Guia da Semana

Itu, a cerca de 100 quilômetros da cidade de São Paulo, é uma das cidades mais antigas do estado, tendo sido fundada em 1610. Conhecida como Cidade dos Exageros, ela recebeu esse apelido graças a Simplício, um comediante ituano que participou de um quadro na televisão no qual dizia que as coisas em Itu eram gigantes — e a fama pegou, já que a cidade ficou cheia de coisas gigantes.

Mas antiga como é, Itu tem muito mais do que orelhões enormes: museus, igrejas e casarões centenários estão entre os atrativos. A cidade é, também, um bom destino para famílias, uma vez que tem ótimos passeios para crianças.

Pensando em te ajudar a explorar o interior de São Paulo, o Guia da Semana listou os principais atrativos da cidade. Confira:


Parque Maeda

O complexo Parque Maeda é um dos principais atrativos da cidade de Itu. Muito mais que um parque, por lá você pode pescar, passear a cavalo, fazer tirolesa e arborismo, curtir piscinas com toboágua, aproveitar um passeio de trenzinho ou teleférico e muito mais. É um lugar perfeito para curtir com as crianças.


Praça dos Exageros

A Praça dos Exageros foi criada para aproveitar a fama que a cidade tem de Cidade dos Exageros e conta, portanto, com muitas coisas em tamanho exagerado. Por lá, você vai encontrar, já na entrada, um interfone gigante, depois vai se deparar com um jogo de xadrez gigante, um caixa eletrônico gigante e muito mais.


Igrejas


Torre da Matriz de Nossa Senhora da Candelária (Foto: Shutterstock)

A cidade de Itu costumava ser uma cidade bastante rica, o que a garantiu algumas belas igrejas que merecem uma visita. A Matriz de Nossa Senhora da Candelária, da foto, por exemplo, foi terminada em 1780, ainda que sua fachada tenha sido concluída somente em 1831, e tombada pelo Governo do Estado de São Paulo em 1987. Outra que merece uma visita é a Igreja do Senhor Bom Jesus, terminada em 1765.


Museu da Energia

Situado em um sobrado de 1847, o Museu da Energia de Itu traz justamente a história da energia no Brasil. O sobrado é dividido em espaços, alguns de visitação gratuita. Existe uma seção dedicada à influência que o uso doméstico da energia elétrica teve na sociedade dos anos entre 1850 e 1950 e outra que funciona como um espaço educativo sobre o uso consciente da energia elétrica.


Edifícios históricos

Fachada histórica em Itu (Foto: Shutterstock)

Além do Museu da Energia, Itu guarda alguns outros exemplares de casas históricas, entre eles a Casa Imperial, que hospedou a Família Real em suas visitas à região, incluindo a Princesa Isabel, em 1884. Outro belíssimo exemplar de arquitetura da época é o sobrado de 1850 que foi residência dos Barões de Itu e hoje é conhecido como Espaço Cultural Almeida Jr. Ainda vale citar o Quartel de Itu, imponente edifício que já funcionou como colégio e hoje recebe eventos e boas exposições.


Fazenda do Chocolate

A Fazenda do Chocolate, com entrada gratuita, tem o objetivo de resgatar um pouco da vida rural. O passeio é ideal para crianças e conta com animais soltos, casas históricas, passeio a cavalo, aquário e, claro, chocolate.


Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)

A Praça da Matriz é a principal praça e popular ponto turístico da cidade. Localizada em frente à Igreja Nossa Senhora da Candelária, a praça é muito popular por conta do enorme orelhão que fica em seu centro e do gigante semáforo que para os carros que passam por ali. Os arredores da praça entraram na onda das coisas grandes e você pode comprar artigos enormes dos mais variados, incluindo um famoso picolé.


Parque Geológico do Varvito

Varvito no Parque Geológico do Varvito (Foto: Shutterstock)

Também tombado pelo Estado, o Parque Geológico do Varvito recebe esse nome por conta do enorme varvito exposto que se encontra por lá. Varvito é o nome usado na geologia para designar um tipo de rocha sedimentar única, formada por lâminas, de grande importância geológica. O parque conta com cascata, lago, trilhas e bosques.

Atualizado em 17 Jul 2019.