Salvador é um dos principais destinos turísticos do Brasil. A cidade recebe, todos os anos, mais de 3 milhões de turistas, ávidos por aproveitar o melhor que a cidade oferece: sol, mar, praia paradisíacas, comidas deliciosas e muita cultura popular brasileira.
+ Confira nossas dicas para aproveitar Belo Horizonte
+ Veja nosso roteiro de passeios em São Paulo
+ Saiba o que fazer no Rio de Janeiro
Em Janeiro e durante o Carnaval são as épocas em que a cidade recebe mais turistas. Porém, a cidade é perfeita para ser visitada durante o ano inteiro, já que sol e calor estão sempre por lá.
Para você aproveitar melhor sua viagem a Salvador, o Guia da Semana preparou um roteiro com os passeios imperdíveis. Tem praia, comida boa e muita diversão. Confira:
Praias
É quase um pecado ir a Salvador e não desfrutar das lindas praias da cidade. A Praia do Porto da Barra é uma das preferidas pelos turistas por ter uma linda vista para a Ilha de Itaparica.
Outra ótima escolha é a Praia do Flamengo, que possui lindas piscinas naturais na maré baixa, já que é rica em arrecifes.
Mais uma praia badalada de Salvador é Stella Maris, considerada por muitos o point da cidade durante o verão.
Aproveite a parada, em qualquer uma das praias, para tomar uma água de coco (a do Nordeste tem outro sabor!), comer acarajé ou abará e tomar o famoso Picolé Capelinha, de produção regional, que tem sabores exóticos e maravilhosos, como umbu, seriguela e amendoim.
Se tiver um pouco mais de tempo, reserve um dia da sua viagem para visitar a paradisíaca Ilha dos Frades. Praticamente deserta, a ilha é um passeio imperdível para os fãs de natureza.
Cultura Popular
Ir a Salvador é respirar cultura brasileira. E o Pelourinho, centro histórico da cidade, é ponto obrigatório para conhecer a legítima cultura da cidade. Lá, você pode conferir restaurantes regionais, lojinhas com lembranças de Salvador e, se der sorte, pode assistir a uma apresentação de capoeira ou a um ensaio do Olodum, de graça, na rua. E por falar no grupo, vale a pena visitar o Centro Cultural Casa do Olodum, que também fica no Pelourinho.
Ainda no Centro Histórico soteropolitano, não deixe de conferir a apresentação do Balé Folclórico da Bahia, que se apresenta de segunda sábado, sempre às 20h, no Teatro Miguel Santana. A companhia é a única de dança folclórica profissional do Brasil.
Museus
Para uma viagem mais cultural, aposte nas visitas aos museus baianos. Comece pelo Museu de Arte Moderna da Bahia – Solar do Unhão, que além do acervo de arte moderna e exposições temporárias, possui uma das vistas mais bonitas de Salvador. Se puder, assista ao pôr-do-sol de lá!
Outro museu imperdível em Salvador é a Fundação Casa de Jorge Amado, que conta a história do consagrado escritor baiano.
Outra parada obrigatória para os amantes de arte em Salvador é o Palacete das Artes Rodin Bahia. O espaço abriga exposições temporárias de diversos artistas modernos e contemporâneos, além da mostra com 62 peças em gesso de Auguste Rodin, emprestadas pelo Museu Rodin Paris.
E, para fechar as visitas a museus soteropolitanos, vale conferir o Museu Carlos Costa Pinto. Com 23 salas e um acervo com mais de 3 mil peças, o espaço é um inesquecível retrato da Bahia colonial e imperial.
Igrejas
Um das principais características da cultura baiana é a religiosidade. Por isso, também vale a pena fazer uma visita às três principais igrejas católicas de Salvador, que possuem arquiteturas de destaque.
Na Igreja e Convento de São Francisco, o turista encontra uma impressionante construção em estilo barroco. Já a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos segue o estilo Rococó.
E, claro, não dá para deixar de fazer uma visita à igreja mais famosa de Salvador, a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, que traz um estilo neoclássico. É lá onde acontece a famosa lavagem das escadarias, que atrai milhares de turistas para a cidade no mês de janeiro.
Fortes
Assim como outras capitais nordestinas, Salvador possui uma diversidade de fortes construídos entre os séculos XVI e XIX, que resistem ate hoje como pontos turísticos.
O Forte Santo Antônio da Barra, que fica na Praia da Barra, é considerado o primeiro forte construído no Brasil, e data de 1536. Você pode aproveitar a visita ao forte para conferir o acervo do Museu Náutico, que conta um pouco da história da navegação no país.
Um outro importante forte de Salvador é o Mont Serrat. De lá, dá para aproveitar a Ponta de Humaitá, uma das mais belas vistas da cidade.
Ainda vale a pena visitar o Forte São Marcelo, que abriga os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade. Lá, dá para conhecer melhor a história da fundação de Salvador.
Outros lugares para visitar
Palácio Rio Branco
O prédio foi sede do Governo Geral quando a Bahia foi capital brasileira (entre 1549 e 1763). Após um bombardeio, em 1912, a construção foi reerguida e inaugurada em 1919. O edifício é lindo e rende boas fotos.
Elevador Lacerda
O tradicional elevador que liga a cidade baixa à cidade alta é um grande símbolo de Salvador.
Mercado Modelo
É um lugar ótimo para comprar lembranças da viagem.
Dique do Tororó
É o único manancial natural de Salvador tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A vista é linda, vale a pena visitar.
Agora que você já conhece nossas dicas, aproveite para visitar a capital baiana e se encantar!