6 bares e restaurantes imperdíveis no bairro Santa Tereza
Saiba o que fazer num dos bairros mais badalados de Belo Horizonte.
Noite
Divulgação
Berço da boemia em Belo Horizonte, não é de hoje que o bairro Santa Tereza é um dos principais símbolos culturais da cidade. Com seu conjunto arquitetônico único, que resistiu ao avanço da verticalização da capital e que remete a um certo clima de cidade de interior, o bairro foi e ainda é palco de inúmeras manifestações culturais.
Basta lembrar que o Clube da Esquina, que revelou artistas mineiros como Milton Nascimento, Fernando Brant e Lô Borges, nasceu no cruzamento das ruas Paraisópolis e Divinópolis. Também foi ali que surgiram Sepultura e Skank, na década de 1980. Mais recente, o renascimento do carnaval de rua também passa por seus caminhos e praças. Além disso, não é exagero considerá-lo um dos principais polos gastronômicos de BH, já que reúne diversos bares e restaurantes que fazem a alegria de moradores e turistas.
Este cantinho da zona leste de BH leva a tradição a sério: um exemplo é o Bar do Orlando, o mais antigo da capital, que permanece aberto no bairro Santa Tereza desde 1919. Outro é o Bar do Bolão, que, de tão tradicional, se tonou ponto turístico da cidade. Também por isso boa parte do bairro, inclusive seus estabelecimentos, foi tombada como Patrimônio Cultural da cidade em 2015.
Engana-se, porém, quem acha que o bairro, também chamado pelos frequentadores de Santê, vive só de passado: ele também está aberto e abraça um novo público, descolado e moderninho, como a geração de jovens empreendedores que vêm renovando a cena local. Conheça seis bares e restaurante imperdíveis no bairro Santa Tereza!
Bocaiúva
O ambiente é como um quintal de casa e é tratado exatamente assim por clientes fieis, que acolheram o bar como extensão de seus lares. A ordem, ali, é se sentir à vontade entre amigos. Peça pelos combos, que trazem pequenas porções de petiscos variados.
Endereço: Rua Paraisópolis, 550
Continua depois da publicidade
Bar do Bolão
Existem vários endereços do famoso Rei do Espaguete espalhados pela capital. O mais querido é o ponto em frente à praça Duque de Caxias. Como aos fins de semana só fecha depois das 5h da manhã, tornou-se uma parada obrigatória pós-balada. Além do espaguete, os de estômago mais forte podem querer encarar um Rochedão (arroz, feijão, batata frita, bife e ovo) no fim da noite.
Endereço: Rua Mármore, 391
Parada do Cardoso
Não é exagero dizer que se trata da pizzaria mais criativa de BH. Afinal, onde mais pode ser encontrada uma redonda feita com batata doce e peito de frango para marombeiros? A tradição mineira também acabou em pizza - neste caso, de feijão tropeiro.
Endereço: Rua Dores do Indaiá, 409
Bitaca da Leste
Não se intimide pelo pequenino tamanho do lugar: ali, o melhor é curtir a calçada, no melhor estilo de Santê. Misto de bar e empório, tem como trunfo os produtos de charcutaria (bacon, carne de sol, linguiças) produzidos na própria casa. Também oferece mercadorias garimpadas no interior de Minas, como doces, queijos, farinhas e cachaças. Como não existe um cardápio fixo, cada visita é um pretexto para conhecer um prato diferente.
Endereço: Rua Salinas, 2.421
Birosca S2
Ponto de encontro de jovens descolados, o restaurante mistura ares de boteco e casa de vó. O ambiente é ideal para ser curtido em grupo, mesmo porque os melhores pratos são para compartilhar, como as lasanhas (a cada estação, o cardápio muda para receber ingredientes da época). Dica: a água filtrada é cortesia da casa e existem promoções para ciclistas que chegarem em duas rodas.
Endereço: Rua Silvianópolis, 483
Temático
Comandado pelo pernambucano Bené, tem como atração o encontro dos sabores mineiros com o tempero nordestino. Aqui, os quitutes têm nomes como “Fenômeno e o Barraco de Chantilly” e o “Lupião e os Rolos no Planalto”.
Endereço: Rua Perite, 187.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!