Iguaria mineira é praticamente uma paixão nacional.
Foto: Shutterstock
A gastronomia do Brasil é de dar água na boca, e o sentimento só melhora quando o assunto são doces caseiros. Para provar isso da melhor forma possível – comendo –, vale investir nessas 10 receitas com doce de leite para saborear em casa.
Além de acompanhamento para sobremesas, como o nostálgico bolinho de chuva, o doce vai bem como recheio e até como mistura pra milk-shake. Vem colocar a mão na massa:
Churros com Doce de Leite
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
50 g de fubá
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 litro de água
50g de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
Açúcar misturado com canela para polvilhar
Doce de leite a gosto
Modo de preparo
Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fubá, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reserve. Numa panela grande, coloque a água para ferver com açúcar, sal e óleo. Quando levantar a fervura, coloque a mistura da farinha (reservada) de uma vez só e mexa rapidamente com uma colher de pau para não empelotar. Deixe cozinhando por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Coloque a massa dentro de um saco de confeiteiro com bico próprio para churros e faça os churros com cerca de 15 cm de comprimento. Leve para fritar em óleo quente a 180ºC até que doure. Coloque sobre papel absorvente e polvilhe açúcar com canela. Sirva o churros com um o doce de leite em um recipiente.
No liquidificador triture o biscoito até formar uma farinha. Transfira para uma tigela e misture a manteiga até formar uma farofa. Com esta farofa forre o fundo de uma forma de 22 cm de diâmetro com aro removível. Reserve. No liquidificador, bata o cream cheese, os ovos e o creme de leite. Despeje sobre a massa e por cima distribua o doce de leite em colheradas. Asse no forno preaquecido a 200 °C durante 1 hora ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Sirva gelado.
Bata bem os ovos, junte o açúcar e bata mais um pouco. Em seguida misture com cuidado a farinha. Coloque a massa no saco de confeitar e faça nove discos de 15 cm de diâmetro sobre o papel-manteiga. Asse em temperatura média até dourar. Deixe esfriar e retire do papel. Coloque três discos sobre a mesa e besunte-os com metade do doce de leite. Cubra com outros discos, passe o doce de leite restante e finalize com um disco. Cobertura: Misture os ingredientes até obter um creme homogêneo e de consistência firme. Despeje-o sobre os discos recheados.
Numa panela, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver (cerca de 10 minutos). Cozinhe, mexendo sempre para o leite não ferver, por mais 1 hora ou até o creme engrossar e adquirir uma cor de caramelo-claro. Se necessário, deixe por mais tempo para atingir o ponto certo. Quando o doce estiver com a cor de caramelo, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Transfira para um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por, no máximo, 10 dias.
Em uma panela média cozinhe o açúcar e adicione água aos poucos. Deixe ferver até chegar ao ponto fio. Colocar uma colher de sopa de caramelo em cada fôrma pequena individual ou todo o caramelo na fôrma grande. Reserve.
Pudim
Bata no liquidificador o doce de leite, o leite, os ovos e o amido de milho. Tire o excesso de espuma da mistura. Despeje o creme nas forminhas pequenas ou na grande. Cozinhe em banho maria no forno baixo, a 150º C.
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada com água suficiente para cobri-la por completo. Tampe a panela, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 15 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Em um liquidificador, bata o leite condensado cozido, o leite ninho e o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Despeje em um recipiente refratário, cubra com plástico-filme e leve ao freezer por cerca de 4 horas. Retire, bata mais uma vez a mistura no liquidificador e volte ao freezer, por cerca de 2 horas ou até firmar. Sirva com as nozes picadas.
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de leite condensado e água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve.
Massa
Em um recipiente, misture os ovos ligeiramente batidos e o leite ninho. Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e e misture bem até obter uma massa homogênea. Em uma panela pequena, aqueça o óleo. Com o auxílio de duas colheres, pegue pequenas quantidades de massa (cerca de 1 colher de chá) e despeje-as no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados e subam à superfície. Escorra-os em papel absorvente e passe-os pela mistura de açúcar e canela. Quando amornar, corte cada bolinho ao meio e recheie com o doce de leite reservado e sirva.
Finalização
Meia xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
55 gramas de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
400g de farinha de pão
Finalização
açúcar de confeiteiro
doce de leite
Modo de preparo
Na batedeira, misture o leite, o mel e o fermento. Deixe descansar por 5 minutos. Depois de 5 minutos, adicione o ovo e as gemas, o sal, o açúcar, o leite de coco e a manteiga derretida. Misture até ficar homogêneo. Acrescente a farinha e bata por 10 minutos com o gancho da batedeira, até formar uma bola bem fofinha e homogênea.
DICA: Se você não tiver o gancho da batedeira, pode sovar à mão, mas lembre-se de sovar por uns 5 minutos a mais.
Unte uma tigela grande com óleo e coloque a bola de massa lá. Não esqueça de lambuzar a massa também. Cubra a tigela com plástico filme e leve à geladeira por 6 horas. Abra a massa numa superfície enfarinhada com aproximadamente 0,5 cm. Com um cortador de 8 cm de diâmetro, corte os donuts. Para tirar o miolinho de dentro, use um bico de confeitar ou uma tampa de garrafa. Eu usei um bico de 16mm. Arrume os donuts numa forma enfarinhada, depois cubra-os com um pano limpo e deixe que cresçam por 1 hora. Com a massa bem crescida e fofinha, frite os donuts em óleo bem quente (aproximadamente 170˚C) dos dois lados até que estejam bem dourados. Deixe secar em papel absorvente e depois passe os donuts em açúcar de confeiteiro. Sirva com um delicioso doce de leite e aproveite!
Faça gelos de café: coloque o café coado em forminhas de gelo e leve ao freezer por algumas horas para congelar. Faça o chantilly: junte o creme de leite, o açúcar e o chocolate em pó e bata tudo na batedeira ou com um fouet até dar o ponto de chantilly. Reserve na geladeira. No liquidificador coloque o leite, o gelo de café, o doce de leite e o chocolate em pó. Esparrame um pouco de doce de leite em dois copos grandes, sirva o frappuccino e cubra com bastante chantilly. Sirva a seguir, com raspinhas ou gotas de chocolate por cima. Rende 2 copos grandes.
Essa receita é muito simples: em uma panela, adicione o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo para não correr o risco de grudar na panela. Mexa até dar o ponto de brigadeiro, que é aquele em que a massa começa a desgrudar da panela. Unte um prato, despeje a massa e deixe na geladeira por cerca de uma hora. Pegue um pouquinho da massa, abra na mão e coloque o doce de leite, depois feche e enrole. Para finalizar, passe as bolinhas no açúcar e na canela e uma pontinha de doce de leite em cima da bolinha.