Por causa do feriado de Carnaval, muitos serviços na cidade de São Paulo vão funcionar com horários diferenciados. O rodízio de veículos também sofre alteração e está suspenso entre os dias 11 (segunda) e 13 de fevereiro (quarta). Confira como será o funcionamento de bancos, repartições públicas, parques e outros serviços da cidade durante o Carnaval:
+ Saiba tudo sobre o Carnaval no especial do Guia da Semana
+ Veja como chegar ao Sambódromo do Anhembi
+ Confira a previsão do tempo para o Carnaval
+ Aprenda a fazer uma maquiagem para a folia com Ju Balduino
+ Siga dicas de alimentação saudável e evite a ressaca
Bancos
Fecham no sábado (9), domingo (10), segunda (11) e terça (12 de fevereiro). Na Quarta-feira de Cinzas, o expediente bancário começa ao meio-dia.
Correios
Funcionam normalmente no sábado. No domingo, na segunda e na terça estarão fechados, com exceção da agência do Aeroporto de Guarulhos, que funciona das 9h às 17h. Na quarta-feira, as agências abrem a partir do meio dia. A do Aeroporto de Guarulhos vai funcionar a partir das 8h.
Poupatempo
Abre normalmente no sábado e fecha no domingo, na segunda e na terça. Na quarta, as agências abrem ao meio-dia e o atendimento telefônico começa às 7h.
Shoppings
Funcionam das 10h às 22h no sábado, segunda e quarta-feira. No domingo e na terça, praça de alimentação e áreas de lazer funcionam das 11h às 23h. As lojas ficam abertas das 14h às 20h.
Masp
Em todos os dias, funciona das 10h às 18h. Na terça, a entrada é gratuita.
Museu da Língua Portuguesa
No sábado e domingo, funciona das 10h às 18h. Na segunda e na terça estará fechado e na quarta abre ao meio-dia.
Pinacoteca
No sábado e domingo, abre das 10h às 17h30. Na segunda e na terça fecha e, na quarta, abre às 13h.
Museu do Futebol
No sábado, funciona das 9h às 14h20. No domingo, das 9h às 15h. Na segunda estará fechado e na terça funciona das 9h às 18h. Na quarta, das 12h às 18h.
Mercados municipais, sacolões e feiras livres
Os mercados municipais abrem normalmente no sábado, domingo e segunda-feira, nos horários habituais. Na terça, vão funcionar apenas os mercados Central Leste e Vila Formosa, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h, e Penha e Sapopemba, das 8h às 13h.
Os sacolões funcionam no sábado, domingo e segunda-feira nos horários habituais. No dia 12, atenderão nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Rio Pequeno, Jaraguá, City Jaraguá e Bela Vista, das 7h às 14h; o Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão, das 7h às 15h; COHAB Adventista, das 7 às 17h; Lapa, das 8h às 13h. Os sacolões de São Miguel, Santo Amaro e João Moura não funcionarão no dia 12.
As feiras livres atenderão nos locais e horários habituais, à exceção da segunda-feira, quando este serviço não é oferecido à população.
Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente: Abrigos (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), Centros de Acolhida (antigos albergues) e CAPE (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) no 156.
Loja Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Coordenaria de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estarão fechados.
Cultura
Vão abrir todos os dias, das 9h às 17h: o Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa Nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos. A Casa do Sertanista ficará fechada (em reforma).
O Centro Cultural São Paulo abrirá nos dias 9 e 10, menos a biblioteca. Nos dias 11 e 12 ficará fechado. A Galeria Olido não funcionará apenas no dia 11 e o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso permanecerá fechado todos os dias.
Não abrirão os teatros Municipal, Alfredo Mesquita, Paulo Eiró (em reforma), Artur Azevedo (em reforma) e Flávio Império (em reforma). Vão funcionar, nos dias 9 e 10, os teatros Cacilda Becker, Martins Penna, Décio de Almeida Prado, João Caetano e Zanoni Ferrite. O Museu do Teatro Municipal abrirá nos dias 9 e 10 e os Ônibus Biblioteca só atenderão no dia 9.
CEUs
Nos CEUs (Centros de Educação Unificados), haverá atividades de lazer e recreação todos os dias, nos horários habituais.
Esporte
Os Clubes Esportivos Municipais de Administração Direta funcionarão em regime de plantão no sábado (9), domingo, segunda e terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, os clubes fecham para limpeza e manutenção.
Saúde
As AMAs tradicionais funcionarão normalmente de segunda a sábado das 7h às 19h, mesmo nos feriados. As AMAs Especialidades e as UBSs atenderão normalmente das 7h às 19h e fecharão na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, reabrem a partir das 12h. Os hospitais e prontos-socorros atenderão normalmente todos os dias.
Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão durante o Carnaval. Os trabalhos voltam ao normal na quarta-feira, a partir das 12h.
Trabalho
Na segunda e na terça-feira, as unidades móveis e fixas do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) não atenderão ao público. Os serviços voltam a funcionar na quarta-feira, a partir das 12h. As unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia abrirão apenas na quinta-feira.
Transporte
A SPTrans, empresa responsável pelos ônibus municipais, oferecerá nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de fevereiro duas linhas especiais para os foliões que irão para o sambódromo nesta sexta e sábado. Os ônibus sairão do Terminal Barra Funda e da Estação Tietê do Metrô. Operarão vai acontecer entre 17h e 1h30 para a chegada ao sambódromo e das 5h às 9h para a saída do público.
No restante da capital paulista, as empresas circularão com 70% da frota no sábado e na segunda-feira. No domingo e na terça-feira, com 50% da frota. Na quarta-feira, o fluxo volta ao normal.
Parques
Os parques municipais abrirão todos os dias nos horários habituais, exceto o Parque Jardim da Luz, que não funciona às segundas-feiras.