Para se refrescar: 8 cachoeiras em São Paulo que você precisa conhecer
No interior ou no litoral: águas cristalinas e paisagens incríveis para explorar o melhor da cidade!.
Foto: Shutterstock
Um programa diferente e muito agradável para fugir um pouco do roteiro de praias é conhecer incríveis cachoeiras espalhadas por São Paulo! Durante os dias quentes, nada melhor do que fazer um passeio diferente e de quebra se refrescar em águas cristalinas, certo? A boa notícia é que não é preciso ir muito longe para encontrar lugares legais: no Estado de São Paulo podemos encontrar inúmeras quedas incríveis!
Para ter acesso a algumas praias, é necessário atravessar trilhas, mas a recompensa final garante o passeio! O Guia da Semana fez uma lista com cachoeiras no Estado de São Paulo que você precisa conhecer. Algumas são mais distantes da capital, mas é só escolher uma boa trilha sonora durante a viagempara o trajeto ser mais animado ;)
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
CACHOEIRA DO SAGUI, MARSILAC (53 KM DE SP)
Com boas opções de trilha e visita a cachoeiras, a Fazenda Maravilha é um daqueles passeios em meio à natureza que mistura pontos históricos interessantes com um pedaço da natureza esquecida em São Paulo. Rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica são avistados com bastante frequência nas trilhas por onde se chega às cachoeiras do Sagui, do Oásis e do Fornão, todas com bons locais para banho. É possível visitar um antigo forno de carvão bastante preservado.
A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique, mediante o pagamento de taxa de acesso, sendo necessário agendar sua visita antes. Todas as trilhas são fáceis, ou seja, não é obrigatória a presença de guia turístico - caso queira, este pode ser contratado à parte.
Continua depois da publicidade
CACHOEIRA PAQUETÁ, ILHABELA (209 KM DE SP)
A Cachoeira do Paquetá está localiza ao sul de IlhaBela, no bairro bexiga, e é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais pontos turísticos e conhecer lugares novos. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de alguns minutos caminhando pela mata até se chagar ao ponto mais alto, que rende belas fotos. Sem contar a energia e calmaria do local, que em dias de semana o acesso é mais fácil e menos visitantes estão pelo local.
O nome Paquetá é de origem tupi, já que o local abriga muitas pacas. O acesso é feito pelo final da Rua José Batista dos Santos, onde há um espaço para estacionar, que pode ser cobrado pelo período de permanência.
CACHOEIRA SALTO MAJOR, ANALÂNDIA (225 KM DE SP)
Localizada na cidade de Analândia, a Cachoeira do Salto Major é um passeio para quem procura tranquilidade e de quebra conhecer um lugar bonito! A atração oferece ao visitante uma beleza singular com muito verde, piscina de águas claras e areia fina. Ótima opção de lazer para a criançada.
O local conta com uma boa infraestrutura para quem quiser passar o dia por lá, mas não se esqueça que a região conta com outros lugares bonitos para serem visitados.
POÇO AZUL, LARVINHAS (230 KM DE SP)
Localizado entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade de Lavrinhas fica na Serra da Mantiqueira e reserva aos visitantes incríveis atrações naturais devido a sua abundância de águas! Mas não se trata de qualquer água: pura e cristalina por natureza, a água é rica em sulfato de alumínio, que, além de torná-la ainda mais cristalina, lhe confere um tom azulado, digno da cor do céu nos dias mais ensolarados.
Os visitantes não podem deixar de conhecer a Cachoeira Poço Azul, uma incrível queda d'água refrescante e cristalina que faz qualquer um se encantar! Perfeito para quem gosta de lugares paradisíacos!
CACHOEIRA PRUMIRIM, UBATUBA (240 KM DE SP)
A Cachoeira do Prumirim é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam Ubatuba. Não é para menos, já que ela é facilmente acessada pela estrada Rio-Santos, a cerca de 18 km do centro de Ubatuba. Ela fica bem em frente à Praia do Prumirim, e é possível chegar a esta praia caminhando pelo rio depois das quedas d’água.
A cachoeira se forma a partir de uma nascente em meio à Mata Atlântica, descendo serra abaixo. São na verdade várias quedas que formam os três principais poços na área de visitação. É em meio às pedras que está sua principal atração: piscinas naturais acima da segunda queda, onde desfrutamos de lugares calmos para relaxar e curtir sem preocupações.
CACHOEIRA DO MEU DEUS, ELDORADO (250 KM DE SP)
A região do Alto Ribeira, no extremo sul do estado de São Paulo, é um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo em uma viagem de final de semana. Famosa por abrigar o Petar, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o local possui incríveis cavernas e cachoeiras. Uma delas é a Cachoeira do Meu Deus, considerada uma das mais bonitas de São Paulo!
A cachoeira fica no município de Eldorado, bem próximo ao PETAR. Para visitá-la, é necessário realizar a Trilha das Ostras com o auxílio de um guia turístico. A trilha para chegar ao local dura quase 2 horas e passa por 10 cachoeiras menores - sendo uma ótima oportunidade para quem quer conhecer lugares novos!
CACHOEIRA DO SALTÃO, BROTAS (250 KM DE SP)
Os amantes da natureza encontram na Cachoeira Saltão, em Brotas, um dos cenários mais belos que a natureza local oferece. São 75 metros de altura de uma deslumbrante queda d’água. Um banho nas águas dessa cachoeira é como uma injeção de ânimo, trazendo de volta aquela animação e energia.
Para acessá-la, paga-se uma taxa de aproximadamente R$ 20, pois ela se encontra dentro de uma propriedade privada, que dispõe de hospedagem, restaurante e mais duas cachoeiras. Mais informações AQUI.
CACHOEIRA DA LAGE, ILHA DO CARDOSO (250 KM DE SP)
Cananéia fica no Sul de São Paulo e lá encontra-se a Ilha do Cardoso, um local que abriga inúmeras praias e reservas naturais. Localizada na Praia da Lage, as piscinas naturais encantam e atraem turistas que passam por lá. O passeio é indicado para quem gosta de trilhas, já que exige uma boa caminhada para chegar. É recomendada a presença de um guia para fazer o passeio, pois a mata é fechada, exige senso de direção e ainda é possível que o viajante se depare com animais silvestres.