8 livros que podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal
Seleção especial contou com a ajuda da Grow, clube de experiências literárias com foco em desenvolvimento pessoal.
Foto: Shutterstock
Segundo um ranking da Publishnews, em 2021, livros de autoajuda e negócios ocuparam nove posições entre os 20 mais vendidos do Brasil. Ainda assim, a despeito da relevância e do sucesso de público, a categoria passa longe de ser acolhida pela crítica literária.
Pensando nisso, o Guia da Semana pediu ajuda ao Grow, clube de experiências literárias com foco em desenvolvimento pessoal, que preparou uma seleção de 8 livros que realmente contribuem para o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida. Confira:
Ideias Rebeldes, de Matthew Syed
Neste livro, Matthew Syed argumenta que a inteligência individual não é mais suficiente, que a única maneira de lidarmos com problemas complexos é aproveitando o poder de nossa ”diversidade cognitiva”. "Ideias Rebeldes" é uma jornada fascinante pela ciência do trabalho em equipe. É um livro que perpassa a psicologia, a economia, a antropologia e a genética e tira lições de uma variedade surpreendente de estudos de caso, incluindo as falhas catastróficas de inteligência da CIA antes do 11 de setembro, uma quebra de comunicação no topo do Monte Everest e uma história emocionante sobre desradicalização no sul dos EUA.
Adam Grant examina a crucial arte de repensar: aprender a questionar nossas opiniões e a abrir a mente das outras pessoas, o que pode nos levar à excelência no trabalho e à sabedoria na vida.
Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do maior objetivo de todos nós: a felicidade.
A empatia assertiva consiste em importar-se pessoalmente com cada um de seus comandados. E para desenvolver uma equipe em sua plenitude, tirando o melhor de cada um dos envolvidos, é preciso conhecer como o trabalho de cada membro se encaixa em seus projetos e objetivos individuais.
Porque os generalistas vencem em um mundo de especialistas, de David Epstein
Recomendado por Bill Gates como um dos melhores livros de 2020. David Epstein explica, em "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas", como, em um mundo cada vez mais especializado, os profissionais mais valorizados e mais bem-sucedidos em suas áreas de atuação são os generalistas, aqueles que pensam fora da caixa e encontram saídas para problemas aparentemente insolúveis por meio da conexão entre áreas e ideias, a princípio, incompatíveis. "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" é um livro indispensável para todos aqueles que desejam transformar os seus interesses em múltiplas áreas em carreiras de sucesso – não importando a idade e a vivência anterior. Afinal, as experiências e a capacidade de aprender com os próprios erros são qualidades comuns a todos os grandes nomes da história, sejam eles inventores, empreendedores, esportistas ou profissionais de alta performance.
Qual é o seu problema?, de Thomas Wedell-Wedellsborg
Independentemente dos problemas que esteja enfrentando, este livro vai transformar a maneira como você os resolve. A estrutura criada por Wedell-Wedellsborg não apenas o ajudará a gerar mais ideias criativas e tomar decisões mais inteligentes, como o ensinará a se preparar para o que vem pela frente. Adam Grant, autor dos best-sellers Originais e Dar e receber; host do podcast WorkLife do TED. Prático e inteligente, Wedell-Wedellsborg nos mostra como eliminar a cegueira cognitiva e cultural que nos impede de resolver problemas difíceis em nossas empresas e em nossa vida e ele ainda torna tudo divertido. A resolução de problemas tem relação com estratégia, gestão e liderança, mas poucos profissionais recebem treinamento formal nisso. O autor criou um manual prático e acessível para explicar como contextualizar e recontextualizar problemas, o que é muito valioso para qualquer pessoa ligada a negócios ou ao governo.
Baseado no workshop revolucionário da Akimbo, lançado pelo lendário autor Seth Godin, "A Prática" irá ajudá-lo a se livrar das amarras e encontrar a coragem para fazer e compartilhar um trabalho criativo. Godin é enfático ao afirmar que o bloqueio do escritor é um mito, que a consistência é muito mais importante do que a autenticidade, e que experimentar a síndrome do impostor é um sinal de que você é um ser humano equilibrado. Acima de tudo, ele mostra o que é necessário para transformar sua paixão de uma distração privativa em uma contribuição produtiva — aquela que você sempre procurou compartilhar.
Em "Rápido e devagar: duas formas de pensar", Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.