Guia da Semana

Tulum está localizado na região da Riviera Maya, no México, e é o destino do momento. Tanto sucesso vai além de mais um cartão-postal paradisíaco: é que o lugar guarda uma das últimas cidades maias que foram construídas e habitadas pela civilização, ou seja, é um roteiro histórico-cultural recheado de atrativos.

Somado a isso, Tulum abriga grandes hotéis e resorts a beira-mar e praias com águas turquesa, que deixam qualquer um em êxtase – como não se apaixonar e não ter vontade de desbravar esse destino o quanto antes?

Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Tulum, no México:

RUÍNAS MAIAS


Foto: Shutterstock

A península mexicana de Yucatan, onde ficam as cidades de Cancun, Playa del Carmen e Tulum, é uma região que foi habitada séculos atrás pela Civilização Maia. Hoje em dia, essas antigas cidades viraram ruínas bem preservadas e tornaram-se atrações turísticas da região da Riviera Maya. Um dos sítios arqueológicos mais importantes é o de Tulum, a cidade murada que se encontra de frente para o mar do caribe mexicano.

O lugar foi uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos maias, fazendo com que suas construções tenham mais de 900 anos - pelo menos! Devido a sua localização, às margens do mar do caribe, o local foi um porto importante e que esteve em funcionamento até 1518, quando os espanhóis chegaram ao território.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TULUM


GRAND CENOTE


Foto: Shutterstock

Não é só de praias paradisíacas que é formada a Riviera Maya. Uma das atrações mais procuradas por lá são seus inúmeros Cenotes, formações naturais em formato de poço formado pela água cristalina da chuva. Esses cenotes eram fundamentais para a população maia, era de lá que eles pegavam água, por isso, os povoados eram construídos ao redor desses locais.

O Grand Cenote, em Tulum, é um dos mais visitados do México e motivos. O 'buraco' em meio às rochas é preenchido por águas cristalinas e esverdeadas, e é cercado por muita natureza. A água gelada é uma boa alternativa para se refrescar em meio ao calor de lá.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TULUM

BATE E VOLTA: PLAYA DEL CÁRMEN


Foto: Shutterstock

A Playa Del Carmen está localizada a 65 km de Tulum, dentro da região conhecida por Riviera Maya. O destino é muito procurado para fazer parte de roteiros bate e volta, por conta da sua proximidade com a badalada Cancún, entretanto, para quem quer explorar a fundo o destino, indica-se curtir uns dias por lá.

Apesar da proximidade, o destino é totalmente diferente de Cancún: com ares europeus, um centrinho modesto e um clima mais rústico, a charmosa praia deixa de lado o estilo americanizado e as grandes redes hoteleiras que encontramos no destino famoso. Na Playa del Carmen, o turista encontra o lugar perfeito para curtir uma praia bonita, ter um momento de sossego e, de quebra, aproveitar atrações para todos os gostos.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TULUM.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Fev 2020.