"Saimos do Facebook". Não só um, mas vários cartazes levantados na recente onda de protestos que tomou conta das ruas do Brasil mostra a importância do ciberativismo e das redes sociais na organização dos manifestantes.
"Foi a primeira grande mobilização que foi feita da mesma forma que a internet: ela não é hierárquica, ela é orgânica, ela é viral. Não depende de um formador de opinião", diz Bia Granja, curadora do youPIX 2013.
O festival, que rola nos dias 5 e 6 de julho no Pavilhão da Bienal em São Paulo, traz uma programação dedicada a cultura de internet e conta com uma série de palestras dedicadas ao ciberativismo e o papel das redes sociais nos protestos pelo país este ano.
São cinco palestras que discutem desde os protestos contra o aumento de R$ 0,20 nos ônibus, até a presidência da Comissão de Direitos Humenos pelo pastor Marco Feliciano, com a presença de vlogueiros, ativistas e outros profissionais de internet engajados nos temas.
Confira a programação de palestras do youPIX dedicadas ao ciberativismo que acontecem no sábado, dia 6 de julho:
11h - #VemPraRua: o papel das redes sociais nos mais recentes manifestos brasileiros
Em época de manifestações no Brasil inteiro pela garantia de direitos, as redes sociais são cada vez mais necessárias. Um movimento pode não começar na internet, mas passa por ela de alguma forma. Este painel traz representantes de movimentos como Passe Livre, Marcha das Vadias, Mooca Verde, entre outros.
Onde: Palco Batman e Hub
12h30 - Como um tweet pode salvar muitas vidas?
As criadoras do o Instituto ALGUEM – Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão, fazem um debate sobre o uso de redes sociais para incentivo de ações, como doação de sangue, que podem salvar vidas.
Onde: Palco Batman e Hub
12h30 - Donos da Verdade – O mal do jovem internauta
Palestra discute o papel dos internautas que discutem sobre causas e movimentos sociais na internet. Seriam eles detentores da verdade universal?
Onde: Palco Hub Pá Nóis
13h - Alô alô graças a Deus: Feliciano não nos representa!
A internet e suas redes apontam o ativismo as vezes despretencioso e impactante. Qual é o real impacto de uma tag, meme, foto ou video na luta de quem sofre preconceitos?
Onde: Palco Partiu Hub
15h30 - Ativismo de Facebook e o Tribunal das Redes Sociais
Como e por que o fenômeno da vigilância/justiça das redes sociais surgiu? Quais as principais consequências e perigos dessa prática cotidiana dos frequentadores assíduos do Twitter e do Facebook? Debatedores e público discutem essas e outras questões sobre o papel do tribunal das redes sociais.
Onde: Palco Hub Pá Nóis