Estreou na última quinta-feira um filme que está dando o que falar. “Dunkirk”, de Christopher Nolan, recria os eventos da Segunda Guerra Mundial, quando um grupo imenso de soldados aliados foi cercado por alemães no litoral francês e teve que ser resgatado pelo mar. O longa tem sido chamado de “obra prima” e há quem compare o seu criador a outro gênio do cinema: Stanley Kubrick!
Exageros à parte, confira 7 motivos para não perder essa novidade:
1. É o novo filme de Christopher Nolan
“Dunkirk” marca o primeiro trabalho de Christopher Nolan no gênero de guerra. O diretor, que também assina o roteiro, é conhecido por explorar questões grandiosas da humanidade, como o tempo, o medo e o arrependimento, e também tem a fama de construir roteiros não-lineares que brincam com a percepção do público. Entre seus títulos mais famosos, estão “Interestelar”, “A Origem”, “Amnésia” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.
2. É, também, o filme mais curto do diretor até agora
A única exceção é o primeiro filme do cineasta, “Following”, que, com pouco mais de uma hora de duração, quase não pode ser considerado um longa-metragem. Normalmente, os trabalhos de Nolan se arrastam por muito mais do que duas horas, como as 2h49 de “Interestelar” ou as 2h44 de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. “Dunkirk”, indo na direção contrária, se conclui em 1h46.
3. O filme ganhou o selo “certified fresh” no site Rotten Tomatoes
Conhecido como o palco da vingança dos críticos, o site Rotten Tomatoes agrega textos e notas e faz uma média da aprovação dos filmes pela crítica (majoritariamente americana). Com 93% de aprovação, “Dunkirk” foi avaliado com o selo “certified fresh” e recomendado com louvor.
4. A trilha sonora é composta por Hans Zimmer (e vai te fazer chorar)
Um consenso entre as pessoas que já assistiram ao filme de Nolan é que a trilha sonora é imprescindível. Composta pelo mago Hans Zimmer (o mesmo de “O Rei Leão”, “Gladiador”, “Piratas do Caribe” e mais de 150 produções), a música dá ainda mais emoção às cenas e vai fazer você sair do cinema soluçando.
5. O elenco jovem é excepcional
Você já deve ter ouvido falar que o cantor Harry Styles está no elenco de “Dunkirk” e sua atuação, inclusive, tem sido elogiada. Mas a verdade é que, além dele, atores como Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney e Jack Lowden estão tendo sua grande chance nas telas e, juntos, têm chamado mais atenção no filme do que o elenco veterano – formado por Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance e Kenneth Brannagh.
6. É um filme com grandes chances de Oscar
Nunca é cedo para falar de Oscar e “Dunkirk”, seguramente, tem uma vaga com seu nome na cerimônia do ano que vem. Se você é do tipo que adora premiações e quer conhecer todos os concorrentes antes do grande dia, não pense duas vezes antes de comprar seu ingresso!
7. Historiadores têm elogiado a precisão dos fatos mostrados no filme
É claro que filmes sobre momentos históricos sempre incluem um ou outro elemento ficcional para tornar a trama mais atraente, mas “Dunkirk” tem sido muito elogiado por historiadores pelo cuidado com os detalhes. Desde o vocabulário até o figurino e os veículos, tudo foi pensado com base nos fatos reais e pequenas mudanças (como a cor de alguns aviões) foram feitas para facilitar a compreensão do público. Os personagens, porém, são todos fictícios, inseridos num contexto real.