Guia da Semana

Os livros de viagens são ótimos para inspirar as próximas aventuras turísticas. Há diversas publicações que contam relatos de quem teve coragem de se aventurar pelo mundo, como Gaía Passarelli, que adora viajar sozinha; Andrew Solomon que já conheceu 83 países; ou Rômulo Provetti, que atravessou o Deserto do Atacama de moto.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 livros sobre viagens para você se inspirar. Confira:

Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “Pé na Estrada”, de Jack Kerouac

Um dos clássicos da geração beat da literatura, dos anos 1950, Jack Kerouac traz a história de Sal Paradise e seus amigos que rodam as estradas dos Estados Unidos, de leste a oeste, entre caronas, carros, ônibus e pouco dinheiro no bolso. Os amigos vivem entre trabalhos ocasionais, mulheres, noites de bebidas e música e, claro, a estrada sem fim.


► “Mas, você vai sozinha?”, de Gaía Passarelli

Gaía Passarelli é escritora de viagem, jornalista musical e ex-VJ da MTV. Ela publicou o livro “Mas, você vai sozinha?” em 2016, que aborda justamente a pergunta título do livro que muitas mulheres ouvem quando decidem viajar sozinhas. Com muito humor, ela narra suas andanças pelo mundo, com dicas de destinos como Machu Picchu, Veneza, Califórnia, Paranapiacaba e Nova York.

Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “Lugares Distantes: Como Viajar Pode Mudar o Mundo”, de Andrew Solomon

Em “Lugares Distantes: Como Viajar Pode Mudar o Mundo”, Andrew Solomon, autor do best seller “O Demônio do Meio-Dia”, traz uma coleção de relatos de viagens sobre 83 países do mundo. Ele discute o próprio ato de viajar, fala sobre culturas diferentes e como o turismo impacta cidades nos níveis sociais, políticos e econômicos. Andrew conversa com os locais, que nos introduzem à cultura de cada um dos lugares visitados, numa viagem incrível pelo mundo.


► “Diários de Bicicleta”, de David Byrne

Neste livro, David Byrne, vocalista da banda Talking Heads, conta suas histórias montado em uma bicicleta que atravessa cidades pelo mundo. Ele faz reflexões sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, impactos na saúde e nos meios urbanos. Acompanhamos o autor por cidades como Nova York, Manila, Buenos Aires, Sydney e Berlim, enquanto ele discute diversos temas como música, arte, filosofia, política, urbanismo.

Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “A Caminho do Atacama”, de Rômulo Provetti

Rômulo Provetti atravessou a América do Sul com sua moto em 24 dias de viagem e 10.500 quilômetros percorridos, saindo de Belo Horizonte, passando pela Argentina até o Deserto do Atacama, no Chile. Rômulo divide suas angústias e conquistas, mas também dá dicas de como planejar uma viagem dessas. Com imagens belíssimas, o autor convida o leitor a uma viagem incrível na garupa de sua moto.


► “Terra dos Homens”, de Antoine de Saint-Exupéry

Do mesmo escritor do clássico “Pequeno Príncipe”, “Terra dos Homens” relata a época que Antoine de Saint-Exupéry era piloto de avião, entre as décadas de 1920 e 1930. Com muitos detalhes sobre os locais, Antonie sobrevoa lugares como o Deserto do Saara e a Cordilheira dos Andes. Em uma de suas viagens, Antonie sofre uma queda e passa dias no Deserto do Saara, sem água e nem comida, em meio ao calor extremo e vendo miragens. Para além de um relato de viagem, o livro trata sobre a solidão do homem, a simplicidade e o sentido da vida.

Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “Viajar: Eu Preciso!”, de Mayke Moraes

Mayke Moraes é um mineiro que se aventurou num mochilão por 54 países, entre eles Coréia do Sul, Cuba, Bósnia-Herzegovina, Egito e Israel. O livro reúne os relatos de viagens do autor, entre suas descobertas, surpresas, imprevistos e aventuras, além de abordar os trabalhos que Mayke faz para reunir dinheiro para próxima viagem – ele trabalhou como garçom, camareiro e jornaleiro para pagar sua jornada (de maneira low cost).


► “Livre”, de Cheryl Strayed

“Livre”, de Cheryl Strayed, conta detalhes sobre uma trilha de 1800 km que a autora fez a pé em três meses, a chamada Pacific Crest Trail, que vai da Califórnia até o estado de Washington. O livro traz uma carga dramática intensa. Para além da viagem longa, Cheryl conta como enfrentou a morte de sua mãe, um divórcio e o vício em heroína. Na viagem, ela também enfrenta extremos de frio e calor, ursos e coiotes, calos e feridas, comida desidratada e noites insones. A longa caminhada serve como uma jornada ao interior de si mesmo. Em 2014, o livro tornou-se filme – e até foi indicado ao Oscar.

Foto: Reprodução/Magazine Luiza | Reprodução/Amazon


► “Comer, Rezar e Amar”, de Elizabeth Gilbert

Talvez o mais óbvio da lista, já que o filme baseado no livro virou um clássico protagonizado por Julia Roberts. Mas, assim como o filme, o livro é realmente bom e nos leva a uma jornada de novas descobertas e libertações. Liz sai de seu emprego e cai solta pelo mundo. Ela aprende a comer na Itália, a rezar nos ashrams da Índia e a amar em Bali.


► “Cem Dias Entre o Céu e o Mar”, de Amyr Klink

Este livro retrata uma viagem fantástica do brasileiro Amyr Klink, que abordo de um veleiro, embarca sozinho em direção a uma viagem 360º pela Antártida. O trajeto seguido pelo autor é conhecido como Convergência Antártica, um caminho nada convidativo, com águas geladas, mar agitado, vento forte e nenhuma terra à vista. Amyr foi o primeiro a conseguir completar o trajeto, mas foram necessários 141 dias no mar e mais de dezoito mil milhas navegadas, desde Paraty, no Rio de Janeiro.


Fotos de capa:
Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon

Por Lidia Capitani

Atualizado em 30 Set 2020.