Viagens
Por Marina Marques

Prefeitura de SP autoriza criação do Parque Augusta

Parque era antiga reivindicação de grupo de moradores da região central da capital paulista.

Apesar de autorização, ainda não há previsão para a criação do parque (Divulgação)

A Prefeitura de São Paulo autorizou a criação do Parque Municipal Augusta, que será construído em um terreno entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, na região da Consolação, no Centro da capital paulista. A lei que autoriza o novo parque foi publicada no dia 24 de dezembro no Diário Oficial da cidade.

+ Parque Cândido Portinari é inaugurado hoje em São Paulo
+ Parques para passear com o cachorro em São Paulo
+ Confira o que acontece de graça em São Paulo


O parque já era uma antiga reivindicação de um grupo de moradores da região central da capital paulista. Segundo o decreto, "o referido parque terá como referência atividades relacionadas à prática de atividade física, educação ambiental e preservação da memória paulistana".

Previsão

O texto, contudo, não informa quando o parque será criado, já que o terreno de 25 mil metros quadrados pertence à iniciativa privada e requer desapropriação por parte da Prefeitura.

Reivindicação

As árvores do terreno são tombadas pelo patrimônio histórico, cultural e ambiental e não podem ser derrubadas. Antes da intenção de criar o parque, o proprietário da área declarou, em uma rede social, que pretendia construir dois prédios e preservar 80% do terreno, a parte onde fica o bosque. Os moradores da região entraram, então, com uma ação na Justiça para evitar a obra.

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Dez 2013.