SP a Punta Del Este de carro: veja atrações e paradas obrigatórias durante o percurso
Aproveite a viagem para conhecer cidades do sul do Brasil e até um paraíso perdido uruguaio.
Shutterstock
Quem gosta de se aventurar pelas estradas e explorar vários destinos em uma única viagem certamente curte a ideia de viajar de carro. De uma cidade para outra, de um Estado para o outro ou até de um país para o outro (por que não?), é possível planejar uma road trip mais curta ou mais longa, dependendo do destino escolhido e da quantidade de paradas que pretende-se fazer ao longo do percurso. Entre tantas opções de viagens de carro, ir de São Paulo a Punta Del Este, no Uruguai, é uma das mais comuns para quem pretende passar, pelo menos, 15 dias viajando.
Quase 2 mil km separam a capital paulista da cidade uruguaia, distância que pode ser percorrida em 22 horas. Apesar de parecer cansativo, é possível planejar várias paradas antes de chegar ao destino final. Cidades do sul do país são paradas obrigatórias durante a viagem.
Animou? Então confira uma sugestão de roteiro de 16 dias partindo de São Paulo para Punta e passando por lugares como Guarda do Embaú (Santa Catarina), Pelotas (Rio Grande do Sul), e Cabo Polônio (Uruguai):
* Texto escrito com base nas dicas de Camila Lopes Vasconcelos, paulistana que viajou de carro para Punta Del Este em janeiro deste ano*
Este conteúdo é um oferecimento de BidCarros, inovadora plataforma que te conecta ao melhor negócio de compra e venda de carros.
1ª parada - Guarda do Embaú (Santa Catarina)
Guarda do Embaú, em Santa Catarina, fica a 725 km de São Paulo e pode ser a primeira parada da sua viagem rumo a Punta Del Este. O trajeto pode ser feito em 9h e conta com 10 pedágios, no valor médio de R$ 30.
O destaque do lugar fica por conta da linda e charmosa praia da Guarda, ideal para relaxar e descansar depois de uma viagem tão longa. A sugestão é ficar no destino por duas noites e seguir viagem na manhã seguinte.
Continua depois da publicidade
2ª parada - Pelotas (Rio Grande do Sul)
Da badalada Guarda do Embaú, a sugestão é seguir para Pelotas, pequena cidade do Rio Grande do Sul. A viagem dura quase 8 horas e a parada no destino interiorano é ideal para quem precisa descansar. A cidade é pequena, tem um clima tranquilo e é famosa pelos doces de origem portuguesa. Aproveite a visita para conhecer uma doceria.
A dica é passar uma noite por lá e seguir viagem na manhã seguinte.
3ª parada - Punta Del Este (Uruguai)
Cerca de 480 km separam Pelotas de Punta, trecho que pode ser percorrido em 6 horas de viagem. Neste caminho, você vai passar por Chuí, última cidade do Brasil e que faz fronteira com o Uruguai. Vale muito a pena passar, pelo menos, 3 horas no destino e fazer umas comprinhas por lá. Isso porque a cidade abriga free shops com preços tentadores. Explicamos melhor: há uma avenida principal de duas mãos que divide a fronteira entre os países. Do lado de cá, chama-se Avenida Brasil, já na outra pista, leva o nome de Avenida Uruguai e é deste lado que está o "paraíso das compras". São várias lojas que lembram muito o comércio do centro de São Paulo, com preços das lojas dos aeroportos. O detalhe é que você só consegue comprar com pesos uruguaios ou dólares.
Seguindo em frente e saindo do centro de Chuí, você vai voltar para rodovia e, assim que chegar, terá de passar pela imigração, que nada mais é do que um posto da polícia uruguaia. Por lá, você deve estacionar o carro, se dirigir ao guichê para preencher o formulário de entrada no país e apresentar seus documentos (RG ou passaporte, documentos do carro e a carta verde, uma permissão tirada no Brasil que dá o direito de dirigir no Uruguai).
Liberados pela polícia, é só seguir viagem para Punta Del Este.
Mais de Punta Del Este
Reserve seis dias para curtir Punta Del Este e, se quiser, aproveite um deles para conhecer Montevidéu, que fica apenas 131 km distante de lá. Fazer um bate e volta até a capital uruguaia pode ser uma boa pedida se você quiser conhecer mais de um destino por lá.
Punta Del Este é um lugar badalado com custo de vida alto, o que significa que hospedagem, alimentação e passeios costumam ser caros. Para quem quer economizar, uma boa dica é alugar uma casa e pagar diárias mais em conta do que as cobradas nos hotéis da região. Com isso, você ainda gasta menos com alimentação, já que tem a possibilidade de fazer compras no mercado e cozinhar alguns dias em casa.
Imperdíveis de Punta:
- Playa Mansa - o point mais badalado fica próximo ao bar do hotel Serena;
- Playa Brava - tem o cartão postal da cidade (aquela escultura dos dedos na areia);
- Visite o rio Maldonado e passe pela ponte ondulada;
- Conheça a rústica e refinada praia José Inácio;
- Curta uma noite no cassino do hotel Conrad;
- Conheça uma fazenda. Nossa sugestão é a Lapataia, uma opção bem turística, com filhotes de animais, passeios de pônei e a cavalo e café com pratos à base de doce de leite. O lugar é bem movimentado e tem horários específicos de funcionamento. É bom pesquisar e planejar em que momento da viagem pretende incluir esta visita;
- Casapueblo - casa de veraneio antiga de um artista plástico e arquiteto uruguaio. Atualmente funciona como um museu, uma galeria de arte, um café/restaurante que tem uma linda vista. Para entrar, é necessário pagar, porém mesmo que você não entre, é interessante ir para ver a arquitetura externa da casa e dar uma parada no mirante de Punta Bellena ( Mirador de Punta Ballena).
4ª parada - Montevidéu (Uruguai)
Se decidir fazer um bate e volta para Montevidéu, saia cedo de Punta para conseguir aproveitar o dia na capital. Ao chegar na cidade, procure pela Plaza Independencia (foto), que divide o centro novo do antigo. Aproveite para conhecer o Palácio Salvo, ponto turístico bem importante por lá e depois siga ao acesso à Porta de la Ciudad, que te conecta ao centro antigo e todos seus atrativos.
Atrações imperdíveis:
- Livraria Mas Puro Verso - considerada a mais bonita da região;
- Plaza Constitución - uma das mais antigas praças de Montevidéu e onde fica a Igreja Matriz;
- Mercado del Pueblo - reúne ótimas opções de restaurantes que servem o tradicional churrasco uruguaio;
- Teatro Solis - o mais antigo e importante do Uruguai.
Após um dia inteiro na capital, volte para Punta e fique por lá por mais quantos dias desejar.
5ª parada - Cabo Polônio (Uruguai)
Chegou o dia de ir embora de Punta e voltar ao Brasil? A sugestão é que a próxima parada seja em Porto Alegre, mas antes você não pode deixar de incluir no seu roteiro uma passada em Cabo Polônio, no Uruguai. O destino fica próximo ao seu caminho de volta ao Brasil e é um lugar ímpar, um paraíso perdido. Trata-se de uma península bem alternativa, sem luz elétrica, água encanada, asfalto nem internet. Tem na costa três pequenas ilhas que servem de morada para lobos marinhos.
O povoado fica dentro de uma reserva e para chegar até lá, é preciso parar o carro no estacionamento (que fica na entrada da reserva) e ir a pé (7 km) ou de caminhão 4x4, que sai a cada 30 minutos para o povoado.
Chegando lá, você pode almoçar e relaxar na encosta enquanto observa os lobos marinhos. Em seguida, pegue o caminhão de volta e siga viagem rumo a Porto Alegre.
6ª parada - Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
A distância de Punta para Porto Alegre é de 737 km, que pode ser feito em 8h (desconsiderando o tempo que você ficar em Cabo Polônio, caso decida conhecer o destino). Neste roteiro, Porto Alegre serve apenas como parada para descansar e passar a noite, mas se você fizer questão de conhecer a cidade, pode esticar mais alguns dias. Interessante conhecer o Mercado Central, jantar em alguma churrascaria e conhecer os lindos parques da cidade, assim como a orla do Rio Guaíba.
7ª parada - Garopaba (Santa Catarina)
A penúltima parada da viagem é Garopaba, em Santa Catarina. A distância de PoA para o destino é de 396 km, percurso que pode ser feito em menos de 5h. Garopaba reúne tantas praias lindas que o ideal é que você reserve três dia para ficar lá.
Imperdíveis por lá:
- Praia do Rosa
- Praia da Ferrugem/Praia da Barra
- Praia do Silveira
- Restaurante SetentaeSete
- Hamburgueria Guna Madê
- Bar do Zado na praia da Ferrugem
8ª e última parada: Morretes (Paraná)
A última parada da viagem é Morretes, no Paraná, que fica a 396 km de Garopaba. Apesar da cidade oferecer opções de ecoturismo, a sugestão desse roteiro é que seja apenas parada para descanso. Enquanto estiver lá, aproveite para passear pelas margens do Rio Nhundiaquara e provar o Barreado, um dos pratos típicos da cidade, servido num dos restaurantes à beira do rio.
Depois de passar uma noite em Morretes, prepare-se para voltar para São Paulo. Este último trecho tem 405 km, que podem ser percorridos em 5h40. Dica: volte para São Paulo pela estrada da Graciosa, uma das mais lindas do Brasil.