15 intervenções artísticas que vale a pena recordar
Confira algumas das instalações urbanas que nos fazem rir e até refletir.
Arte
Reprodução
Quem não se lembra dos manequins às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, que causaram polêmica por se parecerem com pessoas reais?! Ou dos políticos afogados na França em protesto contra os problemas socioambientais?
Muitas são as intervenções artísticas e urbanas que acontecem no mundo e chamam nossa atenção, seja de forma engraçada, poética, polêmica ou para nos fazer refletir sob determinado assunto.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 15 delas que vale a pena recordar. Confira:
FOS - ESPANHA
O restaurante Rayen, localizado em Madrid, fez sucesso ao pintar sua fachada com tinta adesiva amarela, uma luminária e alguns itens decorativos. O projeto foi feito por Eleni Karpatsi, Susana Piquer e Julio Calma, e cria a ilusão de um foco de luz na porta. Uma intervenção simples, que chamou muita atenção e clientes.
Continua depois da publicidade
HUNG OUT TO DRY - ALEMANHA
Na Alemanha, durante o Festival Internacional de Artes Flurstucke, o grupo francês Generik Vapeur, famosos pela criatividade, criou a instalação para integrar uma performance musical e pirotécnica.
ÀS MARGENS DO RIO PINHEIROS - BRASIL
No Brasil, aqui em São Paulo, uma intervenção famosa aconteceu graças a Eduardo Srur, que colocou manequins em trampolins no trajeto do Rio Pinheiros. Na época, a instalação causou problemas, tendo em vista que os motoristas achavam que eram pessoas reais que fossem pular no rio.
CARS SWALLOWED - CHINA
Essa intervenção, que ficou mundialmente famosa, aconteceu em Taiwan, no edifício CMP Block. Nela, dois veículos foram engolidos (ou estão nascendo) pela grama, depende da interpretação de cada um.
HOT WITH THE CHANCE OF LATE STORM - AUSTRÁLIA
Infelizmente o Brasil não possui os lindos carrinhos de sorvete que outros países têm como tradição. Em Sydney, o Glue Society inspirou-se no sorvete derretido para fazer uma instalação no festival Sculpture by the Sea.
GREEN INVADERS - CANADÁ
Que tal entrar em um jogo de video game? Essa foi a proposta da intervenção feita por Yves Caizerques, em Toronto, no ano de 2012. No festival Nuit Blanche, o artista instalou luzes que lembravam o jogo Space Invaders, famoso na época.
POPPED UP - HUNGRIA
Durante a feira Art Market Budapest, em Budapeste, o artista Ervin Loránth Hervé criou a Popped Up, onde um homem gigante surgia do gramado.
AQUÁRIOS - EUROPA
Os artistas Benedetto Bufalino e Benoit Deseille fizeram das antigas cabines telefônicas, incríveis aquários espalhados pela cidade. O projeto acontece durante anos e circula por vários países da Europa.
STOR GUI KANIN - SUÉCIA
Na Suécia, o artista holandês - já famoso por seus animais gigantes - deixou um coelho amarelo de 13 metros de altura em frente a igreja St. Nicolai. Para conseguir fazer o transporte, precisou da ajuda de mais de 20 pessoas.
WAITING FOR CLIMATE CHANGE - FRANÇA
Na França, o incrível artista Isaac Cordal criou minúsculos políticos e os afundou em poças d'água pela cidade de Nantes. A instalação era uma crítica aos problemas socioambientais debatidos na época.
MEANING IS OVERRATED - EUA
As intervenções urbanas de Mark Jenkins já são conhecidas no mundo todo, principalmente as polêmicas. Em Meaning is Overrated, ele colocou pessoas falsas nas ruas em situações surpreendentes, como uma menina na beira do parapeito de um prédio, para alertar contra o alto índice de suicídios, um homem boiando em um rio e uma menina dormindo numa cama, no meio de uma rua.
UMBRELLA SKY PROJECT - PORTUGAL
Na cidade de Águeda, um céu de guarda-chuvas encantou as pessoas de Portugal. Feito pela Sextafeira Produções, a instalação espalhou-se pela internet e em poucos dias já ficou conhecida no mundo todo.
ABANDONED TELEVISIONS - MIAMI
A intervenção foi feita pelo designer e fotógrafo Alex Beker, que sempre que via uma televisão abandonada na rua se lembrava, automaticamente, da programação que assistia na infância. Assim, passou a colocar imagens de séries antigas nos aparelhos que encontrava, trazendo para quem as via, uma sensação absolutamente nostálgica.
TROUBLIN DUBLIN - DUBLIN
Feita pelos artistas super criativos Filthy Luker e Pedro Estrellas, os tentáculos infláveis gigantes saíam de prédios fazendo uma alusão fantasiosa e instigando a fantasia dos pensamentos de quem passava por eles.
HOMEM DE GELO - ALEMANHA
Feita pelo brasileiro Néle Azevedo, a intervenção aconteceu em Berlim, onde em um protesto contra efeitos do aquecimento global, levou mil homens de gelo para as escadarias do Gendarmenmarkt.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!