A Virada Cultural 2014, marcada para os dias 17 e 18 de maio, irá contar com uma curadoria colegiada, com foco na promoção de uma gestão participativa, assim como em 2013.
+ Virada Cultural 2014 pode ser adiada
+ Volta do Ira! é marcada por show na Virada Cultural
+ Saiba mais sobre a Virada Cultural 2014
A curadoria da 10ª edição do evento amplia ainda mais a multidisciplinaridade, buscando agregar diversas linguagens artísticas como cinema, dança, teatro, música, cultura digital, entre outros. Os membros desta nova comissão são:
- Alex Antunes, produtor e crítico musical;
- Clara Lobo, mestre em cinema pela USP, escreve para a Revista Geni, sobre gênero e sexualidade;
- Evandro Fióti, produtor musical de artistas independentes, pelo selo Laboratório Fantasma;
- Fábio Maleronka, coordenador de programação da Secretaria Municipal de Cultura;
- Fernando Dourado, programador de dança da Secretaria Municipal de Cultura;
- Gabriela Fontana, atriz e produtora da Secretaria Municipal de Cultura;
- Hugo Possolo, palhaço, ator, autor e diretor, é um dos fundadores do grupo de teatro Parlapatões;
- Iracity Cardoso, diretora do Balé da Cidade de São Paulo;
- José Mauro Gnaspini, coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, programou as últimas oito edições da Virada Cultural e integrou a curadoria colegiada de 2013
- Karen Cunha, coordenadora de eventos da Secretaria Municipal de Cultura;
- Marcus Preto, jornalista e crítico musical;
- Miguel de Castro, consultor em cultura digital. Fundou a ESCAPE, rádio itinerante de caráter público que se desdobrou no barulho.org e no Dubversão Sistema de Som;
- Moisés da Rocha, produtor musical, pesquisador e apresentador, dedica-se à preservação das raízes culturais afro-brasileiras, sendo um dos principais divulgadores do samba, soul, funk, samba-rock e do rap no Brasil
- Paulo Dias, fundador do Grupo de Danças Populares e Associação Cachuera!;
- Pena Schmidt, produtor musical, iniciou sua carreira como produtor musical, fonográfico, stage manager e diretor técnico de eventos e festivais musicais, colunista, técnico de som e palestrante.
A curadoria colegiada formulará um plano curatorial propositivo, sendo a decisão final da programação do evento decidida pela Secretaria Municipal de Cultura, realizadora do evento.
O festival, famoso por ocupar as ruas de São Paulo durante 24 horas com programação cultural diversificada e ininterrupta, conta com shows, peças de teatro e mostras de cinema.