Viagens
Por Rafaella Finci

O que fazer em Curitiba no feriado de 1º de maio

Para quem vai passar o feriaco na cidade, separamos uma série de programas para todos os gostos e bolsos.

Homem de Ferro 3 é a grande pedida do cinema no feriado (Divulgação)

Após tantos dias de trabalho durante o ano, nada mais justo que uma data especial para um tão merecido descanso. Em 2013, o dia 1º de maio cai na quarta-feira e, mesmo que seja feriado de um dia só, nada melhor do que uma folga no meio da semana para reabastecer as energias.

Como não dá para viajar, o melhor a fazer é aproveitar o dia pela cidade. Pensando nisso, o Guia da Semana separou diversas opções de programa para o Dia do Trabalho em Curitiba.

Cinema

Quem curte aproveitar o feriado no cinema, pode aproveitar alguns bons titulos em cartaz. O destaque vai para o recém-lançado Homem de Ferro 3, que conta a história de Tony Stark depois que ele se juntou ao grupo Vingadores. Outra opção para quem gosta de ação é conferir o Oblivion, com Tom Cruise.

Fãs de filme de terror podem conferir Mama ou A Morte do Demônio. Uma sessão que vale à pena é a versão remasterizada de Laranja Mecânica, em cartaz no CineSesc até dia 3/5.

+ Veja os filmes que estão em cartaz no feriado

Exposições

Continua depois da publicidade

Boa opção de passeio para o feriado é conferir uma das várias exposições que acontecem em Curitiba. A Casa Andrade Muricy apresenta a exposição Under Construction, com pinturas e desenhos que mostram, de forma sarcástica, a existência humana.

Já no Museu da Fotografia, é possível conferir a exposição coletiva Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas, que integra o Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil.

+ Saiba mais sobre artes e teatro em Curitiba

Passeios


Créditos: Carlos Renato Fernandes

Tanto para os habitantes da cidade, quanto para os turistas que podem estar em Curitiba pelo feriado, conhecer os principais pontos turísticos da capital é sempre um bom passeio. Se o dia estiver bonito, vale à pena dar uma passada pelo Parque Birigui, o mais frequentado da cidade.

Um dos cartões postais da cidade, o Jardim Botânico funciona como centro de pesquisa da flora do Paraná. Sua principal atração é a estufa de ferro e vidro, que tem acesso gratuito em todos os dias da semana.

Com uma arquitetura completamente diferente, com as curvas típicas do arquiteto, o Museu Oscar Niemeyer traz exposições de artes visuais, arquitetura e design. Conhecido popularmente como "olho", ele é composto de aproximadamente duas mil peças.

Os fãs de comida podem visitar o bairro de Santa Felicidade, formado por imigrantes italianos das regiões de Vêneto e Trentino e considerado o principal eixo gastronômico de Curitiba.

+ Veja os 10 principais pontos turísticos de Curitiba

Por Rafaella Finci

Atualizado em 29 Mai 2013.