11 receitas veganas irresistíveis que vão surpreender o seu paladar
Um mix de sabores incríveis e zero ingredientes de origem animal porque eles não fazem falta.
Foto: Shutterstock
As criações gastronômicas evoluíram bastante nos últimos anos e hoje existe uma lista de receitas veganas deliciosas para matar a fome. O que antes era considerado inusitado, como o pensamento de cozinhar sem nenhum ingrediente de origem animal, hoje é algo prático e que não deixa a desejar no quesito sabor.
Dos bons docinhos a pratos ótimos para uma refeição completa, se aventure entre as panelas e temperos testando essas receitas veganas:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Hommus
Ingredientes
250 g de grão-de-bico cru
1 folha de louro
300 g de pão sírio pequeno
½ xícara de azeite
1/3 de xícara de água do cozimento do grão-de-bico
3 colheres (sopa) de suco delimão-siciliano
2 dentes de alho
1 cebola pequena picada
uma pitada de cominho em pó
uma pitada de sal
Pinoli e sementes de cominho a gosto
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho em água suficiente para cobrir os grãos por uma noite. No dia do preparo, escorra a água e lave os grãos. Transfira para a panela de pressão com água suficiente para cobrir o grão-de-bico, adicione o louro, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após o início da pressão. Espere sair a pressão. Em seguida, preaqueça o forno a 180 °C. Corte os pães em quatro pedaços, transfira-os para uma forma coberta com papel-alumínio e leve ao forno por 10 minutos ou até dourarem ligeiramente. Retire e reserve.
Quando a pressão sair, abra a panela e escorra os grãos, reservando a água para usar depois também em sopas, pastas, caldos e refogados. Transfira os grãos para o liquidificador e bata com os demais ingredientes (reserve um pouco de pignoli e também das sementes de cominho). Ponha em uma cumbuca e regue com um fio de azeite. Decore com o pignoli e as sementes de cominho reservadas. Mantenha na geladeira coberto com filme de PVC até servir. Sirva com as torradinhas de pão sírio.
Legumes e temperos refogados e picados de sua preferência (cebola, alho poró, cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, etc).
Óleo vegetal (para fritar)
Modo de preparo
Junte o azeite de oliva e o caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione a farinha de trigo e mexa muito bem. Deixe a mistura esfriar. Quando estiver manuseável, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove até a massa ficar bem lisa. Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda. Coloque o recheio dentro da cestinha e puxe as bordas unindo-as e modelando um “biquinho”. Empane as coxinhas, passando cada uma primeiro pela farinha de trigo, depois pelo caldo de legumes e finalmente na farinha de rosca. Depois é só fritar.
2 xícaras (de chá) bem cheias de mandioquinha (batata baroa) picada (cerca de 300g)
1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce (aproximadamente 200g)
1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo (aproximadamente 50g)
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
1/4 de xícara (de chá) de água
5 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir
Modo de preparo
Antes de tudo, cozinhe a mandioquinha. Em uma panela com água fervente, coloque a mandioquinha picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse as mandioquinhas ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.
Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!
500g de massa de sêmola tipo espiral [aquela cobrinha com furo no meio]
3 xícaras de batata inglesa picada
1 xícara de cenoura picada
2 cebolas pequenas
1/3 de xícara de azeite de oliva
1 xícara de castanha de caju crua
1 colher de chá de alho picadinho
1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon
1 colher de sopa de sal marinho
1 colher de chá de pimenta preta moída na hora
1 colher de chá de pimenta caiena
Suco de 1/2 limão
2/3 de xícara de panko
1 colher de chá de páprica
Modo de preparo
Cozinhe a massa em água com sal até que esteja al dente. Este é um passo importante, já que a massa vai ser gratinada no forno. Escorra a massa e reserve.
Em uma panela média/grande, coloque as batatas, cenouras e cebolas picadinhas. Cubra com água e leve ao fogo médio até que cozinhem e fiquem beeem macias a ponto de serem facilmente esmagadas com um garfo. Não escorra a água! Ela será usada daqui a pouquinho! Enquanto os legumes cozinham, bata no liquidificador as castanhas com alho, azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta preta e caiena até que obtenha uma pasta espessa, porém lisa. Ainda no liquidificador, acrescente os vegetais cozidos juntamente com a água que restou do cozimento. Bata bem por cerca de 3 minutos ou até que seu creme de “queijo” esteja liso e lindo. Prove um pouquinho e, se necessário, corrija o sal e a pimenta. Coloque a massa cozida em um refratário e cubra com o molho. Dê uma cutucada nos cantinhos principalmente, pra ter certeza de que todas as partes da massa estarão envoltas no molho de “queijo”. Por fim, polvilhe uma camada de panko misturado com páprica sobre a massa e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que o molho esteja borbulhante e o panko bem sequinho.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e frite a cebola, até murchar. Não deixe queimar. Acrescente o alho picado e frite mais um pouco. Adicione o palmito ao refogado e cozinhe por uns 2 minutos. Em seguida, acrescente os cogumelos picados. Nessa receita usei o Paris mas você também pode usar o Shiitake, fica muito bom, também. Agora vem uma dica das boas: vamos flambar nossos ingredientes. Jogue o rum por cima e incline a panela, de modo que a chama entre em contato com a mesma. Vai rolar aquele foguinho, que perfumará lindamente nosso strogonoff. Feito isso, acrescente a passata de tomate (pode usar extrato também), a mostarda e tempere com sal e pimenta do reino. Você pode colocar mais ou menos sal, se preferir. Reduza a chama para fogo baixo e cozinhe por 5 minutos.
Por fim, acrescente o creme de leite e mexa bem. Cozinhe mais 5 minutos e está pronto o seu strogonoff.
Aquecer previamente o forno em temperatura alta por cerca de 15 minutos enquanto corta os ingredientes. Adicionar metade do azeite em uma forma junto com 3 dentes de alho e galhos de alecrim. Levar ao forno por 10 minutos. Retirar do forno a forma com o azeite quente, tirando o alho e acrescentando o restante dos ingredientes. Mexendo bem espalhando os temperos. Levar ao forno por cerca de 50 minutos mexendo na metade do tempo. E ao retirar, adicionar as azeitonas.
400g de grão de bico cru (não substitua por cozido ou enlatado!)
1 cebola pequena
1 punhado de salsinha fresca picada
2 colheres de sopa de farinha de grão de bico
2 colheres de sopa de cominho
1 colher de sopa de coentro
1 1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta preta
1/2 colher de chá de pimenta vermelha
Óleo vegetal para fritar
Modo de preparo
Deixe o grão de bico cru de molho em água de um dia para o outro (eu sempre deixo durante a noite). Escorra a água e coloque tudo em um processador de alimentos ou em um liquidificador (demora mais, mas é possível). Adicione todos os outros ingredientes e bata até que fique com uma consistência de massa, mas que você ainda veja alguns pedacinhos de grão de bico, ou cebola etc. Não bata demais pois ele pode se transformar em uma pasta. Passe para um bowl, cubra com plástico filme e deixe descansando na geladeira por 1 hora. Após o descanso é só fazer as bolinhas e fritar. Eu sempre frito com um fiozinho de azeite mas dá para fritar em imersão ou até mesmo assar. Para assar é sempre a 200°C de 10 a 15 minutos
Misture todos os ingredientes da almôndega, molde as bolinhas (4-5 cm de diâmetro) e coloque em uma forma untada com óleo para assar a 180ºC por 30 minutos. Para o molho, refogue a cebola e o alho no azeite até dourarem e acrescente o tomate picado. Quando o tomate estiver se desmanchando, adicione o molho de tomate, confira o tempero e junte as almôndegas delicadamente ao molho. Dependendo do ponto da lentilha, você pode precisar de menos ou mais aveia. Quanto mais cozida e com menos caldo estiver a lentilha, menos aveia você irá precisar para dar liga!
3 xícaras de abóbora cozida (pode substituir por lentilha, feijão ou grão-de-bico cozido e amassado!);
1 cebola picada;
2 dentes de alho amassados;
sal, pimenta, e hortelã a gosto.
Recheio
2 xícaras de folhas de ora-pro-nóbis (pode substituir por espinafre, brócolis, escarola, etc);
1 tomate grande picado;
½ cebola picada;
2 dentes de alho;
sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e confira o tempero. Coloque metade da massa na fôrma, depois o recheio, e tampe com a outra metade da massa. Você pode fazer traços na diagonal para deixar um visual mais bonito! Asse a 250°C até ficar douradinho.
Recheio
Refogue a cebola e o alho até dourarem. Acrescente o tomate e a ora-pro-nóbis e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo.
No liquidificador, bata o açúcar, a paçoquinha, o leite de coco e o leite de amendoim até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por 4 horas. Em seguida, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar. Retire da geladeira cinco minutos antes de servir e sirva-o decorado com o amendoim.
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ganhar mais consistência, isso demora geralmente 30 minutos. Depois, deixe esfriar e coloque em potinhos individuais de servir e leve para a geladeira.