O bacalhau, além de ser delicioso e um clássico da mesa de datas comemorativas como Páscoa e Natal, também é uma opção bem saudável, já que o peixe tem pouca gordura e muita proteína.
Se você optou por servir esta delícia na sua celebração, então precisa conferir algumas dicas que o Guia da Semana reuniu. Confira 8 dicas para fazer o Bacalhau perfeito!
Compras
Compre o bacalhau num lugar de confiança onde você costuma fazer as suas compras. Evite comprar o peixe empacotado, porque o saco pode vir com rabo e barbatanas, que não servem para nenhuma receita. Além disso, não compre o peixe se ele tiver um pó branco ou amarelo, pois indica que ele não foi bem conservado.
Continua depois da publicidade
Tire a pele
Não se esqueça de retirar a pele do bacalhau antes de finalizar a sua receitinha. Depois do cozimento, ela sai bem facilmente, basta puxá-la.
O bacalhau é um peixe extremamente salgado, por isso é indicado dessalgá-lo antes de preparar a receita. O ideal é deixar as postas em uma bacia com água e gelo de um dia para o outro e trocar a água pelo menos quatro vezes.
Espinhas
Antes de começar o preparo da receita, tente retirar o máximo possível de espinhas. Desta forma, você poderá se deliciar com o peixe sem muita preocupação.
Economize no sal
Como falamos anteriormente, é preciso dessalgar o peixe. Para economizar no sal ao preparar a sua receita, você pode utilizar a última água do dessalgue para cozinhar legumes ou o arroz ou o próprio peixe.
O ponto certo
O ponto certo do bacalhau é ao ponto para mal passado. Para saber quando o cozimento alcançou este ponto, é preciso pegar o peixe e detectar quando ele começar a soltar lascas.
Congelando
Depois de dessalgado, o bacalhau pode ser congelado por até 90 dias. Corte o peixe em postas e guarde no freezer em potinhos fechados com tampa.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!