Saúde e Bem-Estar
Por Jennifer de Carvalho

Conheça planta rica em proteínas e com poder terapêutico, sucesso na culinária brasileira

Além de ser nutritiva, a PANC cientificamente chamada Pereskia acuelata é fácil de ser cultivada em casa e está fazendo sucesso no Brasil.

Ao plantar a espécie Pereskia acuelata em casa, é importante posicioná-la em um espaço que recebe bastante luz do sol. (Foto: Mirian Goulart Nogueira / Shutterstock)

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) estão sendo cada vez mais usadas na culinária, além de serem cultivadas como folhas medicinais para diferentes situações. Uma dessas espécies populares é a ora-pro-nóbis (Pereskia acuelata), rica em propriedades nutritivas e fonte de muitos estudos sobre as suas funções terapêuticas.

A ora-pro-nóbis pode ser adquirida em diversos estabelecimentos, mas também é possível cultivá-la de maneira simples em casa. Segundo um estudo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), publicado no livro Tópicos Especiais em Estudos Agroecológicos na Região Sul da Bahia, o vegetal não exige muita adubação e é resistente às pragas.

Por ter origem no Brasil e em regiões tropicais da América, a planta se adapta bem a esse tipo de clima. Para quem deseja tê-la no próprio lar, seja como decoração, seja como uma fonte alimentícia, vale posicioná-la em um ambiente com bastante luz solar, quente e levemente úmido.

Como a ora-pro-nóbis é usada na alimentação?

As PANCs são espécies com aspectos que não parecem ser comestíveis, enquanto, na verdade, os vegetais ou algumas de suas partes podem ser usadas na culinária de diversas maneiras. Conforme um estudo da Universidade de São Paulo (USP), as folhas da ora-pro-nóbis possuem proteínas, minerais e vitaminas.

Os pesquisadores destacaram que a presença de proteína na planta é maior do que em alguns tipos de carnes, peixes e ovos. Ainda, a sua composição com ferro e cálcio é superior do que em vegetais como brócolis e espinafre.

Com isso, a ora-pro-nóbis serve como um ingrediente em diversas receitas. Por exemplo, a farinha da planta pode ser misturada na produção de bolos, pães e doces. Também há a possibilidade do vegetal ser implementado in natura na alimentação.

Continua depois da publicidade

De acordo com o estudo do IF Baiano, a PANC possui um fruto que pode ser utilizado para fazer sucos, geleias e, até mesmo, licores.

Vale citar que a inclusão da ora-pro-nóbis na dieta precisa ser acompanhada de uma orientação médica, para evitar possíveis problemas à saúde.

A ora-pro-nóbis na fitoterapia

A fitoterapia estuda as propriedades terapêuticas de plantas para o tratamento e a prevenção de determinadas doenças.

Conforme os pesquisadores do IF Baiano, as folhas da ora-pro-nóbis possuem características anti-inflamatórias e cicatrizantes. Outros estudos apontam o potencial da planta no tratamento da anemia, devido à presença de ferro, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Um dos cuidados com o uso terapêutico da espécie é o seu consumo exagerado, pois isso pode provocar um efeito laxante – ou seja, estimula a eliminação das fezes. Por isso, a alternativa medicinal do uso da ora-pro-nóbis também precisa ser aderida com cuidado, a partir de uma avaliação com um profissional da área da saúde.

Por Jennifer de Carvalho

Atualizado em 24 Set 2024.