12 receitas deliciosas para agradar seu pai no almoço de Dia dos Pais
Um agradinho bem delicioso pra deixar o paizão com um sorriso enorme e o estômago forrado.
Foto: Shutterstock
O Dia dos Pais 2018 cai no dia 12 de agosto, segundo domingo do mês, e a data é o momento perfeito para mostrar ao seu 'super-herói da vida real' como o amor que você sente por ele é imenso! E como qualquer pessoa que adora comer, é óbvio que seu paizão não vai achar ruim se você aproveitar a data para conquista-lo pelo estômago, rs. Por isso, coloque a mão na massa e capriche no rango.
Confira 12 receitas deliciosas para um almoço de Dia dos Pais. São boas dicas para não gastar tanto tempo na cozinha e arrasar no sabor:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Risoto de Camarão
Ingredientes
300 gramas de camarão limpo
1 xícara de chá de vinho branco seco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ unidade pequena de cebola picada
1 xícara de chá de arroz tipo carnaroli
3 xícaras de chá de caldo de legumes fervente
1 colher de sopa de manteiga gelada
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
Ciboulette picada para polvilhar no final
Modo de preparo
Em uma tigela coloque o camarão, ½ xícara (chá) de vinho e reserve por 30 minutos. Escorra. Em uma panela aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio e doure os camarões. Retire e Reserve. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite, em fogo médio, coloque a cebola e doure levemente. Acrescente o arroz, junte o vinho restante e cozinhe, mexendo de vez em quando, até evaporar o álcool. Adicione o caldo de legumes fervente, aos poucos, mexendo depois de cada adição. Espere até que o caldo seja completamente absorvido antes de adicionar mais caldo. Quando o arroz já estiver cozido, desligue o fogo e acrescente, a manteiga, o queijo parmesão, o sal, as raspas e o suco do limão, os camarões reservados e misture delicadamente. Polvilhe a ciboulette e sirva em seguida.
1 xícara (chá) de Proteína Texturizada de Soja para Carnes CAMIL
1 xícara (chá) de Água quente
300 gramas de Carne Moída
2 unidades de Dentes de alho amassados
1 colher (chá) de Sal
1 colher (sopa) de Salsinha picada
1 unidade de gema de ovo batida
25 unidades de ovo de codorna cozidos
Clara de Ovo para empanar
Farinha flocada para empanar (Panko)
Óleo
Modo de preparo
Em um liquidificador coloque a proteína de soja e bata até triturar bem. Transfira para uma tigela, junte a água quente e misture. Reserve por 15 minutos para hidratar. Escorra a proteína de soja e coloque em uma tigela. Junte a carne, o alho, o sal, a salsinha e a gema, e misture até obter uma massa homogênea. Envolva cada ovo de codorna com essa massa. Empane na clara e na farinha flocada para empanar. Aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos até dourarem levemente. Sirva a seguir. Em um liquidificador coloque a proteína de soja e bata até triturar bem. Transfira para uma tigela, junte a água quente e misture. Reserve por 15 minutos para hidratar. Escorra a proteína de soja e coloque em uma tigela. Junte a carne, o alho, o sal, a salsinha e a gema, e misture até obter uma massa homogênea. Envolva cada ovo de codorna com essa massa. Empane na clara e na farinha flocada para empanar. Aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos até dourarem levemente. Sirva a seguir.
3 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Modo de preparo
Molho vermelho:
Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e acrescente o alho. Doure mais um pouco a cebola e o alho, acrescente a polpa, o leite e o louro, deixando ferver por 3 minutos. Abaixe e deixe apurar por aproximadamente 20 minutos no fogo baixo. Verifique o sal. Coloque mais se for necessário e reserve.
Molho branco:
Aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Misture a farinha com o leite. Acrescente no refogado e mexa até engrossar um pouco. Verifique o sal. Coloque mais se for necessário e reserve.
Montagem:
Molho vermelho – massa – molho branco – presunto – queijo – molho vermelho – massa. Continue essa sequência até terminarem os ingredientes, finalizando com molho branco. Salpique o queijo ralado e leve ao forno coberto com papel alumínio por 12 minutos, depois retire o papel e deixe até gratinar.
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa panela, coloque 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Enquanto a água ferve, prepare o molho. Num recipiente que vá ao forno, misture o creme de leite com 1 colher de queijo ralado e tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar metade do tempo indicado na embalagem. Esse é o segredinho para ele não ficar empapuçado. Com cuidado, escorra a água e transfira o macarrão para o recipiente refratário com o molho. Misture bem e polvilhe com o queijo ralado restante. Leve ao forno por 15 minutos. Retire com a ajuda de uma luva térmica. Prepare-se para devorar esta delícia!
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Unte a frigideira (que tem que ser antiaderente) com um pouquinho de azeite ou óleo para fazer o primeiro disco, para os demais não precisa. O recheio é um refogado de carne moída, com os ingredientes que você gostar. Alho, cebola, cheiro verde e extrato de tomate, por exemplo.
Lave bem as batatas e fure a casca com um garfo, e leve para cozinha por cerca de 15 minutos no micro-ondas em potencia alta ou até que fique macia porém ainda firme (não pode virar purê) Em uma panela frite o bacon até dourar e reserve. Na mesma panela suja de bacon refogue o alho poró no azeite até que fique murcho, junte o tomate sem semente, frango cozido e desfiado e tempere com sal, pimenta, paprica doce. Junte cerca de 4 colheres (sopa) da água de cozimento do frango ou caldo de frago e deixe cozinhar até que essa água seque e o tomate tenha desmanchado. Junte o milho, bacon, o cream cheese ou requeijão e misture bem para ficar bem cremoso, desligue o fogo e reserve. Assim que a batata estiver pronta apoie ela em um papel toalha, alumínio ou manteiga para não se queimar e faça um corte em cruz, aperte as pontas para que ela abrae remova um pouco da polpa da batata, salgue, adicione o recheio, queijo e leve para aquecer no forno ou no micro-ondas até que o queijo derreta.
Deixe os pães de molho no leite por aproximadamente 15 minutos. Junte o ovo a farinha, o sal e o tempero a gosto, amasse bem até que fique uma massa consistente, cubra e deixe descansar por 1 hora. Leve ao fogo uma panela com água e sal e deixe ferver. Usando uma colher de chá molhada vá jogando pequenas porções da massa na água. Quando a massa subir, retire e coloque no escorredor de macarrão. Em seguida jogue água fria para não grudar. Sirva com o molho da sua preferência.
Em uma panela, coloque o açúcar mascavo e a água e leve ao fogo brando até obter uma calda.
Deixe esfriar.
Em um recipiente, misture a farinha integral e o fermento, o chocolate em pó, o cravo e a canela. Reserve. Enquanto isso, numa batedeira, bata o mel com o leite, o óleo e as gemas em velocidade alta por 3 minutos. Junte a calda de açúcar reservada e mexa bem. Desligue a batedeira e acrescente a mistura de farinha reservada. Misture até ficar homogêneo e incorpore delicadamente as claras em neve. Coloque em um forma redonda de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que, espetando um palito no centro, este saia limpo.
Cobertura:
Ferva, em fogo baixo, o creme de leite com o gengibre por 5 minutos. Retire do fogo e junte os chocolates picados, misturando bem. Adicione a manteiga e mexa. Cubra todo o bolo.
1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
3 ovos inteiros
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de água
Modo de Preparo
Primeiro, bata os ovos no liquidificador. Acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente. Derreta o açúcar na panela até ficar moreno, acrescente a água e deixe engrossar. Coloque a calda em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima. Asse em forno médio por 45 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água e coberta de papel alumínio. Deixe esfriar e desenforme.
Derreta a manteiga sem deixar ferver. Bata os ovos levemente com um garfo. Numa tigela misture todos os ingredientes secos (açúcar, farinha e chocolate). Despeje aos poucos os ingredientes molhados (ovos e manteiga). Misture bem até formar uma massa. Despeje numa forma retangular untada até ficar uniforme. Coloque no forno médio pré aquecido por exatos 30 minutos.
Em uma panela misture a água, 1 colher de sopa de açúcar, o sal e o óleo. Leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e misture a farinha de trigo. Mexa bem, até formar uma bola com a massa. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico estrela grande. Em outra panela, coloque óleo para fritar e leve ao fogo médio-baixo (3 a 4cm de óleo é o suficiente). Quando o óleo estiver bem quente (mas sem formar bolhas), esprema um pouco de massa (aproximadamente 10cm de comprimento) no óleo e corte com uma tesoura. Frite no máximo 3 por vez. Frite até ficar dourado. Transfira o churros frito para um papel absorvente. Em seguida, passe o churros na mistura de açúcar com canela. Repita o processo com o restante de massa. Sirva o churros com creme de avelã, ganache, doce de leite ou o complemento que preferir.
Leve as gemas, o creme de leite, o leite condensado, o leite, o amido de milho e o suco de limão até o fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e reserve. Misture a a margarina com o açúcar e a farinha ate ficar uma massa. Unte uma fôrma de aro removível 25cm de diâmetro coloque a massa no fundo da forma apertando bem. Bata as claras em neve, e vá acrescentando o açúcar até que fique firme. Espalhe o creme em cime da massa e cubra com a cobertura das claras em neve. Levar ao forno por 20 minutos até dourar. Polvilhe a raspa de limão. Deixe gelar e sirva.