Viagens
Por Conceição Gama

Pontos turísticos do Recife para visitar durante a Copa do Mundo

Confira dicas de lugares para passear na cidade.

Recife é famosa por suas pontes que cortam o Rio Capibaribe (Reprodução)

Localizada a 19Km de distância do Recife, São Lourenço da Mata é a cidade onde fica o estádio Arena Pernambuco, uma das 12 sedes da Copa do Mundo 2014. Como em São Lourenço não há infraestrutura turística, quem deseja conhecer um pouco da história e cultura pernambucanas precisa se deslocar até Recife e Olinda.

+ Saiba mais sobre a Copa do Mundo 2014

As cidades-irmãs possuem diversos pontos turísticos que valem a pena ser visitados. E o melhor: as duas são coladas e é bem fácil e rápido se deslocar de uma para outra. O Guia da Semana selecionou alguns desses lugares para você conhecer:

Praia de Boa Viagem

O lugar possui um extenso calçadão para a prática de caminhada e corrida. Também há na beira-mar uma série de barracas que comercializam coco verde, bebidas (com e sem álcool) e petiscos. A praia de Boa Viagem é uma excelente opção de lazer gratuito no Recife com bastante infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Recife Antigo

Como o nome já diz, é a parte mais antiga do Recife, com uma série de prédios históricos. De lá, é possível avistar as famosas pontes do Rio Capibaribe, construídas entre os séculos XV e XVII. Funciona de dia com repartições públicas, restaurantes e museus abertos; e à noite, com bares e baladas. É lá onde fica o Marco Zero e o Porto do Recife.

Rua da Aurora

Uma das mais famosas ruas do Recife, celebrada por grandes nomes da literatura brasileira, como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, merece uma visita. Ela fica às margens do Rio Capibaribe, no centro da cidade.

Instituto Ricardo Brennand

É parada obrigatória para os amantes da arte, pois abriga uma extensa coleção de quadros, esculturas, armas brancas e armaduras. A arquiterura local, inspirada nos campos e castelos medievais europeus, é uma atração à parte.

Oficina de Francisco Brennand

O local reúne mais de 2 mil obras do artista, conhecido mundialmente por seu trabalho com cerâmica. As peças ficam em exposição permanente em meio a uma reserva de Mata Atlântica.

Alto da Sé

O ponto turístico mais famoso de Olinda fica na Cidade Alta e, como o nome já diz, no alto de uma ladeira. Lá, é possível visitar a Igreja da Sé, o Mercado do Artesanato e apreciar uma belíssima vista do Recife. Aproveite o passeio para comer uma deliciosa tapioca - as vendidas no Alto da Sé são das melhores!

Por Conceição Gama

Atualizado em 25 Abr 2014.