10 países mais seguros para as mulheres viajarem sozinhas
Afinal, viajar sozinha é uma forma de se autoconhecer e de se redescobrir!.
Viagem
Foto: Shutterstock
É cada vez maior o número de mulheres que decidem viajar e explorar o mundo sozinhas! Para aquelas que querem fazer parte deste grupo, a dica é começar marcando viagens para países que de alguma forma transmitam segurança, para aos poucos ir pegando confiança e, quem sabe, adotar essa prática para a vida toda. Afinal, viajar sozinha é uma ótima oportunidade de autoconhecimento e amadurecimento, que só uma experiência dessas pode te proporcionar!
Por outro lado, existem países que não são tão receptivos, seja por violência, cultura ou intolerância. Sem falar que nesses países o número de jovens mochileiras é menor, o que faz com que o apoio e vivência sejam mais difíceis.
Levando em conta o índice de violência, qualidade de vida e segurança dos países ao redor do mundo, a Forbes elaborou uma lista com países seguros para mulheres viajarem sozinhas! Com base nessa lista, o Guia da Semana te conta um pouco mais sobre cada um desses destinos. Confira:
ISLÂNDIA
Ao pensar em um destino para suas próximas férias, a Islândianem passa pela sua cabeça,certo? - errado! O país do gelo, localizado no norte do planeta, é um lugar incrível e extremamente surpreendente. Como se não bastasse tanta beleza, o local é considerado o país mais feminista do mundo!
A capital Reykjavík e suas cores tornam a paisagem alegre e amenizam o tom monocromático da cidade de gelo. A dica é ficar hospedada por lá e ir fazendo viagens curtinhas para explorar regiões próximas.
Continua depois da publicidade
BÉLGICA
A Bélgicaé o destino perfeito para quem gosta de conhecer cidades históricas! Com muitos museus, edifícios de época e castelos medievais, o destino é um prato cheio para explorar e descobrir curiosidades. O país é considerado um dos mais pacíficos de toda a Europa e desde o final da Segunda Guerra Mundial resolveu se declarar neutro em relação aos conflitos externos.
Para conhecer o melhor da Bélgica, a dica é explorarBruxelas, sua capital. Por lá, a boa gastronomia casa perfeitamente com a pequena cidade história. Andar por suas ruas de paralelepípedo é como visitar um museu a céu aberto. Por estar próxima de outros países da Europa, pode ser uma boa opção para incluir no roteiro de um mochilão, por exemplo.
CANADÁ
De acordo com o Índice Mundial da Paz, oCanadá é o oitavo país mais seguro do mundo, sendo o único das Américas entre os primeiros colocados. Aliado com políticas que favorecem as mulheres, o local é o destino perfeito para viajar e explorar lugares maravilhosos.
A sua capital, Toronto, recebe viajantes do mundo inteiro e é repleta de passeios bem interessantes. Para quem curte fazer viagens curtinhas partindo de lá, a cidade de Hamilton e as Cataratas do Niágarasão ótimas opções de roteiros.
HOLANDA
Como não se apaixonar pela Holanda? O país das flores e moinhos é um daqueles destinos charmosos que todo mundo tem vontade de conhecer. Para somar a isso tudo, a Holanda é considerada um dos países mais liberais do mundo e um dos que dão mais direitos à comunidade LGBT.
Ao passar por lá, não deixe de conhecer Amsterdã, capital do país. Andar de bicicleta, museus dos mais diversos estilos e passear pelos canais são algumas das opções. Um outro ponto positivo é que dá para fazer vários passeios bate e volta e conhecer cidades como Utrecht e Haarlem.
SUÍÇA
De todos os países da Europa, a Suíça se destaca por possuir paisagens inigualáveis e cidades tão charmosas que fica difícil não se apaixonar. Quem viaja para lá sabe que vai encontrar um cenário digno de conto de fadas, sem mencionar que o país é considerado um dos mais neutros da Europa, afinal, é lá que está a Sede das Nações Unidas!
Para quem quer conhecer um pouco sobre a cultura do país, a dica é conhecer Zurique. A cidade é daquelas que agrada a todos os gostos: turistas culturais, fashionistas, apaixonados por arquitetura ou até mesmo quem ama uma boa gastronomia. Tudo isso porque o destino abriga mais de 50 museus, ruas especializadas em lojas de grifes, ótimos restaurantes e inúmeros clubes e baladas!
ÁUSTRIA
AÁustria é um daqueles destinos que muitas vezes não aparece no roteiro dos viajantes, mas que deveria ser um dos lugares obrigatórios. Com opções de roteiros apaixonantes tanto no inverno quanto no verão, quem desembarca por lá encontra roteiros multiculturais que agradam até os mais exigentes.
Para quem gosta de explorar a história, Viena é o destino ideal. Conhecida como a capital da Música, a cidade apresentou ao mundo nomes como Beethoven e Mozart. Seja para visitar seus palácios, se perder na quantidade de arte de seus museus ou até mesmo assistir a um espetáculo, certamente Vienavai te surpreender.
AUSTRÁLIA
Como se suas belezas naturais não fossem motivo suficiente para visitar a Austrália, o país é um dos que têm o menor índice de criminalidade de todo mundo, fator que fez com que Melbourne fosse considerada uma das melhores cidades para se viver!
Sidney, capital da Austrália, é um dos destinos preferidos dos brasileiros! Isso porque a cidade apresenta um clima parecido com o do nosso país e oferece praias paradisíacas junto de uma cidade recheada de atrativos. Para deixar tudo ainda melhor, por lá encontramos muitos brasileiros, fato que ajuda bastante na hora de se enturmar.
NOVA ZELÂNDIA
Ocupando um dos primeiros lugares na lista do Índice Global da Paz, a Nova Zelândia é o melhor lugar para quem gosta de aventura e de paisagens surreais. Com um índice de violência bem pequeno, quem viaja para lá só tem que se preocupar em curtir muito o destino.
A cidade de Auckland é considerada a maior da Nova Zelândia e o destino principal dos aventureiros que desembarcam no país. A cidade urbana fica a apenas trinta minutos de atrações imperdíveis, como praias, trilhas e ilhas. Some tudo isso a um clima ensolarado, à cultura polinésia e à paixão pela gastronomia, vinhos e compras de alto requinte. Em outras palavras, a cidade possui tudo o que você precisa e agrada a todos os gostos!
DINAMARCA
A Dinamarca encabeça a lista de países onde a população é mais feliz! Para tal resultado foi levado em conta fatores como qualidade de vida, segurança, liberdade, saúde e vida política. Tratando-se de um país de primeiro mundo, os turistas que viajam para lá encontram um ambiente perfeito para curtir uma viagem tranquila.
Copenhagen, a capital da Dinamarca, é um dos principais destinos turísticos do país. Famosa por ter um transporte público de qualidade - é muito fácil se locomover por lá sem gastar muito -, a cidade conta ainda com pontos turísticos recheados de histórias: palácios, igrejas, museus e jardins encantadores.
FINLÂNDIA
A Finlândia é um dos países mais seguros do mundo, com um baixíssimo índice de criminalidade. O destino é a pedida certa para quem gosta de neve e muito frio. Por lá, uma das atrações principais é a possibilidade de avistar a Aurora Boreal.
Helsínque, capital do país, pode não ter inúmeros monumentos importantes e famosos, mas ainda sim, é um destino que vale a visita. Outro ponto positivo de visitar a cidade é sua proximidade com lugares incríveis, como Tallin, capital da Estônia.