Descubra quem são os atores e atrizes que escreveram seus próprios papéis.
Talentosos
A Lei da Noite (Foto: Divulgação)
O roteirista é uma das figuras mais injustiçadas do cinema. Quase sempre, o público reconhece os nomes dos atores e, de vez em quando, do diretor, mas o profissional responsável por amarrar a história e desenvolver personagens e diálogos tende a ser uma figura invisível. Mas e se aqueles rostos que você conhece tão bem também forem responsáveis pelo roteiro? Pois é: muitos atores e atrizes também se aventuram na direção, na produção e até no roteiro – escrevendo papéis que eles julgam mais interessantes para si mesmos e outros atores.
Conheça 10 filmes escritos pelos próprios atores protagonistas e surpreenda-se:
Casamento Grego - Nia Vardalos
Você pode não ter percebido, mas a comédia “Casamento Grego” (assim como sua sequência) foi escrita por sua protagonista, a carismática Nia Vardalos. A atriz também escreveu a comédia romântica “Eu Odeio o Dia dos Namorados”, que marcou sua estreia na direção.
Continua depois da publicidade
A Lei da Noite - Ben Affleck
O drama de máfia estrelado por Ben Affleck foi escrito por ele mesmo, que adaptou o livro de Dennis Lehane e também dirigiu a versão para os cinemas. O trabalho de Affleck na direção já é famoso, especialmente por conta do vencedor do Oscar “Argo”, mas o ator também já escreveu diversos roteiros – incluindo o dos filmes “Gênio Indomável” (assinado em parceria com Matt Damon), “Medo da Verdade” e “Atração Perigosa”. Atualmente, Affleck trabalha no roteiro do filme-solo do Batman, que será protagonizado por ele.
Boa Noite e Boa Sorte - George Clooney
George Clooney não é só um rostinho bonito em Hollywood, mas também é um roteirista e diretor competente. Ele já foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Roteiro, pelos dramas “Boa Noite e Boa Sorte” e “Tudo Pelo Poder”, ambos estrelados por ele. Clooney também escreveu as comédias “Caçadores de Obras Primas” e “Suburbicon” e colaborou no roteiro de “Gravidade”.
O Presente - Joel Edgerton
Nos últimos anos, o ator Joel Edgerton tem surpreendido ao mostrar seu talento atrás das câmeras. Em “O Presente”, ele atua como diretor, roteirista e ator. Outros roteiros assinados por ele incluem “Segredos de Um Crime”, “Em Busca da Justiça” e a adaptação, ainda em produção, do romance “Boy Erased”.
Gênio Indomável - Matt Damon
Já que falamos em “Gênio Indomável”, aproveitamos para lembrar que o protagonista do filme, Matt Damon, também é um dos roteiristas (ao lado de Ben Affleck). Damon tem o hábito de fazer parcerias com outros atores e também assinou os roteiros de “Terra Prometida” com John Krasinski e “Gerry”, com Casey Affleck.
Manhattan - Woody Allen
Woody Allen sempre trabalhou como autor de seus próprios filmes e, especialmente no início da carreira, também foi seu próprio protagonista. Um dos seus filmes mais famosos é “Manhattan”, mas você também pode ver o diretor/roteirista/ator em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar”.
Rocky: Um Lutador - Sylvester Stallone
Provavelmente, o maior motivo pelo qual você (e praticamente todo o mundo) ama Sylvester Stallone não é seu talento para a atuação, mas sim seus roteiros. Foi ele, acredite, que escreveu as franquias completas de “Rocky” (com exceção de “Creed) e “Rambo”, além dos cultuados “Falcão – O Campeão dos Campeões”, “Risco Total” e “Os Mercenários” (nesse último, ele dividiu o crédito com outros roteiristas em toda a trilogia).
Cidadão Kane - Orson Welles
Um dos maiores filmes de todos os tempos marcou o início brilhante da carreira de Orson Welles – como ator, como diretor e como roteirista. Foi pelo último, aliás, que ele ganhou o único Oscar de sua carreira, mas “Cidadão Kane” está longe de ser seu único trabalho importante. No IMDB, Welles soma 60 títulos como roteirista e quase 130 como ator, além de 54 na direção. Entre os destaques, estão a adaptação de “Macbeth”, de Shakespeade, e o suspense “A Marca da Maldade, ambos escritos e estrelados por ele.
Um Lugar Silencioso - John Krasinski
O ator John Krasinski, mais conhecido pela série “The Office”, está arrancando elogios por seu novo trabalho – o suspense “Um Lugar Silencioso”, protagonizado, dirigido e escrito por ele (em parceria com outros dois roteiristas). Krasinski também escreveu “Terra Prometida”, junto com Matt Damon, e uma comédia chamada “Brief Interviews with hideous men”, baseada em contos de David Foster Wallace.
Razão e Sensibilidade - Emma Thompson
Talvez você não conheça esse talento oculto de Emma Thompson, mas a atriz britânica tem um talento especial para a escrita. É dela o roteiro adaptado de “Razão e Sensibilidade” e, também, das comédias “Nany McPhee, a Babá Encantada” e “O Bebê de Bridget Jones”.
Além de Westeros: 20 filmes que mostram o outro lado dos atores de Game of Thrones
Conheça outros papéis interpretados pelos principais atores da série
10 Atores que fazem sempre os mesmos papéis
Confira os atores que não conseguem fugir de si mesmos na hora de atuar
Antes e depois: como estão os atores que fizeram sucesso em séries dos anos 90
Surpreenda-se com as mudanças dos atores que marcaram nossa infância e adolescência