Foto: Divulgação / Peter Ilicciev
Em meio aos 800 mil m² de área construída no campus principal, em Manguinhos, a Fundação Oswaldo Cruz abriga em sua propriedade edifícios recheados de atrações destinadas aos públicos infantil e adulto. Dois deles, o histórico Castelo Mourisco e o Museu da Vida, se armam com exposições, passeios, teatros e pequenos shows, na missão de oferecer aos visitantes conceitos do conhecimento científico e tecnológico de uma forma lúdica.
Para conhecer os detalhes e atrativos do majestoso empreendimento no Pavilhão Mourisco, o público é convidado a embarcar em um passeio de trenzinho que percorre as imediações do castelo. Lá dentro, exposições nos três andares que exploram em seu tema a construção do complexo, bem como o desenvolvimento da capital carioca, estão entre os destaques.
Já no Museu da Vida, os processos científicos são os temas das mostras e atividades realizadas em laboratórios multimídias, vídeo e palcos do teatro. Entre as atrações, fazem sucesso os itens expostos na sessão Passado e Presente - Ciência, Saúde e Vida Pública, onde é retratada a evolução do cenário do Rio de Janeiro.