Viagens
Por Marina Marques

Paraisópolis das artes: 2ª maior favela de São Paulo entra no roteiro turístico da cidade

Iniciativa promoverá visitas guiadas à comunidade apresentando as atividades culturais e artísticas locais.

A comunidade, com 100 mil moradores, agora tem iniciativa com visitas guiadas (Divulgação)

Com o objetivo de transpor o muro invisível que separa a realidade dos mais de 100 mil moradores de Paraisópolis daqueles que desconhecem a comunidade que a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) desenvolveu um roteiro turístico dentro da segunda maior favela paulistana.

+ Programação da Semana de Paraisópolis
+ Programação grátis em São Paulo
+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias

O projeto "Paraisópolis das Artes" estimula a visitação a pontos como a oficina onde o artista plástico Berbela transforma sucatas de ferros e outros materiais em esculturas; à "Casa de Pedra", obra de Estevão Silva da Conceição - famoso internacionalmente como o “Gaudí brasileiro“ –; e à casa construída inteiramente com garrafas PET por Antenor Clodoaldo Alves Feitosa, outro morador de Paraisópolis.

O programa inclui ainda apresentações do Ballet Paraisópolis e das Orquestras Filarmônicas de Paraisópolis, além de passeios pelos estúdios da rádio comunitária Nova Paraisópolis 87,5 FM, pelas obras de urbanização da comunidade e pelo Condomínio E, exemplo de moradia popular sustentável.

Os visitantes poderão ainda tomar um café da manhã especial, oferecido pela cooperativa Mãos de Maria, e participar de um bate papo com lideranças sobre a história de Paraisópolis e seus principais projetos sociais. A visita termina com uma passagem pelos comércios da área e uma loja para compra dos diferentes produtos feitos por residentes locais.

Os interessados em participar das visitas monitoradas à Paraisópolis devem entrar em contato pelo telefone (11) 3501-3275 ou enviar email para artes@paraisopolis.org.

Por Marina Marques

Atualizado em 26 Set 2013.