10 receitas gastronômicas feitas com vinho para apreciar a bebida além da taça
A bebida é amplamente explorada no universo da gastronomia, dando um toque de sabor e requinte único às receitas.
Receitas
Fotos: Shutterstock
Vinho é uma bebida tão boa, mas tão boa, que pode ser apreciada tanto na taça quanto no prato! A bebida é amplamente explorada no universo da gastronomia, dando um toque de sabor e requinte único às receitas. Se você quer incorporar o fermentado à sua culinária, você veio ao lugar certo.
Confira 10 receitas gastronômicas feitas com vinho e prepare-se para apreciar a bebida além da taça:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
Medalhão ao molho madeira e champignon
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1/5 xícara (chá) de consomê de carne
2 cálices de vinho madeira
Sal e pimenta a gosto
1 kg de filé mignon limpo
2 colheres (sopa) de manteiga
200g de cogumelo paris (é o champignon que não foi colocado na conserva).
Modo de preparo:
Aqueça a manteiga e incorpore a farinha de trigo. Leve ao fogo, adicione o consomê de carne e deixe ferver. Adicione o vinho e tempere com sal e pimenta. Corte os cogumelos em lâminas e adicione ao molho. Corte o filé mignon em medalhões com espessura de 3cm e tempere com sal e pimenta. Derreta as 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela de fundo grosso, passe os medalhões na frigideira em fogo alto até obter o posto desejado da carne. Monte a travessa com os medalhões e cubra com o molho.
Risoto de presunto parma com queijo brie e vinho tinto
Ingredientes:
2 xícaras de arroz carnaroli
1 cebola roxa picada
1 colher de sopa de aipo picado
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite
1 taça de vinho tinto
1 litro de caldo de legumes
200g de queijo brie e cubos largos
100g de presunto de parma em tiras finas
60g de manteiga
50g de parmesão ralado
Modo de preparo:
Refogue a cebola, alho e aipo no azeite. Quando estiverem completamente transparentes, adicione o arroz (sem lavar). Doure bem o arroz nesse refogado. Quando o arroz estiver completamente brilhante, em fogo médio, adicione o vinho. Mexa bastante enquanto o vinho se mostrar presente, espere que ele seja completamente
absorvido e evaporado antes de seguir para o próximo passo. Com o vinho evaporado, adicione de concha em concha o caldo de legumes, até que sinta que o grão do arroz está levemente tenro. Adicione então, em fogo baixo, o restante dos ingredientes e deixe terminar o cozimento.
Ingredientes:
300g de carne para cozinhar picada em pequenos cubos e limpa (contra filé, coxão mole ou músculo)
4 colheres de molho de tomate
1 cálice de vinho tinto
½ cebola pequena
2 dentes de alho
3 colheres de manteiga
Azeite, sal e pimenta a gosto
Farinha de trigo
Modo de preparo:
Com papel toalha, pressione a carne para retirar a umidade até que ela fique sequinha. Em uma panela que possa ser levada ao forno, coloque a manteiga e 1 colher de azeite. Frite metade da carne em fogo médio até dourar. Retire a carne da panela e reserve-a em outro refratário. Coloque a outra metade e frite. Retire a carne e reserve-a também. Na mesma panela, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola e o alho picado. Volte a carne para a panela, salgue e coloque o molho de tomate e o vinho.
Adicione 2 xícaras de água fervendo na panela da carne e misture. Leve ao forno preaquecido a 180º e deixe por cerca de 1 hora (olhando sempre para evitar que a carne perca toda a água e queime). Retire a panela do forno com cuidado. Se tiver secado demais o molho, coloque mais água, leve ao fogo médio e adicione uma ou duas colheres de farinha caso o molho fique muito ralo, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e está pronto.
Bruschetta de cebolas caramelizadas ao vinho com queijo brie
Ingredientes:
Dois pães italianos ou baguetes francesas
5 ou 6 cebolas grandes cortadas à la Julienne (tiras finas)
300ml de vinho tinto
6 colheres de sopa de açúcar mascavo (caso use o cristal, diminua para 4 colheres);
Manteiga ou azeite para dourar as cebolas;
Queijo brie em fatias finas.
Modo de preparo:
Aqueça uma panela em fogo médio e refogue as cebolas com o azeite ou manteiga, mexendo de vez em quando, até que murchem. Acrescente o açúcar e deixe derreter. Em seguida adicione o vinho até cobrir as cebolas e deixe reduzir, mexendo no final para que não grude na panela. Tempere com uma pitada de sal.
Ligue o forno a 200ºC. Corte os pães em fatias de espessura média a fina e arrume-os em um tabuleiro. Coloque as cebolas sobre os pães usando um garfo, com cuidado para que não fiquem cheios demais. Finalize com as fatias de queijo brie por cima e leve ao forno por cerca de 5 a 7 minutos ou até que o queijo derreta e o pão adquira crocância, mas sem ressacar.
Ingredientes:
6 ossobucos de vitela ou boi
⅓ de xícara de azeite
¼ de xícara de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ½ xícara de vinho tinto
2 colheres de sopa de raspas de limão
5 colheres de sopa de salsinha picada.
Modo de preparo:
Aqueça a panela em fogo médio com a manteiga e o azeite. Passe os pedaços de ossobuco em farinha de trigo e, quando a espuma da manteiga baixar, coloque-os na panela. Eles podem ficar bem apertados, mas não sobrepostos. Se necessário, use duas panelas. Doure a carne dos dois lados e tempere com sal e pimenta. Junte o vinho tinto e tampe a panela. Abaixe o fogo e cozinhe a carne por 2 horas a 2 horas e meia, até ficar macia. Depois de 10 a 15 minutos, quando começar a secar, junte ⅓ de xícara de água quente. Não deixe de verificar a panela durante o cozimento, acrescentando água quando necessário. A carne estará pronta quando começar a desgrudar do osso. Transfira-a para uma travessa e, na panela, finalizar o molho. Aumente o fogo para médio e acrescente o limão e a salsa, cozinhando por 1 minuto, sempre mexendo o fundo da panela para liberar os resíduos. Caso haja muito líquido, deixe reduzir. Sirva a carne com o molho.
Ingredientes:
2 e ½ xícaras de café de arroz arbóreo
2 colheres de manteiga + 1 para finalizar
1 cebola pequena
1 xícara de chá de funghi secchi
1 taça de vinho tinto seco
2 litros de caldo de carne ou de legumes
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Coloque o funghi secchi de molho em água filtrada e deixe ele hidratar, por cerca de 30 minutos. Escorra e reserve a água e fatie o funghi em tiras. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente o funghi secchi e deixe refogar, depois acrescente o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Junte também a água do funghi que você reservou e mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto. Acerte o sal. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Está pronto, sirva sem demora para o risoto não secar e bom apetite!
Ingredientes:
3 colheres de manteiga com sal
1 cebola ralada
½ litro de leite
½ litro de água
300 g de fubá dissolvido em água
sal à gosto
pimenta-do-reino moída na hora
salsinha a gosto
1 colher de queijo parmesão ralado
Para o molho:
1 colher de sopa de manteiga com sal
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
1 taça de vinho tinto seco
1/2 xícara de chá de água filtrada
1 cubo de caldo de carne
2 xícaras de funghi chileno seco
2 colheres de sopa de salsinha
Modo de preparo:
Em uma frigideira alta, frite a cebola ralada na manteiga até que esteja dourada. Acrescente o leite e a água. Dose o sal e aguarde a fervura. Acrescente o fubá e mexa constantemente. Abaixe o fogo e deixe cozinhando lentamente por aprox. 40 minutos, mexendo sempre, até que a polenta atinja o ponto certo, quando a colher permitir que você enxergue o fundo da frigideira. Desligue. Acrescente o queijo ralado, a pimenta do reino, a salsinha, mexa bem e tampe a frigideira enquanto prepara o molho. Inicie o preparo do molho refogando a cebola e o alho na manteiga até que estejam transparentes. Acrescente o vinho tinto e o funghi (pique alguns e deixe outros inteiros). Acrescente o caldo de carne, a água, abaixe o fogo e mexa de vez em quando, até o molho reduzir e engrossar. Quando estiver pronto desligue, salpique a salsinha, ajuste o sal se necessário e sirva sobre a polenta cremosa. Salpique salsinha picada antes de levar à mesa, um verdinho sempre dá um charme ao prato.
Ingredientes:
1 pedaço de Lagarto - aproximadamente 1,2 kg
2 colheres (de sopa) de óleo
2 cebolas (usei a roxa, mas pode usar qualquer uma)
3 dentes de alho
1 xícara (de chá) de vinho tinto (usei o seco)
1 xícara (de chá) de água quente
1 colher (de sobremesa) de sal
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
Coloque o óleo na panela de pressão e deixue esquentar bem. Doure a carne de todos os lado, sem furar e sem ficar mexendo muito. Acrescente as cebolas cortadas em rodelas e o alho amassado. Deixe murchar a cebola e dourar um pouco o alho. Acrescente o vinho e a água. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela de pressão e depois que começar a chiar, abaixe o fogo e deixe 30 minutos. Depois que tirar a pressão, retire a carne acrescente um pouquinho de água e deixe o molho apurar um pouco. Fatie a carne e sirva com o molho que ficou na panela de pressão.
Massa
240g de manteiga em temperatura ambiente
240g de açúcar
4 ovos
300ml de vinho tinto
240g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de noz moscada
1 pitada de canela em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
130g de chocolate amargo ralado (ralei no processador)
Calda
100ml de água
60g de açúcar
250ml de vinho tinto
Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma pasta lisa. Adicione os ovos e continue batendo. Acrescente o vinho tinto, misturando levemente com um batedor manual. Junte a farinha peneirada e bata até obter uma massa lisa. Adicione as especiarias, o cacau e o fermento de uma vez só, batendo tudo à mão e acrescente o chocolate ralado. Despeje a massa numa forma média de furo no meio e leve ao forno a 170 °c /180 °c por aproximadamente 1 hora.
Em uma panela, aqueça a água e o açúcar, misturando até ficar homogêneo. Desligue o fogo e adicione o vinho. Espere até atingir a temperatura ambiente. Jogue a calda no bolo ainda morno e deixe esfriar para servir.
Ingredientes:
4 unidades de pera portuguesa
½ garrafa de vinho tinto
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
100 gramas de canela em pó
Modo de preparo:
Descasque as quatro peras e cozinhe no vinho tinto com o açúcar e a canela por 20 minutos. Enfeite com um ramo de hortelã e, se preferir, sirva com sorvete de creme.