Viagens
Por Redação Guia da Semana

Uma São Paulo, múltiplas opções culturais

Pesquisa encomendada pelo Guia da Semana mostra os hábitos culturais dos paulistanos.

Um dos mais importantes polos culturais do Brasil, São Paulo merece ser desbravada. (Divulgação/Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Paulo)

São Paulo é uma cidade formada por muitas identidades: imigrantes de diversas partes do Brasil e do mundo formaram e formam a cultura que a capital paulistana apresenta para o mundo com seus mais de 19 milhões de habitantes – e que é um dos seus grandes atrativos turísticos. Para esmiuçar essas particularidades das diferentes regiões de São Paulo, os sites Guia da Semana e ObaOba, junto com a consultoria Talk, realizou uma pesquisa para conhecer e compreender os hábitos de lazer dos habitantes das cinco zonas de São Paulo.

+ Confira nossas dicas de passeios históricos pelo centro de São Paulo
+ Conheça lugares para ver bichos exóticos em São Paulo

“O principal objetivo dessa pesquisa é olhar para onde ninguém está olhando e passar a enxergar a cidade de forma mais democrática, em vez de privilegiar apenas os centros mais badalados”, explica Giuliano Girondi, diretor de conteúdo, marketing e publicidade dos sites Guia da Semana e ObaOba. “Em geral, a maioria dos movimentos que se tornam hit nasce de uma contra cultura em algum nicho, e depois rompe a barreira desse nicho e se torna o mainstream. Queremos antecipar isso”, aposta.

Ao longo do estudo, foram entrevistados 230 influenciadores culturais de São Paulo, cada um em sua respectiva zona de atuação na cidade. E o resultado mostrou que a cultura de cada uma das cinco zonas de São Paulo é única, alimentada pelo estilo de vida dos seus habitantes. A partir desses resultados, o Guia da Semana pretende dar mais voz aos movimentos de raiz e ajudar as pessoas a descobrirem a cidade.

“Em geral, a maioria dos moradores de São Paulo frequenta sempre os mesmos lugares. Mas a capital paulista, assim como grandes metrópoles como Londres ou Nova Iorque, tem uma riqueza cultural incrível, muitas vezes limitada por desconhecimento, preconceito ou insegurança. Com informações sobre as regiões desconhecidas de São Paulo, o leitor do Guia da Semana se aproxima mais desses lugares, ganha coragem para desbravar a São Paulo que ele ainda não conhece. E, com esse intercâmbio cultural entre as suas diversas regiões, é a própria São Paulo quem mais tem a ganhar", destaca Giuliano Girondi.

Confira abaixo o mapa cultural de São Paulo. O Guia da Semana te ajuda a descobrir o melhor de cada uma das cinco regiões da cidade. Embarque com a gente nessa viagem e boa diversão!

Continua depois da publicidade


Atualizado em 22 Jan 2014.