De personagens reais a heroínas da cultura pop, inspire-se com estas mulheres poderosas.
Dia Internacional da Mulher
A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, Kathryn Bigelow, EUA, 2012) (Foto: Divulgação)
Durante muito tempo, mulheres foram representadas como meros acessórios no cinema - como mães, esposas ou amigas que indicam o caminho para o protagonista, sempre cercadas por homens e sem nenhum controle sobre as próprias vidas. Mas nem todas as personagens são assim e, com um pouco de garimpo, é possível encontrar grandes protagonistas em todos os gêneros, da ação ao drama, da biografia à comédia.
O Guia da Semana selecionou 16 títulos que giram em torno de mulheres fortes, independentes e complexas, e que são verdadeiras inspirações para o público feminino e masculino. Confira:
Agnus Dei
Uma médica francesa da Cruz Vermelha atende ao chamado de uma freira para resolver uma situação espinhosa: num convento polonês, a maioria das freiras estão grávidas ou já morreram dando à luz, após sucessivas invasões de soldados de ambos os lados do conflito.
Continua depois da publicidade
Mil Vezes Boa Noite
O drama ficcional do diretor norueguês Erik Poppe mostra o conflito de uma fotojornalista para equilibrar a insegurança de sua família com a necessidade de trabalhar em ambientes de guerra, que são sua especialidade.
De Cabeça Erguida
Catherine Deneuve vive uma juíza francesa que, ao longo de dez anos, encontra o mesmo menino repetidamente em seu escritório: uma criança negligenciada pela mãe que se transformou num jovem delinquente. Tentando reeducá-lo enquanto é tempo, ela o encaminha para diferentes tutores e instituições, evitando ao máximo a prisão.
A Incrível História de Adaline
Blake Lively interpreta uma mulher que, desde que sofreu um acidente envolvendo um carro e uma tempestade, parou de envelhecer. Apesar do privilégio de viver mais de 100 anos com saúde e aparência de jovem, Adaline não se permite ter relacionamentos duradouros e teme que a descoberta de seu segredo coloque em risco sua vida e de sua filha.
Frida
Salma Hayek interpreta a artista plástica Frida Kahlo na biografia que mostra como ela canalizou a dor de uma deficiência e de seu casamento tempestuoso em sua obra.
Jogo Perigoso
Numa tentativa de reacender o fogo no casamento, Gerald e Jessie viajam para sua casa de campo, num fim de semana em que nenhum vizinho ou jardineiro estará por perto, para realizarem algumas fantasias sexuais dele. Chegando lá, ele algema a esposa na cama e sofre um ataque cardíaco.
My Happy Family
Uma mulher de 52 anos choca sua tradicional família na Geórgia ao anunciar que vai sair de casa, onde vive com os pais, marido e filhos, para morar sozinha.
A Hora Mais Escura
Maya é uma agente da CIA cuja primeira experiência que trabalha no interrogatório brutal de prisioneiros após os ataques da Al Qaeda no 11 de Setembro. Ela tem como missão descobrir o paradeiro do seu líder, Osama Bin Laden, e finalmente suspeita que sabe onde ele está.
Jackie
Natalie Portman dá vida à primeira-dama americana nos dias que se seguiram ao assassinato de seu marido, o presidente John F. Kennedy, narrando o seu ponto de vista da história a um repórter enquanto revive os momentos mais intensos de sua vida.
A Incrível Jessica James
Jessica James é uma aspirante a dramaturga vivendo em Nova York, que acabou de terminar um relacionamento. Quando ela começa a sair com outro homem, os dois descobrem que podem ter muito em comum, apesar de todas as diferenças.
Kill Bill (Partes 1 e 2)
A Noiva acorda após passar quatro anos em coma. A criança que ela carregava no ventre desapareceu e ela sabe exatamente quem são os culpados. Agora, ela vai buscar vingança de cada um dos assassinos que a traíram – de um time do qual ela já fez parte.
Malala
O documentário “Malala” mostra a vida de Malala Yousafzai, uma garota de 15 anos que foi ferida num ataque do Talibã, no Paquistão, por usar sua voz para exigir educação as para mulheres de sua região.
O Sorriso de Monalisa
Uma professora de arte tenta ensinar suas alunas, numa escola conservadora e só para mulheres nos anos 50, a questionarem seus papéis sociais e seus valores.
Nise: O Coração da Loucura
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
Ela Quer Tudo
Na comédia dirigida por Spike Lee, Nola Darling é uma jovem que cultiva três relacionamentos ao mesmo tempo. Os três querem que ela assuma um compromisso exclusivo com cada um deles, mas ela não aceita ser “propriedade” de um único parceiro. O filme ganhou recentemente uma série original Netflix, mas a versão original também está no catálogo.
As Sufragistas
Se hoje a palavra “empoderamento” virou lugar-comum, é graças a essas mulheres que, entre o final do século XIX e início do XX, lutaram pelo direito ao voto no Reino Unido.
20 heroínas imbatíveis do cinema
Conheça as protagonistas mais fortes dos filmes de ação e aventura
20 filmes com mulheres fortes para você se inspirar
Confira obras que trazem personagens marcantes e nos dão uma verdadeira aula de vida
10 países mais seguros (e outros 10 mais perigosos) para mulheres viajarem
Afinal, viajar sozinha é uma forma de se autoconhecer e de se redescobrir!