No embalo das festas, as pessoas costumam exagerar no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos podem ser percebidos no dia seguinte, quando surge a famosa ressaca.
Os sintomas físicos são representados pelas dores de cabeça e de estômago, perda de apetite, diarreia, mau-humor, aumento da pressão sanguínea e sensibilidade à luz.
O organismo fica intoxicado e precisa de um tempo para se recuperar. Mas você pode dar uma forcinha para o seu corpo melhorar com mais rapidez. Saiba quais alimentos e líquidos ajudam a evitar ou a curar uma ressaca daquelas.
Ah! E lembre-se: em muitos casos, os analgésico só pioram a situação, irritando o estômago e provocando problemas gástricos.
» Bebida e Comida
Nunca beba de estômago vazio, misture bebidas, durma pouco antes de beber, fume e ingira comidas gordurosas. O indicado é sempre comer alimentos de fácil digestão antes, durante e depois de beber. A água também deve estar presente, em abundância.
» No Dia Seguinte
(Foto: Bete Duarte)
- Descanse para recarregar as energias;
- Comece o dia com um bom café da manhã, com frutas ricas em potássio, como banana e kiwi, e ovos, mas evite as gorduras;
- A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação, além de energéticos e isotônicos, jé que eles hidratam o seu organismo;
- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras, dando preferência às sopas e caldos.