Aguarde esfriar completamente.
RECHEIO E COBERTURA
Na batedeira com o globo, bata o cream cheese com a manteiga, a baunilha e o adoçante culinário UNIÃO Sucralose até criar um creme firme e leve. Retire e reserve em uma tigela. Misture delicadamente com uma espátula e reserve para montagem.
MONTAGEM
Nivele as camadas de bolo com auxílio de uma faca ou de um nivelador para bolos. Em um saco de confeitar com o bico pitanga médio coloque o recheio. Em um prato de bolo adicione a primeira camada de massa e faça pitangas com o recheio de cream cheese. Coloque a outra camada e siga o processo até finalizar com a última camada de bolo. Decore o bolo fazendo rosas com o bico de confeiteiro e leve a geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva em seguida.
Preaqueça o forno a 160 °C. Forre uma assadeira de 33 x 22 cm com papel manteiga. No processador ou no liquidificador, triture 24 bolachas até formar uma farofa. Derreta ¼ da manteiga e misture com a farofa. Forre o fundo da fôrma com essa massa. Bata, com o auxilio da batedeira, o cream cheese e o açúcar. Adicione o creme de leite e a baunilha e torne a bater para misturar todos os ingredientes. Adicione os ovos, batendo sempre. Pique o restante das bolachas e, delicadamente, incorpore-os à massa. Despeje a massa na fôrma e leve para assar por aproximadamente 45 minutos. Enquanto isso prepare a calda, derretendo o chocolate com a manteiga restante no micro-ondas, tomando cuidado para não aquecer demais e queimar o chocolate. Retire o cheesecake do forno e espere esfriar um pouco para despejar o chocolate por cima. Leve para gelar por aproximadamente 4 horas antes de servir.
Misture todos os ingredientes muito bem até formar uma massa. Unte o pirex ou forma com manteiga, forre o fundo e os lados da forma com a massa e leve para assar por 15 minutos em forno pré-aquecido a 200ºC (fure a massa com o garfo antes de assar para não estufar).
Creme
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo para engrossar um pouco, deixe esfriar um pouco e coloque esse creme sobre a massa já assada. Leve para a geladeira para esfriar completamente.
Cobertura
Prepare a gelatina e deixe na geladeira até começar a gelatinar, o ponto certo é uma gelatina cremosa e não dura e nem liquida. Finalize a torta com morangos partidos no meio e cubra com a gelatina mole, leve para gelar até a gelatina firmar por completo. Sirva gelado.
Em uma tigela, coloque as 15 Paçoquitas Rolha e a manteiga já derretida, misturando até que forme uma massa homogênea. Ao atingir o ponto, separe em pequenas porções e faça bolinhas que serão a base dos bombons. Com as bolinhas feitas, leve à geladeira por 30 minutos até que fiquem firmes. Derreta o chocolate branco em banho-maria e mergulhe as bolinhas na calda, coloque em uma forma forrada com papel manteiga, esfarele as Paçoquitas por cima e, se necessário, leve por mais alguns minutos à geladeira. Depois é só comer.