O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais uma ferramenta para melhorar o turismo da cidade. Considerada um grande pólo turístico, a capital carioca passou a receber, a partir da sexta, 25 de janeiro, QR codes espalhadas pelos seus principais pontos dentro do projeto QRio.
+ Carnaval carioca disponibiliza aplicativo para celular
+ Confira as principais praias para a prática do surf
As QR codes, que se assemelham ao código de barras, podem ser fotografadas e lidas por smartphones e tablets que, automaticamente, leva as pessoas a uma página na internet com informações e fotos sobre o local em questão, como nome da região e até dicas de atividades turísticas, culturais e gastronômicas.
Os primeiros pontos turísticos que receberam QR codes foram o Arpoador e o Mirante do Leblon. Os próximos são Leme, São Conrado e Barra da Tijuca. A perspectiva é de que, até o fim de 2013, mais 30 pontos da cidade recebam painéis em forma desses códigos.
A QRio foi inspirada em uma iniciativa portuguesa, que colocou os códigos em pontos de Lisboa. Para sua fabricação, serão usadas pedras portuguesas e a manutenção fica a cargo dos calceteiros da prefeitura do Rio.