Confira um roteiro especial para quem gosta de experiências peculiares.
Foto: Shutterstock
Nem todo museu explora a alta cultura, expõe maravilhosas obras de arte ou revela grandes feitos da História. Alguns deles têm pretensões mais simples e preferem focar em aspectos mais exóticos da vida humana.
Objetos inusitados ou uma incrível experiência subaquática – o Guia da Semana listou 10 museus inusitados para você conhecer ao redor do mundo - afinal, nem só de Dalí e Picasso vive uma pessoa curiosa. Confira e planeje sua próxima viagem:
Museu Falológico Islandês | Reykjavík, Islândia
Você pode, se quiser, chama-lo de Museu do Pênis, porque é isso que ele é. O museu em Reykjavík, capital da Islândia, começou em 1974 quando seu dono ganhou um pênis de boi. Hoje, o lugar guarda quase 300 exemplares dos órgãos de mais de 90 espécies de mamíferos. Sem falar das algumas réplicas de humanos e objetos relacionados ao tema.
Continua depois da publicidade
Museu de Relacionamentos Terminados | Zagreb, Croácia
As pessoas normais costumam ficar tristes depois do fim de um relacionamento e querem esquecê-lo o mais rápido possível. Outras pessoas gostam de se lembrar de seu sofrimento e, algumas, aparentemente, decidem erguer um museu em Zagreb para que todos possam apreciar histórias de relacionamentos que não deram certo. O acervo reúne vídeos, objetos que um dia foram fruto de uma paixão que acabou mal e até um machado que uma ex-namorada usou para destruir a casa do rapaz que terminou com ela.
Museu do Sexo | Amsterdã, Holanda
Fundado em 1985, o museu é um dos mais visitados de Amsterdã e de toda a Holanda – que tem muitos museus, talvez até mais inusitados que esse. Se você tiver mais de dezesseis anos e estiver disposto a pagar cinco euros, você terá a oportunidade de apreciar anos e anos de história da sexualidade humana em meio a um acervo que inclui artefatos, fotos, pinturas e gravações que narram como o ser humano mudou em suas relações sexuais desde Cleópatra até os dias de hoje.
Museu Submarino de Cancún | Cancún, México
Que tal visitar um museu em que, para entrar, você precisa vestir uma roupa de mergulho, colocar um tanque de oxigênio nas costas e mergulhar? Visitantes desse museu, fundado em 2009 em Cancún, podem apreciar mais de 500 esculturas de pessoas em tamanho real. Uma boa notícia é que todas as obras são feitas com um material amigável ao ecossistema oceânico, o que significa que, um dia, ele será tomado pela vida marinha, entre peixes e corais, sem prejudica-los. Para os menos aventureiros, existe a opção de apreciar a galeria subaquática através do fundo de vidro de um barco.
Museu dos Frascos de Sal e Pimenta | Gatlinburg, EUA
A essa altura desta lista você já deve ter aceitado que existe gente com gosto para tudo. E por qual razão não existiria um museu dedicado aos amantes de saleiros e frascos de pimenta? Fundado em Gatlinburg, uma pequena cidade no Tennessee, por uma antropóloga fascinada pelo estudo de recipientes para condimentos, a galeria conta com mais de 22 mil exemplares – uns mais peculiares que outros. Na saída, você pode comprar uma réplica dos que gostou mais e leva-la para a sua própria cozinha.
Museu do Esgoto | Paris, França
Por que visitar o Louvre ou o D’Orsay se você pode passar seu tempo em Paris visitando um museu dedicado ao esgoto? A maravilhosa cidade francesa guarda em seu subterrâneo muitos túneis escuros, entre trens e esgotos, e, alguns deles, viraram museu. Explore essas catacumbas provincianas enquanto descobre um pouco mais sobre a história dos esgotos parisienses.
Museu da Coleira de Cachorro | Kent, Reino Unido
Você tem um cachorro há mais de dez anos e nunca nem pensou em trocar a coleira dele porque ela lhe serve muito bem? Nunca deu problemas? Bom, tem gente que acha essencial ter uma coleção delas. Uma atração do Castelo de Leeds, na Inglaterra, o Museu da Coleira do Cachorro cobre cinco séculos de história dos adereços caninos e guarda um acervo de mais de 130 coleiras raras e valiosas. Quem sabe você não encontra por lá uma inspiração vintage para dar um up no look do seu amiguinho peludo?
Você vê cabelo todo dia, mas você realmente presta atenção nos cabelos que você vê todo dia? Não? Então que tal tirar um dia de sua próxima viagem à Turquia para isso? Avanos fica na região da Capadócia e, depois de um daqueles famosos passeios de balão, passe pelo Museu do Cabelo, que guarda uma coleção de cabelos de mais de 16 mil mulheres. Não achou estranho suficiente? Então saiba que as mechas ficam presas nas paredes de cavernas, ao lado do nome das antigas donas.
Museu do Macarrão Instantâneo | Ikeda, Japão
Quantas vezes um cup noodles não salvou sua vida naqueles momentos de fome em que a geladeira estava vazia e já era tarde demais para sair de casa e comprar algo? Muitas? Então, em sua próxima viagem ao Japão, não deixe de visitar a cidade de Ikeda e prestar uma homenagem à estátua de Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo, no Momofuku Ando Instant Ramen Museum – ou Museu do Macarrão Instantâneo mesmo. Lá você encontra diversas embalagens que contam a história dessa iguaria, além de uma cozinha onde você pode escolher o seu sabor preferido e em três minutos matar a fome.
Museu Internacional das Privadas | Nova Deli, Índia
A história das privadas não é exatamente uma conversa de bar, e é quase certeza de que você nunca ouviu alguém debatendo o assunto no ônibus. Mas se a curiosidade sobre o tema lhe dominar, entre em um avião para Nova Deli e visite o Museu Internacional das Privadas. São muitos exemplares em muitos estilos – o mais antigo data de milhares de anos antes de Cristo. A instituição, na verdade, tem uma nobre intenção: debater e alertar sobre a importância do saneamento básico.