6 vilas de pescadores para conhecer no verão e pagar menos na hospedagem
Lugares maravilhosos que mostram que as experiências mais simples são as mais incríveis!.
Viagem
Foto: Shutterstock
Já pensou em se desconectar 100% da tecnologia e se aventurar em praias paradisíacas e vilarejos rústicos? Espalhados pelo Brasil estão alguns lugares secretos e escondidos que são refúgios ideais para quem quer relaxar e fugir do tumulto das grandes cidades. Por serem mais rústicos, esses locais costumam ter hospedagens mais baratas, além de comidas e passeios que cabem no bolso.
Fazer trilhas, conhecer cachoeiras, praias desertas e, ao fim do dia, admirar um céu lotado de estrelas são apenas alguns dos atrativos desses vilarejos tranquilos! O Guia da Semana fez uma lista com 6 deles! Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
PRAIA DO BONETE (ILHABELA)
Considerada uma das praias mais bonitas (e desertas) do Brasil, a Praia do Bonete em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é um daqueles destinos obrigatórios para quem ama natureza e lugares paradisíacos. A aventura começa antes mesmo de chegar ao local, já que é preciso percorrer uma trilha de cerca de 12 km (4 a 5 horas) que parte da Ponta da Sepituba e passa por dentro da mata fechada, encontrando diversas cachoeiras e piscinas naturais. Outra alternativa é pegar um barco da Praia do Curral até o destino.
Ao chegar na praia, o visitante se depara com uma vila de pescadores com vista paradisíaca: águas cristalinas e limpas. Por lá, é possível encontrar casas de pescadores e algumas casas de veraneio um pouco mais afastadas. Além disso, existe uma boa infraestrutura (sem luxos) com algumas pousadas, restaurantes, bares e lanchonete. A energia elétrica é feita através de geradores, ou seja, wifi e máquina de cartão não funcionam - leve sempre dinheiro.
Continua depois da publicidade
PRAIA DO SONO (PARATY)
A belíssima e deserta Praia do Sono, em Paraty, atrai aventureiros e fãs de uma praia paradisíaca. Por estar localizada longe das estradas, essa praia é uma das mais bem cuidadas e bonitas do litoral da Rio-Santos. Para chegar a esse paraíso escondido, é necessário pegar uma trilha de 3 km (a pé) desde o Condomínio Laranjeiras (Rio-Santos) ou pegar um barco em Paraty- empresas realizam esse trajeto.
Por lá, é possível encontrar alguns campings e pousadas rústicas, além de restaurantes e bares. Partindo do final da Praia do Sono, logo após o rio, começa a trilha para a Praia dos Antigos - são cerca de 2 km de caminhada que revela uma outra praia deserta e praticamente intocada. Indo um pouco mais além, fica a Praia do Antiguinhos, igualmente bonita e reservada. Também é possível fazer o passeio para a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila.
POUSO DO CAJAÍBA (PARATY)
Se você quer conhecer lugares quase desconhecidos, precisa visitar Pouso do Cajaíba, no litoral sul de Paraty. A Enseada do Pouso, a cerca de 2 horas de barco de Paraty, possui belas praias e uma região totalmente preservada por uma Reserva Ecológica. Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores com pouco mais de 300 metros de extensão. Habitada por uma pequena vila de pescadores, a praia tem seu acesso restrito (apenas por barco), o que faz do lugar o perfeito refúgio para quem busca tranquilidade e um belo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho.
Para conhecer a vizinha Praia da Cajaíba,que é a praia que tem mais opções de restaurantes (bem simples, em geral servindo prato feito), casas de pescadores para alugar, espaço para camping e gerador para energia elétrica, basta pegar um barquinho.
ICARAÍ DE AMONTADA (CEARÁ)
No badalado litoral do Ceará ainda existe um lugar quase intocado e paradisíaco: a Praia de Icaraí de Amontada, a 220 km de Fortaleza, conta com belas enseadas desérticas, onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Ventos fortes tornaram o local um dos principais points do kite-surf - espécie de esporte aquático que conta com a ajuda do vento.
Por lá não existe sinal de celular, mas algumas pousadas contam com wi-fi. Restaurantes e bares a beira-mar completam o vilarejo. Próximo de lá, em Moitas, a praia mais agitada da região, passeios de barco partem para explorar a região e seus mangues. Quem está de buggy ou de carro com tração 4x4 pode ainda se aventurar pelas dunas para conhecer a bela Lagoa de Sabiaguaba e os chamados Lençóis Cearenses, que ficam com as lagoas cheias na época das chuvas.
BARRA GRANDE (BAHIA)
Quem se interessa por lugares rústicos e quase isolados vai se apaixonar por Barra Grande, na Bahia. Localizada na ponta da famosa Península de Maraú, o destino conta com praias paradisíacas e uma paisagem praticamente intocada. O que ainda é considerado uma vila de pescadores também é um paraíso tranquilo onde a vida é simples, longe do estresse e da pressa do cotidiano. As praias são rodeadas por algumas barracas e bares, lugares agradáveis de frente para o mar. É possível encontrar bares, restaurantes e pousadas, tudo no melhor estilo rústico que só um lugar desses pode oferecer.
Apenas 5 km de distância encontra-se Taipu de Fora, uma das maiores barreiras de corais do país. Um destino perfeito para um mergulho nas piscinas naturais ou para relaxar nas longas praias. Junto à areia, você vai encontrar cabanas de alto nível, que contam com uma gastronomia bastante requintada.
MORERÉ (BAHIA)
Dizem que em Moreré, na Bahia, não existe relógio: quem dita o tempo por lá são as marés. O destino é um dos mais tranquilos do litoral brasileiro, já que conta com uma pequena vila onde tudo é feito sem pressa. Pela manhã, quando a maré está alta, a dica é aproveitar e conhecer as piscinas naturais que são acessíveis a pé. Quando a maré começa a subir, é hora de aproveitar as longas praias ou simplesmente relaxar observando o mar.
A Vila de Pescadores promete fazer qualquer viajante se apaixonar pela beleza da natureza e a simplicidade das coisas. Durante a noite, o céu dá um show à parte: por conta da localização, é difícil encontrar luzes ou poluição que dificultam a visão do céu estrelado. No entorno de Moreré, há praias com faixas de areia branca intermináveis, que são cercadas por coqueiros, criando assim o cenário perfeito para fugir do agito.