Guia da Semana

Você já deve ter escutado ou lido por aí que a prática do yoga e da meditação é muito comum na Índia. E não é para menos, lá existe uma cidade conhecida como a Capital do Yoga: Rishikesh. Localizado no norte de Nova Deli, em meio à cordilheira dos Himalaias, o lugar abriga ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo "Comer, Rezar e Amar".

A Índia é um dos países mais incríveis que existe. Sua beleza não está somente nas belas paisagens, mas também na sua cultura que, baseada no hinduísmo, transforma simples construções em verdadeiras obras de arte. Por lá, é muito comum ver pessoas praticando a meditação e o yoga, fazendo com que vários lugares sejam pensados a fim de trazer uma maior paz e harmonia.

Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber por lá:

A CIDADE DE RISHIKESH


Foto: Shutterstock

Rishikesh ficou famosa depois de receber os Beatles em 1968, entrando no circuito de lugares que inspiram paz e harmonia – não é para menos que recebeu o título de capital da Yoga. De lá para cá, a cidade cresceu e virou referência quando o assunto é sobre a Índia.

Localizada na beira do Rio Ganges, que é um dos principais rios da Índia e um dos vinte maiores do mundo, o local é considerado sagrado, principalmente por existir crenças de que as águas do ganges são purificadoras.

ASHRAMS


Foto: Shutterstock

Ashrams são lugares onde as práticas do yoga, meditação e de um estilo de vida mais saudável são ensinadas a qualquer pessoa que deseja ter esse tipo de imersão [independente da religião]. A palavra "ashram" deriva do termo sânscrito aashraya, que significa proteção.

Cada centro funciona de um modo diferente, pois cada um deles é regido por um guru espiritual, mas isso não significa que pregam a religião aos seus hóspedes. Muitos ashrams acreditam que levar uma vida simples é essencial para a imersão, já outros defendem que não há necessidade da renúncia material. A dica é pesquisar o que mais se encaixa com a proposta de viagem que você procura.

A rotina dentro desses centros é bem parecida no geral: o dia começa muito cedo, antes de o sol nascer, e conta com aulas de yoga, meditação, trabalho comunitário, palestras, técnicas de respiração e mantras.

ASHRAM DOS BEATLES


Foto: Shutterstock

Um dos passeios imperdíveis em Rishikesh, além de toda a imersão nos ashrams, é visitar o Ashram que abrigou os Beatles em 68. Hoje em dia o espaço não recebe mais nenhum hóspede, tornando-se um ponto turístico recheado de ruínas.

O ponto alto da experiência é visitar um antigo galpão onde estão diversos grafites coloridos, o que faz do local uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Vale a visita principalmente para quem é fã da banda já que foi no espaço que os integrantes compuseram grande parte das faixas do CD "The White Album".

ATIVIDADES NO GANGES


Foto: Shutterstock

Você já deve ter ouvido que as águas do Rio Ganges não são tão limpas, certo? Essa afirmação é verdade, mas, assim como todo rio grande [que passa em diversas cidades], as águas em Rishikesh são limpas e próprias para banho. Por isso, muitos turistas aproveitam a lenda sagrada em torno do rio para se banhar e fazer um ritual de purificação.

Acontece que o rio, que passa na cidade, é roteiro certo para praticar atividades de aventura como rafting, boia cross e andar de caiaque. Vale a pena para quem quer fugir um pouco das atividades em torno do yoga e meditação.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 16 Set 2019.