10 patrimônios históricos culturais para conhecer em São Paulo
Confira alguns dos locais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Patrimônios históricos
Divulgação
Recentemente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conhecido como IPHAN, tombou o Conjunto Arquitetônico do SESC Pompéia, localizado na Zona Oeste. O local é a segunda obra de Lina Bo Bardi na lista dos patrimônios nacionais e, pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 bens protegidos que você precisa conhecer.
Coleções do Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.
Continua depois da publicidade
Igreja de São Miguel Paulista
Vista de fora, a igreja não revela a imensidão e dimensão de sua relevância histórica, artística e cultural. Fundada em 1560 pelo Padre José de Anchieta, com o intuito de evangelizar os índios guaianazes recém estabelecidos na região, foi um dos primeiros edifícios tombados pelo IPHAN, em 1938.
Em 2006, com a ajuda da Petrobrás, da Votorantin e também do Banco Itaú, houve uma nova reforma e restauração do local.
Mosteiro e Igreja da Imaculada Conceição da Luz
A pequena capela, muito procurada por fiéis e viajantes que transitavam pelo caminho, conservou-se até 1729, permanecendo abandonada até meados deste século, quando, por iniciativa da irmã Helena Maria do Sacramento e do frei Antônio Sant’Ana Galvão, foram realizadas obras de ampliação, recebendo a denominação de Convento de Nossa Senhora da Luz da Divina Providência. Paredes de taipa foram reforçadas, o madeiramento substituído e alguns cômodos construídos. No terreno foi construído o atual edifício do mosteiro cujas obras duraram cerca de 48 anos. Edificada em taipa de pilão, a igreja possui duas fachadas, a mais antiga, voltada para o centro e, a mais recente, para a Avenida Tiradentes. Em 1970, a ala esquerda, restaurada, foi ocupada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Casa de Cultura Tatuapé
A Casa do Tatuapé é uma construção em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, que se diferencia de outros exemplares remanescentes do período colonial por apresentar telhado de apenas “duas águas”. Décadas depois, foi adquirida pela Prefeitura, que a restaurou, mas, com o intuito de evidenciar características da época de sua construção, conservou-se nos cômodos o piso em “terra batida”.
Edifício da Casa Grande do Sítio dos Morrinhos ou Chácara de São Bento
Construído em 1702, é um complexo arquitetônico que possui uma casa e outras construções anexas. Foi, originalmente, uma propriedade rural e hoje, completamente restaurado, além de funcionar como um dos principais museus da cidade, também está instalado o Centro de Arqueologia de São Paulo.
Casa do Sítio Mirim
O que resta da preciosa Casa do Sítio Mirim são, na verdade, seus fragmentos. Construída por volta de 1750, em taipa de pilão, hoje faz parte de uma praça pública em São Miguel Paulista.
Seu tombamento aconteceu em 1973 e, infelizmente, pouco se fez por sua conservação. Assim, a cada ano que passa os fragmentos se tornam menores.
Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. O local comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul, tombada pelo IPHAN. São artistas brasileiros e estrangeiros em um acervo que cobre desde o século 19 ao 20.
Acervo do Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, conhecido como MAC/USP, é uma instituição ligada ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária, voltado à produção artística nacional e estrangeira. Conta com cerca de 10 mil obras - entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais - consistindo em um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais.
Estação da Luz
Uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo é também um dos prédios mais admirados pelos paulistas. A estação ainda abriga o Museu da Língua Portuguesa e o Expresso Turístico.
Conjunto Arquitetônico Sesc Pompéia
O Sesc Pompéia é considerado um marco na arquitetura brasileira, segundo o IPHAN, principalmente por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, feitas por Lina Bo Bardi. Hoje, é tido como um dos centros de cultura e convivência mais importantes de São Paulo.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!