Viagens
Por Redação Guia da Semana

Trio elétrico movido a xixi desfila no Rio de Janeiro

Afroreggae leva a novidade ecologicamente correta ao Carnaval carioca.

No Carnaval 2013, Afroreggae apresenta primeiro trio elétrico movido a xixi (Divulgação)

Imagine se toda a urina dos foliões que brincam o Carnaval no Rio de Janeiro virasse combustível para os trios elétricos que desfilam pela cidade. Imaginou? Se você ficou com nojinho, saiba que essa é uma iniciativa que o Afroreggae leva à folia carioca no Carnaval 2013 e promete diminuir problemas como o mau cheiro e as detenções causadas pelos flagrantes do xixi na rua, além de ser ecologicamente correta.

+ Saiba tudo sobre o Carnaval no especial do Guia da Semana
+ Veja dicas de alimentação para aumentar o pique durante a folia
+ Confira a agenda de desfiles das escolas de samba cariocas

O projeto Xixi Elétrico vai funcionar a partir do dia 9 de fevereiro, primeiro dia oficial de folia carioca. No posto 9 de Ipanema, estará um mictório especial que vai transformar a urina em energia elétrica e manter o trio do AfroReggae ligado durante do desfile do dia 11, segunda-feira.

O mecanismo funciona da seguinte forma: o fluxo da urina é usado como força para mover o dínamo – um processo similar ao de uma usina hidrelétrica –, que utiliza o líquido para gerar energia. Em seguida, ele é armazenado em uma bateria que é ligada ao trio elétrico do AfroReggae depois de carregada. Se o xixi for feito no local correto, a música da festa é garantida por mais tempo.

Atualizado em 14 Fev 2013.