O Recife é cercado de pontes e conhecido por suas belas praias e pela alegria do seu Carnaval. Quente durante o ano inteiro, a cidade é um destino certo para quem busca sombra e água fresca em qualquer época.
+ Dicas para passear em São Paulo
+ Confira passeios imperdíveis em Salvador
+ Veja nossas dicas para aproveitar Belo Horizonte
Para facilitar sua vida, o Guia da Semana listou os lugares obrigatórios para uma visita ao Recife. Não deixe de ir a nenhum deles e aproveite sua estadia em solo pernambucano!
Marco Zero
Que tal começar a visitar o Recife pelo local onde ele nasceu? O Marco Zero fica localizado no Bairro do Recife e tem como grande destaque um painel do artista plástico Cícero Dias em seu piso. Ao longe, é possível avistar a famosa escultura Coluna de Cristal, de Francisco Brennand.
Arquivo Judaico de Pernambuco
Também localizado no Recife Antigo, o espaço é considerado a primeira sinagoga construída nas Américas. A arquitetura original é parcialmente preservada e o espaço abriga um acervo documental que conta a história dos judeus em Pernambuco.
Embaixada dos Bonecos Gigantes
Ainda no Recife Antigo, visite a Embaixada dos Bonecos Gigantes. Lá, você vai conhecer um pouco da história dos famosos bonecos gigantes do Carnaval pernambucano, além de poder tirar fotos com alguns exemplares.
Passeio de Catamarã
Aproveite a ida ao Recife Antigo para fazer o passeio de catamarã, uma ótima maneira de conhecer o Recife por ângulos inusitados. Ao longo da passeio, os guias contam a história da capital pernambucana. O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h.
Instituto Ricardo Brennand
Parada obrigatória para os amantes de arte, o Instituto é um passeio perfeito para toda a família. O lugar é lindo, além de possuir um acervo de encher os olhos, com diversos quadros de Frans Post e uma grande coleção de armaduras e armas brancas.
Oficina Brennand
Continuando os passeios pelas propriedades da família Brennand, visite a Oficina do artista plástico Francisco Brennand. Lá, você pode apreciar diversas esculturas e azulejos do artista, além de obras em construção.
Igreja e Mosteiro de São Bento
O templo, de arquitetura barroca, fica localizado em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A construção data de mais ou menos 1660 e é tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico Mundial.
Alto da Sé
Aproveite o passeio a Olinda para conhecer também o Alto da Sé, que possui uma vista belíssima para o Cais do Recife, e fica localizado no centro histórico da cidade. E não deixe de provar a deliciosa tapioca feita com coco e leite condensado pelas famosas tapioqueiras da Sé.
Casa da Cultura de Pernambuco
A antiga Casa de Detenção, construída no século XIX, deu lugar à Casa da Cultura, um local de comércio e divulgação do artesanato pernambucano. A arquitetura original foi preservada, tornando o local um dos principais pontos turísticos da capital.
Praia de Boa Viagem
Principal praia do Recife, Boa Viagem é um grande polo turístico. Aproveite o passeio para descansar, caminhar no calçadão à beira mar, beber uma água de coco e tomar um caldinho de feijão ou sururu.