Viagens
Por Marina Marques

Red Bull Station: inaugurado novo centro cultural em São Paulo

Local traz programação de palestras e workshops.

Localizado na Praça da Bandeira, o Red Bull Station ocupa a antiga sub estação Riachuelo (Lost Art/ Red Bull)

A cidade de São Paulo acaba de inaugurar um novo centro cultural, o Red Bull Station. Localizado na Praça da Bandeira, o local ocupa a antiga sub estação Riachuelo, desativada desde 2004. O prédio foi construído nos anos 20 e tombado desde 2002 pelo Conpresp, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

+ USP abre novo espaço cultural
+ Confira a programação grátis em SP
+ Veja uma lista com as bibliotecas mais legais de SP

O edifício possui cinco andares, contendo uma cafeteria, estúdio de música e um espaço de exposições, que é utilizado por artistas no esquema de residência. O espaço terá acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas, que se misturam em tempo real num ambiente que permite a troca contínua entre artistas e as pessoas que estiverem por lá. O local também disponibiliza internet Wi-Fi para os visitantes.



Palestras e workshops gratuitos serão realizados por curadores, artistas, produtores e pesquisadores, que têm como foco a arte e a música.

Confira a programação

Exposição Red Bull House of Art: Coletânea que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos 24 artistas que passaram pela residência artística nos anos de 2009, 2010 e 2011. Na época o projeto teve como endereço o Edifício Sampaio Moreira no centro de São Paulo. Nomes como Sofia Borges e Flávia Junqueira estão entre os que passaram pela residência. A exposição abre as atividades da temporada 2013/2014, que passa a ter como endereço fixo o Red Bull Station. Instalações, vídeo instalações, pintura e fotografia fazem parte da exposição.
Quando: de 01 de novembro a 23 de novembro de 2013
Horário: terça a sábado, das 11h às 21h
Entrada franca

Continua depois da publicidade

Residência artística no Red Bull Station: Paralela à exposição do Red Bull House of Art, é possível acompanhar a residência artística em curso que acontece no prédio. O projeto reúne seis artistas e ocupa o piso superior do edifício, onde ficam os ateliês e um espaço conhecido como Galeria Transitória - onde os artistas podem tanto desenvolver seus trabalhos como observar de que forma cada obra conversa com os demais projetos e com o ambiente. Artistas participantes: Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Raquel Uendi, Rodolpho Parigi e Thiago Honório. Curadoria de Paula Borghi.
Quando: 01 de novembro a 06 de dezembro de 2013.
Horário: terça a sábado, das 11h às 21h.
Entrada franca

Exposição final da residência - temporada 2013: A partir de 07 de dezembro de 2013

Palestras e Workshops

A programação de palestras e workshops direcionados para a Residência Artística também são abertas ao público e gratuitas. Sob curadoria de Paula Borghi, tem como objetivo apresentar profissionais reconhecidos por produzir experiências inéditas na cultura, que transitem tanto nas artes visuais como no cinema e na literatura (Letícia Ramos); na crítica e na arquitetura (Thais Rivitti e Natacha Renna); nos quadrinhos e na política (Rafael Campo Rocha e Laerte Coutinho).

Letícia Ramos
Projeto Vostok
6 de novembro, às 19h

Nesta palestra Letícia Ramos apresentará o Projeto Vostok, que conta com a realização de um filme em 16mm, uma série fotográfica com uma câmera desenvolvida pela própria artista, um livro de ficção, maquetes com iluminação da artista Lucia Koch e um disco em vinil com partitura do maestro Rossano Snell. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, onde a artista explora diversas técnicas artísticas.

Thais Rivitti + Natacha Rena
Cultura e gentrificação
13 de novembro, às 19h

Esta palestra visa discutir como a gentrificação se aproveita da cultura e vice-versa. Perceber como projetos culturais, como por exemplo o próprio Red Bull Station, afeta o seu entorno; tanto valorizando-o culturalmente como também monetariamente. Perceber como tais efeitos são absorvidos e refletidos na cidade.

Rafael Campos Rocha + Laerte Coutinho
Gêneros: artes visuais e quadrinhos
4 de dezembro, às 19h

Esta palestra visa discutir os limites entre artes visuais e quadrinhos, discutindo as possíveis fronteiras entre estes dois gêneros e os ruídos conceituais que transitam por estes. Além disso, a conversa com Rafael C. R. e Laerte C. propõem um análise do gênero em suas produções.

Oficina Estudos Compartilhados; O QUE MOVE?
23 de novembro, das 13h às 18h

Esta oficina propõem trabalhar com práticas corporais orientais via Chi Kung, Taichi Dao Ving e Seitai Ho, com exercícios de criação com o corpo e movimento, ministrada por Eduardo Fukushima.

Oficina Editora 3 dias
28, 29 e 30 de janeiro de 2014, das 14 às 19h

A Editora 3 Dias é uma proposição artística de Fábio Morais e se trata de uma editora efêmera. Projetos de livros trazidos pelo público serão editados em um formato padrão: três folhas de sulfite tamanho A5, dobradas ao meio e grampeadas, somando 12 páginas, incluindo capa e contracapa; impressão em preto; e tiragem de nove exemplares (um exemplar fica para o acervo da editora, e os outros oito são do autor).

Oficina Mobiliário em papelão
6 e 7 de fevereiro, das 13h às 18h

Esta oficina ensina como construir mobiliário com papelão, criar objetos com design, pensar alternativas recicláveis e sustentáveis. Ministrada por PINO, formado por Chico Togni e Antônio Ewbank.

Por Marina Marques

Atualizado em 4 Nov 2013.