Guia da Semana

Mendoza, na Argentina, é o lugar perfeito para os amantes de vinho. É que a região, localizada no oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, é responsável por quase 80% da produção de vinhos do país! São mais de 100 vinícolas e bodegas abertas à visitação, sendo considerada um verdadeiro oásis da enocultura na Argentina.

Já para quem gosta de se aventurar na natureza, Mendoza conta com um roteiro de ecoturismo incrível, uma vez que sua localização [próximo a rios e montanhas] permite a realização de inúmeros passeios radicais.

Para todos os gostos, Mendoza é o lugar perfeito para suas férias na Argentina. O Guia da Semana selecionou os principais passeios de lá:

ENOTURISMO


Foto: Shutterstock

CATENA ZAPATA

A Catena Zapata é a maior vinícola de Mendoza e a maior exportadora de vinhos argentinos para o mundo inteiro. Por isso, não é de se estranhar que a visita ao espaço deles é uma das mais buscadas pelos turistas. Fundada em 1902, a Catena é um ícone do mundo do vinho e do Malbec, sendo uma experiência incrível para quem quer mergulhar no universo dos vinhos de qualidade.

A visita inclui uma tour pelo espaço, degustação dos vinhos e visita à vinícola. Por se tratar de uma das maiores produtoras do país, é necessário fazer um agendamento prévio e garantir seu lugar.

FAMÍLIA ZUCARDI


Foto: Shutterstock

Outra vinícola muito famosa na Argentina [e no mundo todo] é a Família Zuccardi. Desde a década de 60 o espaço apresenta um projeto de inovação da vinícola, oferecendo vinhos de maneira didática e turística aos visitantes. O espaço conta com dois restaurantes e uma fábrica de azeite de oliva, além de uma galeria de arte.

O ponto alto da visita é percorrer seus vinhedos e provar uvas tiradas diretamente do pé. Vale a aventura principalmente se o objetivo é conhecer os maiores produtores de vinho da região.


BODEGA RUCA MALEN

A Bodega Ruca Malen se destaca não só por oferecer um roteiro recheado com vinhos de qualidade, mas por estar em uma localização privilegiada: aos pés das Cordilheiras dos Andes. Diferente dos grandes estabelecimentos, esta bodega oferece um tratamento diferenciado e mais personalizado ao visitante, com vinhos feitos artesanalmente e com foco na qualidade do produto.

A dica é se programar para esticar o passeio e almoçar no restaurante da propriedade. Os cinco pratos são apresentados aos clientes como uma espécie de desfile de tão bonitos que são.


PARQUE GENERAL SAN MARTIN


Foto: Shutterstock

O Parque General San Martin se destaca por ser o maior parque de Mendoza. São mais de 400 hectares, abrigando várias praças, lagos, chafariz, parques infantis e espaços para piqueniques e churrascos. Não é para menos que o espaço é o lugar preferido dos moradores da cidade para curtir um dia ao ar livre.

O parque foi desenhado em 1896 por um renomado paisagista francês que misturou itens da arquitetura inglesa e francesa. Desde os portões ao paisagismo de seus jardins é possível observar detalhes que lembram cada país.


PLAZA INDEPENDENCIA


Foto: Shutterstock

A Plaza Independencia é o coração de Mendoza – e é justamente por isso que ela precisa estar em seu roteiro pela cidade. Ela marca o centro e tem tamanho equivalente a quatro quarteirões, por isso, é possível gastar algumas horas explorando seus atrativos. Entre belas fontes e árvores exuberantes, é possível provar comidinhas de rua, entrar nos restaurantes ao redor do espaço ou simplesmente tirar boas fotografias.

O mais bacana é que cada ponto da praça guarda uma boa surpresa, como feira de artesanato, palcos de apresentações artísticas, fontes luminosas, o Museu Municipal de Arte Moderna, o Teatro Municipal e quiosques de comidas típicas.


BATE E VOLTA: PASSEIOS NAS CORDILHEIRAS DOS ANDES

RUTA NACIONAL Nº 7


Foto: Shutterstock

A Ruta Nacional Nº 7 liga a Argentina ao Chile e é um daqueles programas de aventura que todo mundo deveria fazer uma vez. Não existe um ponto específico que mereça destaque na rota, pois cada curva proporciona uma surpresa.

São diversas paisagens espetaculares, montanhas multicoloridas, neve permanente e túneis que deixam os turistas encantados. Vale a pena alugar um carro em Mendoza e embarcar nesta aventura.


PUENTE DEL INCA


Foto: Shutterstock

A 100 quilômetros de Mendoza está uma atração imperdível para quem quer fugir um pouco dos roteiros das vinícolas: a Puente Del Inca. Trata-se de uma ponte formada pela natureza que passa sobre o Rio Caves. São 48 metros de comprimento e 28 de largura, encantando os turistas.

À primeira vista, parece tudo feito pelas mãos do homem. Ao olhar mais atentamente, percebemos que a paisagem em tons de ocre é mesmo obra da natureza. A paisagem é completada pela Cordilheira dos Andes.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 7 Mai 2019.