Por Juliana Couto
Já que o feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro, quebra a rotina paulistana, o Guia da Semana propõe outra ruptura: pegue o carro e saia do Rio de Janeiro. Com atrações próximas, destinos como Arraial do Cabo, Araruama e Rio das Ostras atendem a todos os gostos. Há opções para famílias, turmas, casais; aos que querem curtir um passeio rápido e aos que preferem aventurar-se, ainda que por um dia, em alto mar. Com viagens que duram, em média até três horas faça as malas e caia na estrada.
Com praias oceânicas, Araruama está a 122 km da capital carioca.Vale para conhecer a Restinga do Massambaba, região formada por lagoas, dunas, sambaquis e brejos. Dá para curtir trilhas na região ou explorar com passeio de bugue. A Lagoa de Araruama contorna toda a faixa territorial, formando 12 praias. Quem vai com os amigos e busca azaração, para na Praia Seca, boa para surf, windsurf e kitesurf.
Quem passar por Araruama e seguir viagem chega a Arraial do Cabo, a 170 km do Rio de Janeiro, destino para curtir mergulho ou passeio de barco. Na região está a Gruta Azul, que pode ser visitada na área terrestre, após caminhada em trilha. Na submarina, é cristalina, azul, dona de túnel e indicada para mergulhadores experientes. Conhecer o local em escuna é opção para famílias e turmas.
Já o Pontal do Atalaia é formado por duas praias, pequenas e desertas, que são separadas por rochas. A água é geladíssima, mas vale para mergulho. É imperdível a vista do Pontal, de frente para a Ilha de Cabo Frio e para um pôr do sol deslumbrante. Para chegar a pé é preciso enfrentar uma trilha ou um passeio de barco. A Arraial Tur (22/2622-1340) faz um passeio com cerca de três horas, que passa pela Gruta Azul e pelas praias do Pontal, a partir de R$ 30 por pessoa.
Já Rio das Ostras, a 165 km da capital, é destino out praias cariocas, apesar de ter areias badaladas. Quem vai com família e com crianças fica na praia Tartaruga e na praia Joana, que reservam Projeto Tamar, água cristalina e pesca de arremesso.
Já Costazul é parada dos jovens. Com quiosques, bares e playgrounds no calçadão, com transeuntes que caminham, correm e pedalam por lá. No extremo direito da praia, visite o Monumento dos Costões Rochosos. Quem procura por sossego fica na praia Virgem. Com apenas 1 km, tem rochas nas duas pontas. Apesar de fácil acesso, é praticamente deserta. Dá para ir a dois e chamar de sua. Nas colinas, possui trilhas boas para mountain bike.