Para além dos games, celulares e streamings, uma forma de entreter e cultivar a imaginação é mergulhar na leitura.
Fotos: Divulgação (via assessoria de imprensa - LC Agência de Comunicação)
Os novos leitores têm tomado conta do TikTok. Cada vez mais, a onda do BookTok, comunidade de leitura da rede social, impulsiona os jovens a se apaixonarem pelo mundo da literatura, principalmente quando se trata de indicações de livros young adult ou infanto-juvenil.
Pensando nisso, o Guia da Semana contou com a ajuda da VR Editora, que listou 8 livros para a geração Z se apaixonar nas férias. Confira:
Ás de espadas
Ás de espadas traz à tona temas sobre o racismo estrutural, preconceito de classe e homofobia. É uma história com protagonismo negro e LGBTQIA+: Devon e Chiamaka são personagens queer.
A série de livros Cometas da Galáxia é o único ponto em comum entre uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Ao menos, é o que Lorena, Gabriel e Stefana pensavam, até que a criadora da série vem pela primeira vez ao Brasil para o maior evento literário do país. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios. No fim das contas, o que está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas: a coragem de entender quem somos e do que gostamos.
Depois de um trágico acidente que mata seus pais e deixa sua irmã caçula, Lo, à beira da morte, Bea Denham está desesperada por um milagre. Então ele vem, na figura de Lev Warren, o carismático líder espiritual do Projeto Unidade. O homem promete salvar a garota hospitalizada, e tudo que Bea precisa fazer é acreditar.
Quando Lo finalmente acorda em sua cama de hospital, descobre que os pais estão mortos e que a irmã mais velha a abandonou para integrar o Projeto Unidade. Então, quanto mais Lo pesquisa, mais fica convencida de que a tão respeitada organização espiritual e filantrópica de que a irmã faz parte esconde segredos perversos.
Jeremy Harkiss, capitão de torcida e presidente do grêmio estudantil, não permitirá que se assumir como um garoto trans arruíne seu último ano na escola. Então, em vez de se esconder, curvando-se aos transfóbicos de plantão e à gestão conservadora do lugar, Jeremy resolve fazer barulho – e, para ele, não há melhor forma de chamar a atenção de todos do que desafiar seu popular ex-namorado, Lukas, pelo título de Rei do Homecoming, o evento anual mais importante do colégio. Lukas Rivers, estrela do futebol americano na escola e líder do comitê do Homecoming, está apenas tentando sobreviver ao caos de sua vida após perder o irmão mais velho, além de ter que superar o término do namoro de longa data.
Greg Heffley está descobrindo que conquistar fama e glória não é nada fácil. Como assistente da banda Fräwda Xeia, liderada por seu irmão Rodrick, Greg aprende que noites intermináveis, cachês inexistentes e brigas entre integrantes do grupo fazem parte do estilo de vida de um roqueiro. Será que ele conseguirá ajudar a banda a se tornar uma lenda do rock and roll? Ou passar muito tempo com o irmão e sua banda vai ser, na real, uma Fräwda Megaxeia?
Essa é uma história intensa e visceral, inspirada nas civilizações greco-romanas. A obra apresenta Mia, uma jovem que busca se aprimorar no ofício de matar: sua missão é ceifar a vida de cada um dos responsáveis por extinguir sua família quando era criança. O tom sarcástico da narrativa é um elemento extra – instiga os leitores a entrarem na atmosfera deste universo repleto de ameaças.
Quatorze jogadores. Qualquer lugar para se esconder, mas nenhum para escapar. Neste thriller os personagens terão que enfrentar um desafio – se esconder por uma semana em um parque de diversões abandonado e não ser pego. O prêmio? Dinheiro o bastante para mudar tudo.
Embora todos estejam desesperados para ganhar, a protagonista Mack tem certeza de que pode vencer seus concorrentes. Tudo o que ela precisa fazer é se esconder, e nessa habilidade ela é especialista. Mas, conforme os demais competidores começam a desaparecer um a um, Mack se dá conta de que o jogo em que se meteu é mais perigoso do que ela imaginava. Então, como única estratégia possível de sobrevivência, ela resolve unir forças com outros participantes.
Administrar as redes sociais do restaurante da família, Big League Burguer, uma grande franquia de fast-food americana, não é tarefa fácil. Ainda mais quando uma briga viraliza no Twitter: o estabelecimento é acusado de roubar a receita secreta de outra lanchonete. Ao bom estilo ‘enemies to lovers’, o leitor vai se aventurar nas brigas de Pepper Evans e Jack Campbell – não só nas redes sociais como também na escola. A autora mostra que o amor pode surgir das situações mais improváveis, inclusive em meio a guerra.