Grande metrópole brasileira que zela pela qualidade de vida da população. Os aproximadamente 81 milhões de m² de área preservada renderam a Curitiba o título de capital ecológica do Brasil. Mesmo ostentando tanto espaço natural, a cidade está longe de ser considerada rural e possui belas edificações como opções de passeios.
Cada curitibano tem sua reserva de quase 55 m² de área verde, um exagero até para os padrões da Organização Mundial da Saúde, que estabelece números três vezes menores. Um dos lugares responsáveis por esses dados é o Jardim Botânico (foto acima). Principal cartão postal da cidade, o espaço funciona como área de lazer, centro de pesquisas da flora do Paraná, além de contribuir para preservação da natureza, já que mais de 40% de sua área total é remanescente da vegetação regional.
Mas a capital paraense não é composta somente de áreas verdes. Um bom exemplo de edificação bela e tradicional é a Ópera de Arame. Destinado a apresentações artísticas e culturais, o teatro tem forma circular, estrutura tubular e é totalmente transparente. Com espaço semelhante à Ópera de Paris, o local tem capacidade para 2 mil espectadores.
Além de tradição, Curitiba oferece um passeio alternativo ao turista que busca lazer, boêmia e opções de gastronomia. Inaugurada em 1992, a Rua 24 Horas foi a primeira do país a ser construída em um espaço fechado. Com 120 metros de extensão, a área oferece desde bares a livrarias.
Conheça outras opções de passeios em Curitiba:
- Parque Barigüi
- Museu Oscar Niemeyer