Depois de 31 dias, a maratona gastronômica de botequins chegou ao final premiando o Bar do Magrão, no Ipiranga, como melhor petisco de São Paulo. O evento, que nasceu em Belo Horizonte e acontece em várias cidades simultâneas no Brasil, fez esse ano sua primeira edição na capital paulista, e contou com 53.197 votos, a segunda maior votação do país (perdendo somente para Belo Horizonte).
>> Veja o imperdível dos bares do Comida di Buteco SP
>> Confira os drinks para tomar no inverno
>> Conheça algumas cervejas para o outono-inverno
Luiz Antônio Sampaio, dono do bar, não escondeu a alegria e chorou ao ser chamado no palco para ganhar a premiação. “Ganhar o primeiro Comida di Buteco em São Paulo, sendo que São Paulo é considerado a capital gastronômica do mundo, é maravilhoso!”.
Perguntado sobre qual o segredo para um petisco campeão, que no seu caso foi o Escondidinho de Bacalhau (bacalhau refogado, purê de batata, salpicado com azeitona e pimentas), respondeu sem hesitar. “É muito amor, dedicação e prazer em servir, como todos os bares tiveram. Isso é muito legal”
Dona Felicidade conquistou o vice-campeonato com o bar Tiro Liro
Na segunda colocação ficou o petisco Bacaninho, do bar Tiro Liro, de Perdizes (Zona Oeste). Já o terceiro lugar foi para o Bar Lewis, na Lapa (Zona Oeste), com uma porção de Pancetta. Oscar da Silva, do Lewis Bar, confessou. “A minha felicidade já era grande por estar participando, jamais esperaria chegar aonde cheguei, mas dedico aos meus funcionários”.
Em Santana, o Bar Bambu chegou em quarto com o Bolinho Santa Terezinha e o do Chopp do Alemão completou o pódio com o pastelzinho de carne seca. Outro vencedor de 2012 foi o Bar do Luiz Nozoie, que teve a maior média de votação por garçom.
A Panceta é feita com carne fresca da barriga do porco, acompanhado de salsa levemente apimentada com toque especial do chefe
Ao todo, 49 bares, sendo quase 10 por região, representaram a diversidade da culinária botequeira de São Paulo. Entre elas, italiana, japoneses, alemães, portugueses, nordestinos, mineiros, entre outras.
Para o ano que vem, o organizador do concurso e gastrônomo Eduardo Maya, já adiantou que os petiscos terão que ser novidades e precisam ter em sua composição mandioca e linguiça.