Está chegando à capital paulista mais uma edição da maior mostra de cinema da cidade: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, a 41ª Mostra trará cerca de 300 filmes, selecionados entre festivais do mundo todo e com os tradicionais “achados”, que o público só encontra ali.
Todos os anos, o festival elege um artista icônico para assinar a arte do pôster que acompanhará toda a programação e, desta vez, quem faz as honras é o artista plástico chinês Ai Weiwei – conhecido tanto por suas obras visuais e audiovisuais quanto pelo ativismo político, que já o fez ser preso e perseguido pelo governo de seu país. Para o cartaz, Weiwei apresenta duas mãos dadas, que podem representar tanto um aperto de mãos cortês quanto um ato de ajuda e resgate (pois as mãos estão na vertical).
Além do significativo pôster, a Mostra também revelou alguns dos títulos que comporão o aguardado line-up deste ano, cuja lista completa só deverá ser revelada às vésperas da abertura. O mais recente filme de Ai Weiwei, “Human Flow”, será exibido ao público, detalhando sua jornada para compreender a crise dos refugiados. Também integra a programação o vencedor do Festival de Toronto, “Três Anúncios Para Um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, Martin Mcdonagh), com Frances McDormand e Woody Harrelson, sobre uma mãe que decide pressionar as autoridades a resolverem o assassinato de sua filha por meio de mensagens em outdoors.
Outro destaque é o esperadíssimo “Happy End”, novo filme de Michael Haneke sobre, também, a crise dos refugiados. O filme ainda não foi exibido em nenhum país, mas parece apostar no tom sarcástico típico do diretor alemão. Também será apresentado no evento o vencedor da Palma de Ouro deste ano, o sueco “The Square”, de Ruben Östlund (cujo longa anterior, “Força Maior”, também foi exibido na Mostra de SP). O filme é o candidato sueco ao Oscar 2018 e é um dos favoritos até agora.
Quem também chega a São Paulo é o novo trabalho de Agnès Varda, diretora que será premiada em 2018 no Oscar pelo conjunto da obra. Seu longa, “Visages Villages”, tem sido intensamente elogiado pela crítica internacional e narra a viagem da diretora ao lado de um jovem fotógrafo para capturar as delicadezas da vida rural francesa.
A Mostra ainda promete fazer um panorama do cinema suíço, incluindo uma retrospectiva do diretor Alain Tanner e, para a habitual sessão ao ar livre, no parque do Ibirapuera, está prevista a projeção do clássico mudo "O Homem Mosca", de 1923.
Confira todos os filmes confirmados para a 41º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo até agora:
Três Anúncios Para Um Crime (Martin McDonagh)
O Outro Lado da Esperança (Aki Kaurismäki)
Human Flow (Ai Weiwei)
Visages Villages (Agnès Varda)
Loving Vincent (Dorota Kobiela e Hugh Welchman)
The Square (Ruben Östlund)
O Homem Mosca (Fred C. Newmeyer e Sam Taylor, 1923) *sessão ao ar livre no Ibirapuera
Mulheres Divinas (Petra Volpe)
Happy End (Michael Haneke)
Radiance (Naomi Kawase)
Felicité (Alain Gomis)
Custody (Xavier Legrand)
Scary Mother (Ana Urushadze)