Brasil, China e Colômbia são alguns dos países que têm escadarias diferenciadas.
Escadas
Dificilmente viajamos para algum lugar e reparamos nas escadas de determinado local. Normalmente são as diferentes arquiteturas, os monumentos históricos, as praias, natureza, vistas e tantos outros aspectos que nos saltam aos olhos.
Entretanto, algumas escadarias fazem de alguns países, cidades e bairros extremamente famosos justamente por seus degraus diferenciados. Por isso, o Guia da Semana lista 10 das mais famosas do mundo que você precisa conhecer. Confira:
ESCADARIA DE SANTA TERESA - BRASIL
Localizada na Rua Manoel Carneiro, no bairro de Santa Teresa, a escadaria do convento, também conhecida como Escadaria do Selarón, foi criada pelo ceramista chileno Jorge Selarón, e tornou-se um dos pontos turísticos da cidade carioca.
Continua depois da publicidade
ESCADARIA ACIMA DO MAR - ESPANHA
A escadaria fica na ilha de Gaztelugatxe e foi feita para que fosse ligada ao resto do país. Ao caminhar por seus degraus, é possível admirar as águas do Golfo da Biscaia.
ESCADA DO POÇO CHAND BAORI - ÍNDIA
A escada do Poço Chand Baori imita uma pirâmide inversa e é considerada um dos maiores monumentos da Índia. Com aproximadamente 3.500 degraus extremamente bem alinhados, é possível ter a sensação de flutuamento ao subir seus 13 andares de altura.
ESCADARIA DO CANYON PAILON DEL DIABLO - EQUADOR
Com uma vista privilegiada para uma famosa cachoeira da região, a escadaria do Canyon Pailon Del Diablo é considerada uma das atrações mais populares do local. Até hoje não se sabe quando foi construída e quantos degraus possui.
ESCADAS DE HAIKU - HAVAÍ
Com 3.922 degraus e a 850 metros de altura, a escadaria proporciona uma visão geral e de cima do Havaí. É conhecida pelos moradores da região como Escada do Céu, e foi construída durante a Segunda Guerra Mundial.
ESCADAS DA ROCHA PEÑÓN DE GUATAPÉ - COLÔMBIA
A escadaria situa-se entre a rachadura de uma pedra e tem mais de 600 degraus. Em sua base, diversos restaurantes típicos e lojas de artesanato fazem a alegria dos turistas. Ao chegar ao topo, a vista panorâmica da região compensa o medo de subí-la.
ESCADA DA PONTE MOISÉS - HOLANDA
A escada da Ponte Moisés, na Holanda, separa as águas de um rio e é a única ligação ao Fort de Roovere. Com o tempo, tornou-se uma das atrações mais cobiçadas e curiosas de lá.
ESCADARIA ESPIRAL DAS MONTANHAS - CHINA
Uma das maiores atrações chinesas, a escadaria foi criada para facilitar o acesso às montanhas de Taihang. Seu formato diferenciado proporciona aos visitantes a mesma sensação do montanhismo e exige muito esforço físico, que é compensado com a vista obtida no topo.
ESCADA POTEMKIN - UCRÂNIA
Localizada na cidade de Odessa, a escada possui 192 degraus que vão diminuindo sua largura conforme se chega ao topo. Calculada milimetricamente, produz ilusão de ótica vista de cima e de baixo. Por ter 10 patamares intermediários, quem está no topo não consegue ver os degraus e somente os patamares. Do outro lado, quem vê de baixo consegue ver apenas os degraus.
ESCADAS DA MONTANHA MÁGICA - ALEMANHA
A escada, que na verdade é uma escultura, foi chamada de Tiger e Turtle – Magic Mountain, e fica no alto de um morro na cidade de Duisburg. Feita de aço, imita uma montanha russa e faz muito sucesso entre os turistas.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!